Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Reunião aconteceu em Brasília-DF
Reunião aconteceu em Brasília-DF

Foi protocolado na tarde desta quarta-feira (18), na presidência da Câmara dos Deputados, requerimento contendo pedido de votação em regime de urgência ao Projeto de Lei 163/2015 de autoria do Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) que prevê a compensação dos municípios geradores de energia elétrica com aumento do valor da arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

 

O requerimento foi recebido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com a presença do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, e representantes da Associação Nacional dos Municípios-Sedes de Usinas Hidroelétricas (AMUSUH) e pode significar uma nova esperança para mais de 80 cidades em situação semelhante como as vizinhas Petrolândia (PE) e Canindé de São Francisco (SE).

 

A votação é fundamental para Paulo Afonso que pode acumular perdas de 65% na arrecadação do ICMS com relação aos valores de 2014, o que representa R$ 38 milhões de reais, situação classificada como insustentável pelo Governo Municipal.

 

O Município Baiano, sede do maior complexo hidroelétrico do Nordeste, foi um dos prejudicados pela Lei 12.783/2013 que ofereceu às concessionárias de geração de energia elétrica a possibilidade de prorrogar a concessão mediante redução das tarifas praticadas e, portanto, também das receitas das empresas. O texto do projeto destaca que a aplicação da lei resultou na queda de até 70% do preço de venda da energia. Com a redução do preço da tarifa, caiu a arrecadação do ICMS decorrente da distribuição de energia e sua respectiva partilha entre os municípios brasileiros.

 

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.