Por

FRANCISCO NERY JÚNIOR

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Foto: Divulgação.

A volta de Lula

 

Como o mundo vê a anulação das condenações do ex-presidente

 

A decisão do ministro Edson Fachin de anular as condenações do ex-presidente Lula pelo Tribunal de Curitiba repercutiu pelo mundo. O Le Monde de Paris afirma que “esta decisão, que teve o efeito de uma bomba no Brasil, torna Lula elegível”. O presidente Jair Bolsonaro lamenta afirmando que “será um descrédito para a Justiça”.

 

O ministro Edson Fachin lavrou a sua decisão reagindo a um habeas corpus impetrado pela defesa de Lula no final do ano passado tendo afirmado que “o Tribunal de Curitiba não era competente para julgar essas matérias”.




 

 

O resultado prático da decisão monocrática do ministro remete todo o processo à estaca zero. Provas e depoimentos poderão ser aproveitados pelo Tribunal de Brasília que deverá reiniciar a tramitação do processo de denúncia contra o ex-presidente considerado culpado e condenado em três processos em Curitiba.

 

Duas importantes considerações: 1) a Segunda Turma do Supremo deverá se manifestar sobre a decisão de Fachin confirmando ou tornando nula a sua decisão. Mesmo após o posicionamento da turma, a decisão ainda poderá ir a julgamento no plenário da Corte Suprema. 2) a Procuradoria Geral da República declarou que irá recorrer da decisão de Edson Fachin ensejando o posicionamento de toda a Corte.

 

A virtual batata quente caiu nas mãos do Supremo. Trata-se da avaliação da anulação da condenação em três processos, condenação confirmada pelo Tribunal Regional de Recursos e pelo Superior Tribunal de Justiça.

 

Assim sendo, vale lembrar que os processos contra Lula não estão prescritos, e sim anulados. Toda a instrução e julgamento terão início, novamente, no Tribunal de Brasília com a possiblidade de condenação ou absolvição do réu.

 

Segundo o The Washington Post, “estas questões serão julgadas por um Tribunal Federal de Brasília”. De acordo com o El Clarin da Argentina, começa novamente a investigação em outra fase devido à parcialidade dos órgãos de fiscalização e do ex-juiz Sérgio Moro”.

 

As nossas expectativas se voltam para a eleição de 2022. Na falta de uma condenação, Luís Inácio da Silva está à disposição do povo brasileiro para um novo mandato de presidente da República. Esta a versão do The Guardian de Londres: “A eleição de 2022 começa hoje”.

 

E o dilema lançado pelo Le Monde de Paris para consideração dos brasileiros: “Lula, salvador ou coveiro da esquerda do Brasil”.

 

Francisco Nery Júnior




 



Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

36 respostas

    1. Nem chegou a semana Santa e já soltaram Barrabás kkķk. STF e PT tudo a ver. Eis a guerra contra o presidente. Só não entende quem não quer.

    1. O mundo? Kkkkk
      Vergonha alheia onde ministros do STF se acham maior que tudo. Parcial
      Uma vergonha pra Lula também que não provou inocência. Esse é o PT

  1. A TÉCNICA!!!
    Desde quando esse presidente entrou no poder e começou a criar supostos programas sociais, impostos aumentaram e foram esses: cigarro 60% imposto, cervejas, combustível e multas de trânsito. Esses impostos EXORBITANTES foram pra financiar programas sociais pra ajudar pessoas de baixa renda a progredir em que área????? Tá financiando cria na presidente? Ensinando o povo a fazer FILHOS sem ter dinheiro pra sustentar né???…

  2. Moro agiu de má fé, não querendo dizer que Lula é inocente. Queriam tirar o PT e o PSDB ganhar o poder! Não contaram com uma pedra no meio do caminho: BOLSONARO! A armação que estão fazendo agora é pra derrubar o presidente #BOLSONARO 2022

  3. E te digo mais…. vá ficar dando uma de HERÓI DO POVO e termine pegando uma COVID 19 pra vê se você fica ESPERTO. Bolsonaro já teve e sobreviveu só com hidroxicloroquina….

    1. Ele ja teve Covid também, …, saiu e tá ai pleno, de boa, sem usar esse remedio ridículo sem eficácia nenhuma e que pode na verdade causar outros, ele é consciente! Chora mais _|_

      1. Sem eficácia? Porque o governo petista da Bahia também junto com seu secretário de saúde recomenda o uso da hidroxicloroquina e Ivermectina?
        Vai pesquisar
        Bolsonaro sempre teve razão

        1. Eu sou biomédico, gado, muge mais! É sem eficácia sim e danoso! Se foi prescrito aqui cometeram um grave erro, mas tenho certeza que já retificaram, não são da sua laia pra acreditar nessa porcaria! Vai peswuisar você, segura essa —> _|_

  4. que tristeza essa falsa justiça!! nunca votei no Bolsonaro antes que falem algo!!!
    triste ver o stf mudando a lei em favor de bandido mais uma vez.
    roubaram o brasil, desviram dinheiro com construtora, instituto. etc E agora estão anulando crimes provado em varias instância. em favor da corrupção. TRISTE FIM A JUSTIÇA BRASILEIRA.
    BRASIL, PAÍS SEM JUSTIÇA!
    O CRIME COMPENSA SIM!

    1. Lula= O maior corrupto e mentiroso da história do Brasil. Agora só terminou de provar que é corrupto graças ao seu fantoche Fachin. Não conseguiu provar inocência.
      A única saída pra um condenado desse tipo é “fugir”. E que grande fuga essa! Grande dia pra esse condenado que ainda é réu 4x.
      Ainda é cedo pra Lula cantar Vitória. A justiça de Deus não falha.

        1. Livre é quando se prova inocência. Muito diferente do que aconteceu.
          Não confunda amizade política de ministros com a justiça (Juízes).
          Ministros foram indicados. Como disse o amigo José Dirceu que irão tomar o poder, que é diferente de ganhar eleição. É justamente o que tentam desde que Bolsonaro se elegeu.

    1. Quem está chorando? Kkkk. Do STF não esperamos nada de bom. Nenhuma surpresa. Lula já estava solto, mas por pouco tempo. Ainda tem mais 4 processos pesados contra ele. Entende porque Lula quer ficar livre?

  5. Achei justo anularem, nunca provaram de fato o envolvimento de Lula nos supostos crimes. Ligaram o nome dele as esquemas, mas nunca apresentaram algo concreto. Logo, não cometeu crime. Lula Livre !

  6. O Brasil anda desgovernado com Bolsonaro. Ele já demonstrou profunda incapacidade ao lidar com a coisa pública. Desdenha dos fatos e faz piadas infames e cruéis em um momento de calamidade. Lula tráz fatos e perspectivas para o futuro. Outro nível. Lulaaaaa

  7. A TÉCNICA!
    Esse povo gosta de LULA porque da dinheiro e moradia pra o povo fazer FILHOS…. genocida e quem FAZ FILHOS SEM TER DINHEIRO PRA SUSTENTAR, usa camisinha praga do infernos…. bota a culpa nos outros dos filhos que colocam no mundo… só no BRASIL essa SAFADESA!

  8. esse mesmo tribunal que anulou o processo poderia também começar a ver os crimes que essa pessoa á quem chamam de presidente pois são muitos, é uma pena que a justiça é realmente cega nesse país chamado brasil, é vergonha em cima de vergonha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.