Sequestraram nossos símbolos nacionais. Por Dr. Neto, advogado

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 4 de Maio de 2020 às 18:48




 

Ao ver imagens de um grupo de manifestantes bolsonaristas, vestidos de verde e amarelo, agredindo enfermeiras e profissionais de saúde que protestavam por melhores condições de trabalho, em frente ao Palácio do Planalto no dia 1º de Maio, pensei: como permitimos que a extrema direita sequestrasse nossos maiores símbolos nacionais?

 

Os símbolos do nosso País, a Bandeira o Brasão o Selo e o Hino Nacional, constituem a marca pétrea que representam o Brasil em todo o mundo, nos identificando como nação e como cidadãos Brasileiros que partilham uma mesma terra e uma mesma língua.

 

A verdade é que a intolerância de um grupo sequestrou um símbolo nacional. Uma ideologia nefasta que se apropriou de uma bandeira como se fosse sua, e se escondendo no nacionalismo vazio, passou a usá-la para reivindicar valores pouco republicanos.

 

A maioria dos perfis da extrema direita nas redes sociais tem nossa bandeira como marca registrada, o hino nacional virou trilha sonora de passeatas que pedem intervenção militar e o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal.

 

Isso faz parte de uma estratégia sofisticada, pois permite uma suposta divisão da população entre patriotas de um lado e inimigos da pátria de outro. Com isso, abrimos mão do debate sobre patriotismo.

 

Ao nos afastarmos dos símbolos, facilitamos o trabalho da extrema direita, a qual busca estabelecer uma falsa dicotomia entre cidadãos verdadeiros e aqueles menos comprometidos com a nação.

 

Entre as inúmeras tarefas que temos pela frente, uma delas será a de recuperar esses símbolos nacionais, voltando a dar-lhes seu verdadeiro sentido de diversidade e respeito. Como também respeitar a pluralidade de opiniões no processo político.

 

Dr. Neto. Advogado e pré-candidato, a prefeito de Paulo Afonso.

 







94 pensamentos em “Sequestraram nossos símbolos nacionais. Por Dr. Neto, advogado”

  1. O Dr devia achar lindo quando os militantes do seu partido agitavam bandeiras vermelhas…. quando aparecia uma do Brasil era queimada, não faz muito tempo. Nunca li nenhum protesto do amigo quando isso acontecia. Agora (e há muito) que é usada por aqueles que são contra o comunismo e seus disfarces socialistas (pt, psol, pdt e outros partidos anacrônicos) passa a incomodar o nobre bacharel?

    1. Nunca vi vermelhinho a que você se refere, pedir fechamento do STF e Congresso, invocar AI-5, perseguir jornalistas com chutes nas costas, ou debochar da morte de milhões de brasileiros. Sinto muito, mas não tente comparar o comportamento violento dos neo-facistas disfarçados de patriotas com a esquerda, porque isso não é pratriotismo, é imoralidade e baderna de baixo nível. E por último, devolva a bandeira, Obrigado !

      1. Já vimos coisa pior e entre tantos absurdos, temos uma fala do ex-presidente Lula afrontando e desrespeitando todos os poderes constituídos, inclusive com palavras de baixo calão no seguinte diálogo:
        “‘Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, nós temos uma Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um Parlamento totalmente acovardado, somente nos últimos tempos é que o PT e o PC do B é que acordaram e começaram a brigar. Nós temos um presidente da Câmara …, um presidente do Senado…

        Mas, sabem por quê não vimos manifestações incisivas de repúdio contra essa fala? Porque o problema não é o que se fala e sim “quem fala” e sendo alguém da esquerda, é tudo normal e podem dizer o que quiser.

      2. Nunca viu vermelhinho pedir fechamento do STF e Congresso? Como pediria fechamento se o vermelhão comprou tudo e pagou muito bem? Quem queria regulamentar a imprensa brasileira? Quem fez ao logo dos anos(vermelhos), moção aos ”revolucionários” companheiros(terroristas/assassinos)? Quem defende os invasores de terras produtivas, onde estes destroem plantações, matam animais, derrubam e queimam tudo? Quem destruía como ninguém o patrimônio público/privado nas ”manifestações” organizadas pelos milionários sindicatos?
        A esquerda é violenta, mentirosa e covarde! Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!
        E por último: A nossa bandeira JAMAIS será vermelha! Grato!

        1. Nos governos PTs existiam alguns atos isolados, mas no caso de vocês a baderna é um projeto de governo. E não sou apensa eu que falo, o mundo repercute. Nunca se viu tanto protagonismo pra manchar o nome do Brasil. Melhorem !

      3. A BANDEIRA é de todos que amam sua Pátria, e jamais de um grupo só, seja direita, esquerda, centrão, etc.
        Usa quem gosta e quem usa em todos os momentos que represente essa Pátria amada. Impossível sequestrar algo que é de todos.
        Até mesmo estrangeiros que amam pode fazer uso

      1. Que pena Filipe que já esqueceu tão rápido o que acontece nas manifestações dos vermelhinhos.
        Parece até que só tem inocentes e bonzinhos né? Vai no Google e relembre.
        A esquerda vê tudo o que acontece de bom que o governo faz, mas espera só um nada pra atacar.
        Isso não cola mais. Não adianta querer generalizar um grupo isolado pra criticar a maioria. Talkey?
        #Bolsonaro 2022. Aceita que dói menos

    2. Até quando esse ódio surreal e produzido através de fake news, vai servir de justificativa para agredir outras pessoas?Principalmente profissionais da saúde que estão lá para salvar vidas humanas. Acorde rapaz, não fique passando pano pra essas atitudes covardes. Saia dessa retórica cansativa, o que acontece nesse momento é culpa do governo incopetente que não responde aos anseios da sociedade.

