28 de março de 2024

Presidente da Câmara irá assumir prefeitura de Jeremoabo

Por

Por Adalberto Moreno

camara-municipal-jeremoabo-ba

 

A situação eleitoral de Jeremoabo continua indefinida. No próximo domingo dia 1º serão empossados os 13 vereadores. Em seguida eles vão eleger o presidente da Câmara, que vai assumir, temporariamente, a Prefeitura. Essa situação ocorrerá porque a candidata mais votada, com 10.734 votos, Anabel de Sá Lima Carvalho (PSD), teve o pedido de registro indeferido pelo juiz de primeira instância e posteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

Agora cabe a Anabel recorrer ao TSE, mas como o judiciário está em período de recesso, é provável que a decisão sobre sua diplomação ou o indeferimento final de sua candidatura fique apenas para 2017. Se ela não conseguir reverter sua situação, devem ser convocadas novas eleições no município.

 

Por conta do imbróglio, um inusitado cenário se fará presente: A cidade será governada por um prefeito interino até o fim dos desdobramentos legais da situação. Nesta hipótese, o vereador que será eleito presidente da Câmara Municipal logo após a posse, em primeiro de janeiro de 2017 se ausentará para assumir a prefeitura. O vice assumirá a presidência da câmara.

 

Por enquanto, apenas a chapa ligada ao grupo político da Prefeita Anabel está registrada: Antonio Chaves (Presidente); Benedito Oliveira dos Santos, Bino (Vice-Presidente); Edriane Santana dos Santos, Diana de Irene (1ª Secretária); Diosmar Araújo Gama, Didí da Padaria (2º Secretário).

 

A oposição que tem como líder Derisvaldo José dos Santos, Derí do Paloma (PP), segundo colocado com 9.728 votos ,  que elegeu cinco vereadores, tenta atrair pelo menos dois vereadores adversários para ter o futuro prefeito como aliado.

 

A solenidade de posse está marcada para este domingo, 01, às 10h00, no Plenário da Câmara de Vereadores de Jeremoabo.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!