29 de março de 2024

Chesf confirma: 75% das atividades do Hospital Nair já foram repassadas para o Poder Público

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR




 

 

Nota da CHESF

 

Transferência do HNAS avança

 

Há mais de 60 anos, por ocasião da instalação do Complexo de Usinas de Paulo Afonso, na Bahia, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) construiu o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), para prestar atendimento de saúde às pessoas envolvidas no empreendimento e, ao longo do tempo, o HNAS foi sendo utilizado como único hospital da região, atendendo gratuitamente às populações de mais de 20 municípios do entorno.

 

Considerando os elevados custos do Hospital e, sobretudo, porque a prestação de serviço de saúde não faz parte de seu negócio, a Chesf vem em tratativas, há alguns anos, para transferir a unidade hospitalar ao Poder Público.

 

Com muito empenho, a Empresa conseguiu, em 2020, dar início à transferência da gestão, operação e custeio do HNAS.

 

De maneira responsável, para não prejudicar a população, os serviços do Hospital vêm sendo transferidos, na medida de 25% por trimestre, e, desde 01 de outubro de 2020, 75% das atividades do HNAS já foram efetivamente repassadas para o Poder Público.

 

No dia 31 de dezembro de 2020, o HNAS será integralmente desvinculado da Chesf, desonerando a Companhia de custos que se aproximam de R$ 50 milhões por ano e que poderão ser investidos em seus negócios finalísticos.




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 6

  1. Prof. Sydney Leão says:

    Prezado Ozildo Alves e demais editores do site PA-04, o Colegiado de Medicina da Univasf Campus Paulo Afonso continuará a lutar pela judicialização do termo de compromisso 2018, que irá garantir a passagem da gestão do HNAS (que pertence a Univasf em termos escriturários desde 2015) para a Ebserh, transformando o Nair efetivamente em um Hospital Universitário (HU-PAV); trazendo, consequentemente, grande melhoria para a saúde de Paulo Afonso e de toda a região
    Prof. Sydney Leão
    Coordenador CMED-PAV Univasf

    • CONCURSO says:

      Vale lembrar que passando a adm para a EBSERH será automaticamente necessário haver Concurso Público o que tornará a ocupação das VAGAS justa e não da forma que vem sendo praticada atualmente. Aguardando ansiosamente isso!

  2. Crítico da esperteza da CHESF says:

    A CHESF é uma empresa pública e integra a Eletrobras. Transferir a assistência hospitalar para o município é deixar de cumprir sua obrigação social com os pauloafonsinos e demais ribeirinhos afetados pelas obras da Hidrelétrica (construção de represas e canais).
    Várias vidas foram ceifadas nas obras e o impacto ambiental é irreversível. Pouco importa se o negócio finalístico da CHESF não é a saúde, mas ela tem o dever cumprir uma contraprestação pela exploração das suas atividades no município de Paulo Afonso, considerando que pagamento dos royaltes não são suficientes para isentar a CHESF de sua obrigação socioambiental. A CHESF depositou em juízo apenas 40 milhões, quando ela mesma afirma que gastava 50 milhões por ano e ficou livre de sua dívida impagável. Isso é um verdadeiro negócio da China. O povo pauloafonsino é muito ordeiro em aceitar passivamente essa indecência da CHESF.

  3. Filho da pátria says:

    Enquanto nossos irmãos não unificarem suas forças e deixar a democracia em Paulo Afonso só no papel como protetora de uma política que vem arrancando suas riquezas como herança própria
    se beneficiando da Chesf livrando a empresa de suas responsabilidades social com a cidade,Paulo Afonso vai se transformar um futuro elefante branco.Pois os mesmos estão levando a riqueza do nosso povo pra outros estados onde possam buscar refúgios. Acorda meu povo ,ainda há tempo,pouco,mais há!!!!!!!!

  4. Sergio says:

    Estive recentemente com minha irmã internada naquele hospital. Fiquei angustiado ao saber que a CHESF tem deixado faltar várias medicações e até papéis para fazer receitas dos pacientes, tendo ouvido nos corredores que a empresa não mais enviará formulários impressos para O Nair, e que se a prefeitura quiser, que faça esses papéis e compre as medicações que faltarem. Um absurdo. Sair assim é ótimo. As maçãs do pronto-socorro estão velhas, enferrujadas e não levantam a parte da cabeça para dar um poço mais de conforto aos pacientes. É melhor não precisar do hospital, pois não está bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!