Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM RBA

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Stédile voltou a criticar a falta de nacionalismo do governo, dos militares e do empresariado. Foto: RBA



 

 

O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), João Pedro Stédile, chamou atenção para o fato de que a privatização da Eletrobras traz embutida a privatização das águas de um dos mais importantes rios brasileiros. “A venda da Eletrobras prevê a venda do rio São Francisco”, alertou na tarde deste sábado (3), em participação em painel sobre soberania nacional na 21ª Conferência Nacional dos Bancários, em São Paulo.

 

Nesta quinta-feira, a Eletrobras informou que Jair Bolsonaro (PSL) autorizou estudos aprofundados para a privatização da companhia. O objetivo, segundo o governo federal, é aumentar o capital social, mediante venda de ações ordinárias da estatal ou eventual empresa que vier a ser constituída após reestruturação.

 

A Eletrobas tem como subsidiária a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). A negociação enfrenta forte oposição do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Para ele, há sólidos argumentos contrários, já que a privatização compromete o futuro do Estado e da região. Ao operar seus reservatórios, a Chesf controla a vazão do rio e afluentes, em especial a defluência na usina de sobradinho, no São Francisco.

 

Stédile lembrou ainda que a nova Boeing anunciou venda de seis aviões militares por US$ 2,5 bilhões. A empresa dos Estados Unidos levou 80% da brasileira Embraer por US$ 4,2 bilhões. Ou seja, ao vender 12 aviões, a Boeing recupera o investimento feito para assumir o controle de uma das mais importantes indústrias da aviação mundial.




 

A liderança do MST criticou também a falta de nacionalismo dos militares que apoiam o governo de Bolsonaro – ao contrário de hoje, durante os governos militares havia defesa da soberania nacional – e também do empresariado nacional. “Os empresários não têm o menor interesse em defender os interesses da nação. Por causa da Lava Jato, mais de 2 mil empresas foram fechadas ano passado. Nem a Fiesp (Federação das Indústrias do Brasil) e nem a CNI (Confederação Nacional da Indústria) deram um pio. A burguesia não tem mais líderes e nem mais interesse de defender a nação. Temos de lutar pelos bancos nacionais, pelas empresas públicas e nossos recursos naturais”.

 

A defesa da soberania será tema de plenária nacional nos dias 4 e 5 de setembro. O ato político será no auditório Nereu Ramos, na Câmara.




 

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

34 respostas

  1. Vamos lá,
    Primeiro quando os militares defendiam e construíam estatais não tinha o roubo que veio te depois que os partidos dos políticos exilados ou comunista assumiram.
    Segundo: qual o projeto de revitalização que a Chesf tem feito?
    Qual as medidas protetivas de defesas de cobranças junto ao sistema de abastecimento de água e esgoto da EMBASA E DA SAAE,
    Terceiro: quem mais polui o Rio são as empresas de saneamentos que não tem dura fiscalização,
    Outro exemplo bem simples na jusante da usina PA4 tem um esgoto a céu aberto que joga os degetos da fábrica de ração de peixe, é um mau cheiro horrível as pedras ficaram com uma camada brancade química os peixes mortos em torno de onde cai esse esgoto, e ninguém faz nada.
    Aí vem com essa de que o governo quer vender o Rio.

  2. Oh, líderes do …, você não passam de um bando de oportunistas e exploradores da miséria de muitos brasileiros. É, de inimaginável IRRESPONSABILIDADE dessa liderança fazer esse tipo de argumento: “Por causa da Lava Jato, mais de 2 mil empresas foram fechadas ano passado”. Ainda tem a cara-de-pau de falar em nacionalismo! O que é pra esse bando de aproveitadores a expressão NACIONALISTA? É ser apoiador de 2 mil empresas que estavam , de alguma forma envolvidas em crimes de corrupção? Ou eram resultados desses crimes? Esses… são o CÂNCER DA SOCIEDADE!

    1. o que o pt fez com esse povo, consegue chegar ao extremo de defender empresas que… obras pagando… pros próprios … que esses… defendem , o verdadeiro câncer está nós corações de gente feito vc que só pensa em se dar bem e os demais que se f… vá pra Venezuela ou pra pqp bando de hipócritas

  3. Além de privativar o rio quem defende a privatização da eletrobrás apenas por pensamento ideológico deturpado vai se arrepender amargamente pois a energia elétrica vai aumentar absurdamente ! Quem pensa que a energia vai baixar está redondamente enganado pois estamos no Brasil o país da sacanagem onde o governo dá todo o tipo de regalia aos empresários e as corporações privadas e tiram o couro da classe trabalhadora e dos mais pobres desse país tentando retirar tudo que é direito e entregando de mão beijada todas as riquezas da nossa terra! DIAS DE TREVAS ESTÃO CHEGANDO!

