29 de março de 2024

Temos novo ministro da saúde. E agora? (Por Francisco Nery Júnior)

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Foto: Reprodução.



 

 

O homem é doutorado com vários cursos no exterior. É empresário de sucesso com sua clínica particular. Não parece muito articulado, mas, logo que fala, sentimos consistência nos argumentos. Os mesmos que sabemos e os mesmos que ouvimos exaustivamente do ministro anterior. Do vírus e o seu comportamento, não sabemos ainda, com precisão, as reais características. De toda a preparação do novo ministro, o que importa é a sua capacidade de pesquisar, observar, amadurecer conceitos e partir para a ação contra o Covid-19, levando em consideração a assessoria da sua equipe.

 

O presidente Bolsonaro demitiu Luiz Henrique Mandetta e nomeou Nelson Teich para o Ministério da Saúde. Pode ter as suas razões que desconhecemos. Pode achar conveniente não divulgar. Os conluios dos gabinetes, estamos longe de saber. Então a página está virada e esperamos que o novo ministro faça como os generais aliados da Segunda Guerra Mundial. Eles, com a confiança e a delegação dos líderes ocidentais, ganharam a guerra.

 

Embora se tenha declarado perfeitamente afinado com o presidente, as suas palavras o revelaram, em se tratando de confinamento, mais afinado com Mandetta. Depreendemos que acha bastante justificado, no momento, o chamado confinamento horizontal onde apenas as pessoas envolvidas em atividades essenciais seriam exceção.

 

O ministro, por outro lado, coloca a economia em patamar de igualdade à saúde. Uma economia forte e pujante, argumentou, propicia saúde. O pensamento é liberal. Seria o caso de o dinheiro não dar felicidade, mas facilitar os meios que pesariam bastante para a aquisição da felicidade. A incidência de câncer do colo do útero, como exemplo, é bem maior em mulheres pobres por falta de higiene dos maridos e as doenças intestinais mais frequentes em becos e favelas por falta de condições sanitárias. Nessa linha de raciocínio, o novo ministro está com a razão.

 

Concordamos plenamente que o importante é a busca do desenvolvimento que advém do crescimento da economia. Hoje, na cozinha de um barraco de favela, se encontram utensílios e aparelhos que só existiam nas casas dos brasileiros ricos sessenta anos atrás. Nas comunidades africanas menos favorecidas, às vezes famintas, não se veem mais pessoas esfarrapadas.

 

O que podemos discutir com o ministro ou o presidente é a dosagem. Até que ponto deve ir a abertura da economia brasileira, após o achatamento da curva da epidemia? Qual a cadência adequada, tomando como certo que a abertura reclamará um certo número de vítimas, isto é, de mortos? A abertura em câmera lenta pode garantir uma recessão em torno de 6% e um número de mortos em torno de 10.000 no final da crise. Se a abertura for mais acelerada, a contração pode cair para 3% e o número de mortos pode chegar a 50.000. Estamos sugerindo cifras a grosso modo sempre lembrando que estamos em uma crise fiscal séria e temos um nível de endividamento bastante perigoso.

 

Como tudo na vida, há um preço a pagar. Vivemos um regime democrático e temos um presidente eleito pelo povo. Temos os outros poderes da República que exercem o regime de peso e contrapeso. Temos uma imprensa livre que opina e alerta. O que esperamos é clarividência do nosso presidente – e do seu novo ministro da saúde – e cabeça fria para nos conduzir neste período de recessão mundial que vivemos, bem maior, na avaliação de órgãos de economia respeitados, do que a grande depressão de 1929.

 

Francisco Nery Júnior




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 15

  1. Letícia says:

    Não inúmeros mortos por que o Brasil fez isolamento social em tempo. Poderíamos ter a mesma quantidade de morte dos estados Unidos.
    O problema da economia é sério e não deixará de existir mesmo se retornar a economia em meio a pandemia . Todos sabem que foram felizes as medidas adotadas. O presidente está sem rumo. Desesperado por conta da crise econômica provou o mal estar com os governadores , com e x ministro . o certo e trabalhar com testes, mas não testes suficiente para se ter o diagnóstico. O Brasil é quem menos testa no mundo Como resolver se falta matéria prima no mundo.? Mandtt foi mal compreendo, assim também os governadores dos principais centros produtivos. Por Bolsonaro já teria morrido só em São Paulo em torno de 10.000 pra ele pode nada, mas pra quem perde e muito. Vida ninguém recupera depois da morte, mas vivos logo voltamos a produzir e contralar essa doença. Assim que poder testar em Massa

    • jonh says:

