Por

Marcos Pinheiro | Assessoria de Comunicação Projeto “Histórias Andantes”

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print




 

 

O projeto “Histórias Andantes”, que conta com o apoio do Rumos Itaú Cultural e a realização da Traquinagem de Cabeça – produtora cultural de Paulo Afonso – BA, chega às etapas finais do seu processo. O fomento à preservação da identidade cultural e social nordestina são destaques das ações do projeto, que já compartilhou 12h de conhecimentos sobre contação de hitórias em um oficina on-line, atraindo participantes de diferentes cantos do nordeste.

 

Para a próxima segunda-feira, dia 15, a Traquinagem de Cabeça tem um novo convite a todos os amantes da cultura popular. É que a produtora exibirá no YouTube (AQUI) a leitura dramática do texto do espetáculo que originou o projeto “Histórias Andantes”. A direção é de Jackson Cavalcante, com Iury Ryan, Tallita Weslayne e Xandra Diáfana no elenco.

 

“Lendas, costumes e crenças, de um conjunto de expressões do imaginário, que povoam as cidades atingidas por barragens nas construções de hidroelétricas no nordeste fazem parte deste meu texto”, contou Jackson, que antes da exibição da leitura dramática do texto, o autor estará em live, dia 14 de fevereiro, para um bate-papo sobre o seu processo criativo.

 

Durante esta pandemia, vivida por todos nós desde 2020, a arte tem sido uma forte aliada para muita gente nos períodos de isolamento. E um novo desafio para Jackson Cavalcante, que pela primeira vez viu as reuniões com o elenco serem feitas por videochamadas e a plateia, que muitas vezes formava na calçada para ver os ensaios na sua casa, serem substituídas por câmeras. Um distanciamento necessário para tocar o outro através da arte.

 

????????????????????????????????????






As gravações de “Histórias Andantes”, no formato de leitura dramática do texto do espetáculo, aconteceram no Auditório Euclides Ribeiro do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado), no Bairro Tancredo Neves I. Tanto os artistas, quanto a equipe envolvida, foi reduzida, testada e orientada a seguir todos os protocolos contra ao COVID-19, para que a plateia formada virtualmente pelo YouTube possa apreciar em segurança.

 

Para acompanhar tanto a live, quanto a exibição de “Histórias Andantes”, siga no instagram: @traquinagemdecabeca.

 

Sobre o Rumos Itaú Cultural

 

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

 

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.




 

Na edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país.

 

Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.



Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.