    1. Diziam essa mesma ladainha com a telefonia brasileira, hj podemos ligar de um canto a outro do país , com ligações bem baratas. PRIVATIZA ESSAS ESTATAIS QUE SÓ SERVEM PARA POLÍTICOS CORRUPTOS DESVIAREM DINHEIRO PÚBLICO

      1. Pode ligar é verdade pra todo o país, mas o que você não sabe é que os brasileiros pagam a tarifa de telefone mais cara do mundo e o serviço é de péssima qualidade é só ver todo mundo correndo da internet banda larga que as operadoras disponibilzam que é um lixo! Anti-PT mais uma cabeça de gado que está sendo engordada pelo bozo!

    2. Verdade, meu caro amigo!
      Não podemos sermos tão inocentes a ponto de achar que tudo o que querem fazer estão totalmente ao nosso favor.
      Temos que revindicar nossos direitos como cidadão, e não comer nas mãos desses inuteis. Temos que ter pensamentos formulado e decidido em dizer NÃO PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS.
      Ótimos argumentos o seu amigo, descreveu tudo que eu queria me expressar, parabéns!

  4. Não Tem Coisa Melhor,Se Acontecer Isso. O Que Se Vê Na Realidade É Aposentados Ainda Trabalhando Nas Estatais Tirando As Vagas Dos Nossos Jovens Formados, Em Todo Território Nacional. Principalmente Na Nossa Região…

  5. Na realidade vender a Eletrobrás é acabar com os LA… de gravata colocado pelos desgovernos do PT, e para amenizar as corrupções sistêmica tem que privatizar todas empresas estatais. Afinal desde quando os brasileiros são donos destas empresas estatais tão defendido pelas esquerdas?, pelo que sabemos estas estatais só presta para acolher os LA… indicado pelo desgovernos do PT.

  6. Tem que privativa tudo, o governo não tem que ser dono e nada, tem que regulamentar e cobra impostos, ( veja o caso das empresas , siderúrgica nacional, vale, Telefônicas)

    1. A vale matando centenas de pessoas por sua política interna porca de apenas visar lucro e abandonar a segurança das barragens, e as telefônicas com as tarifas cobradas mais altas do mundo! O povo é muito gado mesmo! E outra pra você que não sabe, empresas públicas e sociedade de economia mista pagam imposto sim e não é pouco! E vão ser vendidas para o imposto que elas pagam ser perdoados nos chamados REFIS e sair do seu lombo e do meu e do nosso… POVO MASSA DE MANOBRA DA IMPRENSA! GADO!

  7. Levar em consideração o que um…fala é o mesmo que escutar os conselhos de um…É por isso que a esquerda relincha o dia inteiro.

  8. Diziam essa mesma ladainha quando foi para privatizar a TELEBRÁS( para conseguir uma linha tinha que esperar anos) .
    Eu quero CONSUMIR ENERGIA COM PREÇO BAIXO… Se privatizar o preço da energia ficar mais barato. QUE PRIVATIZEM.

  9. Essas estatais ineficientes só servem para políticos LA… como PT e aliados.. para esses parasitas invasores do…mamarem no dinheiro público … PRIVATIZEM TUDO. as empresas ficarão mais eficientes, baixando o preço da energia e os POLÍTICOS CA… não … o dinheiro públíco

  10. Que bela mãe (Eletrobras/Chesf) o rio São Francisco tem!

    O São Francisco morto e vem uns imbecis se mostrar preocupados com o rio.

    Pode entregar de graça a Chesf, que ninguém quer usina hidrelétrica que não gera energia por não ter água suficiente para movimentar as turbinas.

    Ficam com essa demagogia e hipocrisia, pensando sempre nas próximas eleições. 16 anos no poder e só fizeram matar o rio, sem vazão e cheio de poluição com baronesas tomando conta de tudo.
    façam um reflexão do que era o rio antes e agora, oque a Chesf produzia antes e agora.

  11. … amigo de Lula e Dilma… da mesma laia petista que desgraçou o país. O Rio São Francisco como potencial de energia elétrica que é, trata-se de um bem pertencente a União, e, em razão disso, NÃO PODE SER PRIVATIZADO. Éstedile não passa de mero agitador!

  12. Mais uma vez, a esquerda vem mentir. A ELETROBRÁS não é dona de usina hidrelétrica e nem do Rio São Fransisco. É concessão. Nos Estados Unidos e nos países europeus, tudo é privatizado, desde lá do início. Estatização da produção de energia elétrica, não deu certo em nenhum país, inclusive no Brasil. Nos Estados Unidos a energia elétrica é mais barata, que no Brasil. Por aqui, pagamos pelo cabide de empregos, pela corrupção e má gestão, onde inclusive, o governo petista deixou todo o setor elétrico quebrado (com muita dívida). O terrorista do MST está querendo confundir a população. PRIVATIZAÇÃO, JÁ. CHORA, ESQUERDA FEDORENTA E ATRASADA. PT, NUNCA MAIS.

  13. O que esse gigolo de sem terra tem a ver com privatizações o cara nunca contribuiu em nada parar o progresso do país e vem agora querer dar pitaco que não pode privatizar vai trabalhar seu sem vergonha a sua mamata acabou é bom colocar sua barbinha de molho que na primeira vacilada vai pra cadeia seu ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.