Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM BAHIA NOTÍCIAS

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Foto: Divulgação



 

O governador Rui Costa anuncia em instantes uma reforma administrativa que altera a titularidade de, pelo menos, cinco pastas. As mudanças concluem a expectativa em torno da rearrumação das forças após as eleições de 2020 e também o duelo pelo comando da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Perdem espaço o PDT, que será substituído pelo PSB na Agricultura, e o PL, que deixa o comando do Turismo.

De acordo com informações de bastidores, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura ficará sob a tutela de João Carlos, que seguia até então na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) sob indicação do PSB. A decisão amplia o espaço dos socialistas no governo, pois o orçamento e a infraestrutura da Seagri é maior do que a pasta controlada pela legenda até aqui. O ex-titular da pasta, Lucas Costa, era uma indicação do PDT.

Movimento similar, também em reação ao apoio à candidatura de Bruno Reis em Salvador, tirou o comando do Turismo do PL – o PDT e o PL marcharam com o DEM na capital baiana em 2020. Fausto Franco, ainda que renegado pelo partido, era considerado cota da legenda. A Setur ficará sob a tutela de Maurício Bacelar, irmão do presidente estadual do Podemos, deputado federal Bacelar. A indicação do consaguíneo foi divulgada pelo Bahia Notícias (lembre aqui), porém o nome encontrou resistência do próprio Rui à época.

As mudanças ainda incluem uma rearrumação do secretariado para ampliar o espaço do Progressistas (PP), depois que Nelson Leal não conseguiu o intento de ser reeleito para o comando da AL-BA. O ex-dirigente do Legislativo baiano vai comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, até então comandada pelo presidente estadual da sigla e também vice-governador João Leão. O vice, inclusive, permanece no primeiro escalão, agora à frente da Secretaria de Planejamento (lembre aqui) – Walter Pinheiro (sem partido) era tido como cota pessoal do governador.

 

Rui Costa confirma trocas na Seplan e SDE e anuncia Leão e Leal para secretarias




 

O governador Rui Costa (PT) confirmou as mudanças no secretariado da gestão estadual, nesta terça-feira (4). A Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) será comandada pelo vice-governador João Leão (PP), já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) passa a ser chefiada pelo deputado estadual Nelson Leal (PP).

Rui fez o anuncio durante transmissão do Papo Correria. “Fazemos uma troca e uma arrumação nos secretários”, disse.

As nomeações serão publicadas na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (5). Outras mudanças serão publicadas no Diário Oficial ainda esta semana.







Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.