Trajetória: Dr. Celso Brito fala sobre carreira, vida pública e os 30 anos em Paulo Afonso

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 29 de junho de 2020 às 20:56

Família Celso Brito Miranda



 

 

A simpatia é um traço forte desse jovem cinquentão. A animação e calor com o qual recebe as pessoas faz em cinco minutos ter a sensação que se conhece, de longa data. A disposição logo se revela em tudo que faz, energia que permeia sua trajetória. E que aventuras terá vivido? O que o motiva? Como chegou a Paulo Afonso? E o futuro na vida publica?

 

Texto de Dorisvan Lira, para a Revista Mais Destaque

 

Foi para saber sobre isso e muito mais que Dr Celso Brito abriu o coração, nesta reportagem que traça um panorama de sua trajetória de 30 anos em Paulo Afonso, completados agora em 2020.

 

Natural da cidade pernambucana de Pesqueira, Celso foi o primeiro Odontólogo da família. A escolha para a carreira tem raízes familiares. O pai e tios eram protéticos dentários  (técnicos especialistas em próteses bucais), de lá para cá, conta ele, vários sobrinhos e outros parentes seguiram a área da saúde.

 

Em 1983, com o diploma da Universidade Federal de Pernambuco ( UFPE ), decidiu se aventurar no Exército Brasileiro como Oficial Dentista. Resolução que pegou de surpresa o Pai e família; dali partiu para Manaus. Passados 5 anos, em 1988, ao visitar a cunhada em Paulo Afonso. Na época, um município bem diferente do que se vê hoje. Um tempo que ainda havia esgotos e ruas de barro no centro da cidade. Contudo, algo cativou naquela pequena cidade operaria.

 

“Eu estava preocupado em estabelecer raízes, então propus a minha esposa: vamos morar em Paulo Afonso? Aquela vida no Exército devido as transferências, não me traria possibilidade criar raízes, pois, “pedra que muito se muda não cria limo jamais” conta.

 

Planejamento realizado, malas prontas, um fato inesperado colocaria tudo a perder: O plano Collor, que em  1990 consistiu no congelamento da poupança dos brasileiros, economias com as quais o jovem dentista e sua família contavam para tocar o projeto em Paulo Afonso. “Tinha tudo para eu deixar o meu objetivo e partir para uma comodidade e voltar a minha terra natal, onde meus pais naquela época podiam facilitar tudo”, mas nada o fez desistir da ideia, mesmo sabendo das dificuldades.

 

Assim, com a filha pequena Thays Miranda e sua esposa Rejane Leite de Miranda, montou o primeiro consultório “um ambiente muito simples”, relembra. Havia, obviamente, aqueles que levantavam dúvidas. “Quantos dentistas bons tem em Paulo Afonso?” – perguntou ao amigo. ”uns cinco, acredito”, respondeu. “então eu vim para competir com esses cinco”, retrucou Celso determinado.

 

Dedicação e esforço que renderam frutos. Depois de 1 ano de muito trabalho, as coisas aconteceram, e o Dr Celso conseguia montar um novo e melhor consultório, mais equipado. Um sucesso que tem uma única explicação – amor pelo que faz – “Quando você exerce uma  profissão com dedicação, com amor as coisas acontecem.”, arremata.

 

Quando se trata da odontologia, e em especial, a atenção a seus pacientes que Dr Celso revela um lado mais sincero, profundo. Para ele, não há nada mais precioso e que traga mais satisfação. “ Quem gosta da profissão, sente satisfação dia a dia, seja nos tratamentos complexos de uma reabilitação, seja no  simples ato de restaurar um dente. O segredo é o amor aquilo que você faz. Eu sou apaixonado por odontologia, eu me sinto mais feliz até do que o próprio paciente. Cada vez que você faz um procedimento restaurador e vê essa mudança no sorriso, no aumento da autoestima daquele paciente, isso gratifica mais que qualquer valor financeiro.”

 

Outro lado, no qual demonstra tanto compromisso quanto no profissional, é nas atividades filantrópicas. Desde sua chegada, nos anos 90, Dr Celso contribui com ações sociais.

 

Defende a participação ativa na vida da comunidade – em organizações ou grupos que permitam colaborar. “Você tem que contribuir com sua comunidade, porque se não fizer isso a vida começa a se esvaziar.”

 

A vontade de colaborar socialmente com a cidade que o acolheu encontrou espaço no Rotary Club,  ingressando como membro em 1992. A dedicação à entidade foi tal que chegou a presidir por quatro vezes e diante de tantas ocupações, chegando a fazer doze horas de trabalho, ele defende o engajamento: “sempre há um tempo para você servir, você não pode só receber e querer tudo. É preciso dar algo”. Foi em 95, ainda, que o seu segundo filho nasceu: Celso Leite de Miranda (hoje também odontólogo).

 

Celso Brito e o filho Celsinho Brito.

A politica surgiu naturalmente como mais um espaço onde seria possível colaborar com o desenvolvimento social e administrativo da cidade escolhida. Sua primeira experiência aconteceu em 2005 quando assumiu o cargo de  Secretário  Municipal de Serviços Públicos, foi em sua época criada a Guarda Municipal e Agentes de Trânsito. Em seguida, assumiu a Secretário Municipal de Saúde de 2007 a 2008, período também marcado por avanços.