      PELO OS ESTUDOS Q ESTAO SAINDO PARECE Q AKI E EM OUTROS PAISES Q TOMARAM E TOMAM A VACINA BCG O VIRUS ESTA SEM MENOS LETAL E TEMOS A VANTAGEM DO CLIMA SER MAIS QUENTE E A CRISE FINANCEIRA VAI MATA MUITO MAIS GENTE Q O VIRUS, OLHEM AS ESTATISTICAS DE JANEIRO ATE MARCO DESSE ANO E COMPAREM COM AS DO ANO Q VEM

  2. Letícia says:

    Todos sabem que o motivo principal foi porque Bolsonaro foi contra o isolamento social. Por isso, ele se tornou inimigo dos governos estaduais . Em decorrência disso o mesmo o ex ministro cresceu em popularidade, gerando maior mal estar .

    • Gildo says:

      Todo aliado do presidente quando começa a aparecer mais que ele, já vira inimigo político e possível candidato nas próximas eleições presidenciais. Ou seja o presidente ja tira loja, não duvido que ele próximo a sair será o Mouro. Bolsonaro prefere gente despreparada ao lado dele para não se sobressair a ele. Deve ser alguma problema de baixa estima.

  3. Lúcia says:

    Acredito nas tuas palavras visto que, és uma pessoa inteligente, como aluna sua que fui sei disso, porém , difícil é , acreditar que esse homem junto ao outro ñ irá dizimar a população.

    • Pellegrino says:

      Lúcia, é difícil acreditar que o Professor Nery tenha sido seu professor. “dizimar a população”?? nem na cabeça do mais obtuso militonto adorador do presidiário passaria uma coisa dessas… A propósito, brilhante como sempre, Prof Nery!

  4. Nativo OBSERVADOR says:

    Parabéns, prof. Nery! Um texto bem articulado. Mas, observa-se a necessidade de um complemento ao seguinte trecho: “Temos uma imprensa livre que opina e alerta.”, que seria: manipuladora de massas. Além do grande poder de formar opiniões e influenciar nas decisões diárias das pessoas, essa imprensa é quem determina a direção a ser seguida por uma população, nos aspectos políticos, econômicos, culturais etc.

    • Márcio!! says:

      É “Nativo OBSERVADOR”, VOCÊ TEM TODA A RAZÃO, À MÍDIA BRASILEIRA É MANIPULADORA DE MASSAS, PRINCIPALMENTE QUANDO SE UNIRAM AO LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO, EMPRESARIADO, INVESTIDORES INTERNACIONAIS E BANQUEIROS, QUE FORJARAM PROVAS, E COM ANUÊNCIA DO STF DERAM UM GOLPE NA PRESIDENTA DILMA!
      Me deixe viu!!

  5. Ivo says:

    E agora a vida segue

  6. Marcos says:

    Pobre, Bolsonaro, nunca passou pela cabeça dele que um dia seria Presidente do Brasil. Graças a presidentes corruptos que governaram o Brasil, anteriormente, hoje, temos um Bolsonaro, sei que fala coisas que não devia falar, mas o que esperar de alguém que caiu de paraquedas na presidência, não por mérito ,e sim por incompetência dos seus antecessores. Pegou um país lascado de corrupção e pra piorar, surgiu o corona vírus. Se analisarmos, diante de toda a fragilidade na área de saúde, ainda estamos com números melhores do que os países mais ricos. Nota-se que, visando o futuro político, muitos estão usando o corona para pretensões políticas futuras. Entra ano e sai ano e continuamos do mesmo jeito, sem saúde, educação e segurança pública. A quem recorrer? Nada muda e a decepção é a palavra chave. O corona nós tornou mais próximos de Deus, nunca rezou,orou,tanto. Será que essas coisas acontecem pra que não esqueçamos que sem Deus não somos nada. E passando essa pandemia, vamos voltar a nos reunir em famílias, como estamos hoje, somos mais unidos e amorosos, diante de situações que podem nos separar para sempre. Deus é a força maior! Pensem nisso.

    • Adri says:

      Que ótimo saber que cada vez mais estão confirmando que a esquerda é toda podre. Finalmente a ficha de muitos estão caindo. Desde que os militares deixaram o poder, só teve … até aparecer esse guerreiro chamado Bolsonaro.
      Por mais que não aceitem, mas quando Deus quer levanta pequenos e os faz grandes para governar uma nação sofrida pela corrupção.
      Deus acima de todos!

  7. Sandes says:

    O perigo é esse alinhamento com o bozo. Ele veio pra isso. Pobre de nós.

  8. Olária says:

    Sigam a ciência e não o genocida. Simples !

  9. adoniram barboza de carvalho bolsonaro lula da silva says:

    temos um novo ministro e o mesmo presidente … e irresponsável. não muda nada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!