19 de abril de 2024

A volta de Lula – Como o mundo vê a anulação das condenações do ex-presidente

Por

FRANCISCO NERY JÚNIOR

Foto: Divulgação.

A volta de Lula

 

Como o mundo vê a anulação das condenações do ex-presidente

 

A decisão do ministro Edson Fachin de anular as condenações do ex-presidente Lula pelo Tribunal de Curitiba repercutiu pelo mundo. O Le Monde de Paris afirma que “esta decisão, que teve o efeito de uma bomba no Brasil, torna Lula elegível”. O presidente Jair Bolsonaro lamenta afirmando que “será um descrédito para a Justiça”.

 

O ministro Edson Fachin lavrou a sua decisão reagindo a um habeas corpus impetrado pela defesa de Lula no final do ano passado tendo afirmado que “o Tribunal de Curitiba não era competente para julgar essas matérias”.




 

 

O resultado prático da decisão monocrática do ministro remete todo o processo à estaca zero. Provas e depoimentos poderão ser aproveitados pelo Tribunal de Brasília que deverá reiniciar a tramitação do processo de denúncia contra o ex-presidente considerado culpado e condenado em três processos em Curitiba.

 

Duas importantes considerações: 1) a Segunda Turma do Supremo deverá se manifestar sobre a decisão de Fachin confirmando ou tornando nula a sua decisão. Mesmo após o posicionamento da turma, a decisão ainda poderá ir a julgamento no plenário da Corte Suprema. 2) a Procuradoria Geral da República declarou que irá recorrer da decisão de Edson Fachin ensejando o posicionamento de toda a Corte.

 

A virtual batata quente caiu nas mãos do Supremo. Trata-se da avaliação da anulação da condenação em três processos, condenação confirmada pelo Tribunal Regional de Recursos e pelo Superior Tribunal de Justiça.

 

Assim sendo, vale lembrar que os processos contra Lula não estão prescritos, e sim anulados. Toda a instrução e julgamento terão início, novamente, no Tribunal de Brasília com a possiblidade de condenação ou absolvição do réu.

 

Segundo o The Washington Post, “estas questões serão julgadas por um Tribunal Federal de Brasília”. De acordo com o El Clarin da Argentina, começa novamente a investigação em outra fase devido à parcialidade dos órgãos de fiscalização e do ex-juiz Sérgio Moro”.

 

As nossas expectativas se voltam para a eleição de 2022. Na falta de uma condenação, Luís Inácio da Silva está à disposição do povo brasileiro para um novo mandato de presidente da República. Esta a versão do The Guardian de Londres: “A eleição de 2022 começa hoje”.

 

E o dilema lançado pelo Le Monde de Paris para consideração dos brasileiros: “Lula, salvador ou coveiro da esquerda do Brasil”.

 

Francisco Nery Júnior




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 36

  1. Sandes says:

    Bora 😭😭 gado, ainda é de graça 😂😂😂

    • Opinião says:

      Nem chegou a semana Santa e já soltaram Barrabás kkķk. STF e PT tudo a ver. Eis a guerra contra o presidente. Só não entende quem não quer.

    • Maria do Carmo says:

      O gado se desespera. Lula 13 ! Kkkkkkkk

      • Opinião says:

        Tadinha. Os burrinhos acreditando na inocência do pai

      • Chico says:

        esse ex presidiário é hoje um cadáver político manda ele sair nas ruas vai chover ovos

  2. Bruno says:

    O mundo comemora com alegria. Lula Livre ….

    • Opinião says:

      O mundo? Kkkkk
      Vergonha alheia onde ministros do STF se acham maior que tudo. Parcial
      Uma vergonha pra Lula também que não provou inocência. Esse é o PT

  3. O fisico says:

    A TÉCNICA!!!
    Desde quando esse presidente entrou no poder e começou a criar supostos programas sociais, impostos aumentaram e foram esses: cigarro 60% imposto, cervejas, combustível e multas de trânsito. Esses impostos EXORBITANTES foram pra financiar programas sociais pra ajudar pessoas de baixa renda a progredir em que área????? Tá financiando cria na presidente? Ensinando o povo a fazer FILHOS sem ter dinheiro pra sustentar né???…

  4. Márcia says:

    Moro agiu de má fé, não querendo dizer que Lula é inocente. Queriam tirar o PT e o PSDB ganhar o poder! Não contaram com uma pedra no meio do caminho: BOLSONARO! A armação que estão fazendo agora é pra derrubar o presidente #BOLSONARO 2022

  5. O fisico says:

    E te digo mais…. vá ficar dando uma de HERÓI DO POVO e termine pegando uma COVID 19 pra vê se você fica ESPERTO. Bolsonaro já teve e sobreviveu só com hidroxicloroquina….