 

Celso Brito foi vereador de Paulo Afonso no período de 2009 a 2012.

A Municipalização da Saúde através do Pacto de Gestão e da Municipalização do Hospital do BTN, SAMU, CAPS AD, Ônibus da Saúde, CEO ( Centro de Especialidade Odontológica ), aumento do número de PSFs. Graças ao seu trabalho como gestor a frente de uma equipe dedicada e capacitada – em parceria com o Governo Federal – o orçamento para a saúde quadriplicou ao fim de sua gestão. “Cada conquista que conseguíamos eu vibrava feito um menino”. A experiência na vida publica e com retrospecto de seu trabalho garantiram seu mandato para vereador 2009-2012.

 

A vitalidade das ideias segue aguçada, a todo instante apresenta  sua visão e soluções para a cidade: “eu tenho um espirito, assim, idealizador – empreendedor. Eu tenho isso, e pude demonstrar nos cargos públicos que assumi sempre modernizando os setores, ampliando a rede de atendimento e fazendo uma gestão baseada na honestidade, trabalho em equipe, aumento de qualidade e ofertas de serviços à comunidade”.

 

Esse é Dr Celso, pai de família, profissional dedicado e alguém cujo compromisso com as pessoas perpassa todas as etapas de sua vida. Seja como um homem público ou em seu consultório,Dr. Celso é alguém que mostra visão e determinação para enfrentar seus problemas. Mesmo diante de tantos desafios – e aventuras – não desanimou e sabe mesmo onde quer estar no futuro: ao lado das pessoas.

 

Celso Brito, a esposa Rejane Miranda e a filha Dra. Thays Miranda.



 



15 pensamentos em “Trajetória: Dr. Celso Brito fala sobre carreira, vida pública e os 30 anos em Paulo Afonso”

  1. Pessoa otimista e do bem. Doutor Celso é um daqueles grandes entusiasta de Paulo Afonso-Ba, Brasil. Foi o melhor secretário de saúde que Paulo Afonso já teve. Tem meu respeito!

  2. Excelente profissional e um ser humano com um coração gigante, fez um belíssimo trabalho durante sua vida pública e afirmo que foi o melhor secretário de saúde do nosso município. Parabéns, por sua trajetória e pelo seu incansável trabalho no servir. Quem semeia o bem dele colherá a vitória! Parabéns, Dr. Celso!

  3. Dificilmente um perfil traçado nos meios de comunicação é isento, sempre dourando a biografia do entrevistado. Não é este o caso, onde a reportagem é fiel à pessoa e ao caráter do Dr. Celso.

  4. Fui paciente dele quando tinha Consultório na Rua São Francisco na parte traseira do antigo Armarinho Imperial. Dr. Celso tinha como veículo uma Brasília. Desde esta época sempre mantivemos um contato cordial e amigo, até porque minha filha foi colega/amiga Thais no Colégio Sete de Setembro. Um sujeito quase “Bandeirante” em nosso torrão. Conterrâneo de meu pai, sempre lutou bravamente pelo progresso de nossa região. Empreendedor, filantropo, humilde e sempre disposto a ajudar aos que precisam. Atuação brilhante à frente da Secretaria de Saúde Municipal, tendo ainda hoje sua atuação enaltecido até pelos críticos mais ferrenhos. Como Edil, pautou sua permanecia com louvor, na defesa da coerência com transparência. Apesar de ter buscado ultimamente um “descaminho” político partidário, não invalida sua trajetória profissional e política. Pra mim, politicamente fica uma nódoa e não o esquecimento. Abraço pra ele e sua família!

  5. Ja foi meu dentista. É um profissional e tanto… O conhecimento dele abrange várias áreas, ele resolveu vários problemas que eu tinha. E vi que ele apoia causas
    sociais. Acho isso muito digno, muito válido, de fato, faz algo pelos menos favorecidos. E tem Luiza, que é nora, tem o legado do avô, e mais que isso, tem um coração tão grande, é tão inteligente, se posiciona tão bem, e eu sou fã de carteirinha dela ❤️
    Acho a menina maravilhosa… Se ele se inserir no meio político, com toda certeza o apoiarei.

  6. Celso Brito, um profissional excelente del um coração gigante, fez um belíssimo trabalho durante sua vida pública afirmo que foi o melhor secretário de saúde que Paulo Afonso, já teve.

  7. Meu amigo e comp. de Rotary Dr. Celso Brito. Sempre dedicado ao SERVIR, tendo já recebido várias homenagens do nosso Distrito e do Rotary INTERNACIONAL por relevantes serviços prestados à humanidade. Homem de bem, bons costumes e dedicado a família.

  8. Excelente profissional, nome consagrado em Paulo e Afonso e região. Além de ser uma pessoa de carácter!

    Seria um excelente opção para ocupar uma cadeira no legislativo! Os vereadores que estão hoje aí nada fazem pelos paulo afonsinos.

  9. Tive o privilégio de trabalhar com Dr Celso na secretaria de saúde, onde pudemos ver um secretário com um olhar diferenciado e humanizado, em relação a saúde do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.