    • Anônimo says:

      Ele ja teve Covid também, …, saiu e tá ai pleno, de boa, sem usar esse remedio ridículo sem eficácia nenhuma e que pode na verdade causar outros, ele é consciente! Chora mais _|_

      • Opinião says:

        Sem eficácia? Porque o governo petista da Bahia também junto com seu secretário de saúde recomenda o uso da hidroxicloroquina e Ivermectina?
        Vai pesquisar
        Bolsonaro sempre teve razão

        • Anônimo says:

          Eu sou biomédico, gado, muge mais! É sem eficácia sim e danoso! Se foi prescrito aqui cometeram um grave erro, mas tenho certeza que já retificaram, não são da sua laia pra acreditar nessa porcaria! Vai peswuisar você, segura essa —> _|_

  6. Michael says:

    que tristeza essa falsa justiça!! nunca votei no Bolsonaro antes que falem algo!!!
    triste ver o stf mudando a lei em favor de bandido mais uma vez.
    roubaram o brasil, desviram dinheiro com construtora, instituto. etc E agora estão anulando crimes provado em varias instância. em favor da corrupção. TRISTE FIM A JUSTIÇA BRASILEIRA.
    BRASIL, PAÍS SEM JUSTIÇA!
    O CRIME COMPENSA SIM!

    • Observando says:

      Lula= O maior corrupto e mentiroso da história do Brasil. Agora só terminou de provar que é corrupto graças ao seu fantoche Fachin. Não conseguiu provar inocência.
      A única saída pra um condenado desse tipo é “fugir”. E que grande fuga essa! Grande dia pra esse condenado que ainda é réu 4x.
      Ainda é cedo pra Lula cantar Vitória. A justiça de Deus não falha.

      • Fé no brasil com lula says:

        A justiça de DEUS nao falha por isso lula livre 2022!!!

        • Opinião says:

          Livre é quando se prova inocência. Muito diferente do que aconteceu.
          Não confunda amizade política de ministros com a justiça (Juízes).
          Ministros foram indicados. Como disse o amigo José Dirceu que irão tomar o poder, que é diferente de ganhar eleição. É justamente o que tentam desde que Bolsonaro se elegeu.

  7. Sandes says:

    Chora😭😭😭 bovinos, que é de graça 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    • Opinião says:

      Quem está chorando? Kkkk. Do STF não esperamos nada de bom. Nenhuma surpresa. Lula já estava solto, mas por pouco tempo. Ainda tem mais 4 processos pesados contra ele. Entende porque Lula quer ficar livre?

  8. Alisson says:

    Só Lula pode devolver novamente a sanidade mental ao país que o governo genocida tirou.

  9. Roberto says:

    Entre Lula e Bolsonaro, Lula é a opção mais sensata nesse momento. Infelizmente Bolsonaro brincou com a vida de milhões de pessoas.

    • Opinião says:

      Manda Lula ir pra rua pra ver a popularidade dele kkkkk.
      Meia dúzia de gato pingado

  10. Alceu says:

    Achei justo anularem, nunca provaram de fato o envolvimento de Lula nos supostos crimes. Ligaram o nome dele as esquemas, mas nunca apresentaram algo concreto. Logo, não cometeu crime. Lula Livre !

  11. Jardel says:

    Engulam o choro, é Lula !

  12. Jordan says:

    O Brasil anda desgovernado com Bolsonaro. Ele já demonstrou profunda incapacidade ao lidar com a coisa pública. Desdenha dos fatos e faz piadas infames e cruéis em um momento de calamidade. Lula tráz fatos e perspectivas para o futuro. Outro nível. Lulaaaaa

  13. Victor says:

    Bolsonaro não quis trabalhar, agora passe a faixa novamente para Lula. Alguém precisa colocar ordem !

  14. Cecília says:

    Só Lula pra por ordem no pardieiro !

  15. Sayonara says:

    Lula 13

  16. Estudante de PA says:

    Bolsonaro não quer trabalhar, tem quem queira. Lula 13 !

  17. Cris Carvalho Lima says:

    O crime compensa!

  18. Keyla says:

    Lula Lula Lula

  19. Damares says:

    Lula 13

  20. O fisico says:

    A TÉCNICA!
    Esse povo gosta de LULA porque da dinheiro e moradia pra o povo fazer FILHOS…. genocida e quem FAZ FILHOS SEM TER DINHEIRO PRA SUSTENTAR, usa camisinha praga do infernos…. bota a culpa nos outros dos filhos que colocam no mundo… só no BRASIL essa SAFADESA!

  21. BRASILEIRA says:

    esse mesmo tribunal que anulou o processo poderia também começar a ver os crimes que essa pessoa á quem chamam de presidente pois são muitos, é uma pena que a justiça é realmente cega nesse país chamado brasil, é vergonha em cima de vergonha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!