    3. Só não entendi o que faziam as bandeiras dos EUA e ISRAEL ao lado do presidente naquela ocasião, das duas uma , ou puxa saco, ou mostrar que tem apoio destas nações ( tenho minhas dúvidas ).

      1. Nem Israel compactuou com a manifestação, tanto que emitiu uma nota de repúdio chamando de ato antidemocrático. Bolsonaristas ainda dormem com a realidade, quem manda o cérebro pifar.

  2. “Um grupo de manifestantes “bolsonaristas” agredindo enfermeira e etc. Até ai entendi ser um caso isolado, pois ignorantes existem em qualquer lugar, grupo, etc.
    E sobre usar bandeira como marca registrada, cantar o hino nacional, até onde sei, qualquer um pode fazer da maneira que gostar, seja em jogos, manifestações, etc. Usa quem gosta.
    Agora se grupos de esquerda gostam de usar vermelho, ai não adianta criticar quem usa verde e amarelo .
    Casos isolados como o da matéria não diz respeito a maioria.
    São apenas casos isolados.

    1. Deve dá muito trabalho responder cada comentário com passadas de pano pra Bolsonaro né Adri? Tá difícil defender as milhares de asneiras e violações constitucionais todos os dias, também quem manda votar em um projeto mal acabado de ditador.

      1. Que nada kkkk. O pior já passou. Conseguimos eleger um presidente de direita depois de tantos anos.
        E não adianta chamar Bolsonaro de tanto ista…taxista, eletricista, facista, etc.
        Não cola mais.

    1. É mesmo? E tu falastes dos 27 anos que teu “presidente” tem na política e nunca fez nada? Ou melhor fez, colocar a família na política, sugar junto com ele, comprar qualquer poder pra manter os filhos livres de responder pelos erros cometidos, …pela boca todos os dias, despertar uma massa de zumbispra segui-lo, destruir qualquer relação de respeito na humanidade e com a natureza… Tá bom não é? O resto o mundo já sabe pois ficou conhecido pelo o mundo inteiro.

    1. Kkkkkkkk. Essa é boa. Quanto mi mi mi. Desde quando a bandeira do Brasil é de algum grupo? Infelizmente já votei no PT, mas nunca fiz uso de bandeira de partido. Pois meu partido sempre foi o Brasil. Se um político não presta, tem que trocar por outro. E não ficar com adoração ou ter como político de estimação.

      1. E quem disse a você que sou petista? O erro bolsonarista é a precipitação, por isso mesmo que é preciso resgatar a bandeira por grupos que se apropriaram desvirtuando-a e convertendo-a em interesses contrários aos do país, nesse momento, o bolsonarismo a transformou em símbolo de ódio. Fato !

        1. Em nenhum momento afirmei que você era petista ou outro partido.
          Apenas questionei que a bandeira do Brasil não pertence a nenhum grupo. Não existe essa de “resgatar”. A bandeira não foi “sequestrada”, ou sei lá o que. Todos que gosta usa. Se alguém fez coisa errada, problema de quem errou e que pague pelos erros.
          A maioria do povo da nação nada tem a ver com os erros de dois ou três. Não podemos generalizar

        1. O único desespero que estamos vendo é da esquerda. Desde que Bolsonaro ganhou que não aceitam e não respeitam a democracia. Reclamam de tudo. Mas esquecem do que presidentes anteriores fizeram. Falam do que os outros fizeram.
          Por isso que Bolsonaro está cada vez mais forte. Por mais que pensem o contrário.
          Adeus PT e demais de esquerda

  3. Eu que sou enfermeira me sinto enojada com essa cena, veja no que o Brasil se tornou depois dessa gente mal-caráter e desse ser repugnante que colocaram na presidência.

    1. Ué! Eu que diga que cansei dos protestos da esquerda. Pesquise e relembre.
      Agora querer julgar uma grande parte da nação por causa de dois ou três, casos isolados. Nos poupe.
      A maioria nada tem a ver com isso.
      Gente ruim tem em todo lugar. Até mesmo nas melhores familias

  4. Bem observado, nossa bandeira não será vermelha, muito menos verde,amarelo, azul e branco. Ela será “VERMELHA, BRANCA E AZUL, COM ESTRELINHAS DO LADO. Basta ver as fotos do Sr. Presidente, no dia 03/05/2020 na rampa do palácio da alvorada.

    1. Que pena Filipe que já esqueceu tão rápido o que aconteceu nas manifestações e protestos dos vermelhinhos.
      Parece até que só tem inocentes e bonzinhos né? Vai no Google e relembre.
      A esquerda vê tudo o que acontece de bom que o governo faz, mas espera só um nada pra atacar.
      Isso não cola mais. Não adianta querer generalizar um grupo isolado pra criticar a maioria. Talkey?
      #Bolsonaro 2022.

  5. Parabéns pelo texto Dr. Neto, o brasil é de todos nós e não apenas desses baderneiros de extrema direita que estão levando nosso querido país para o abismo.

    1. Nem cristianismo nem conservadorismo, chega desses “ismos”. Ismos sufixo que exprime a ideia de doentio, por isso a sociedade está assim.

    2. Conservadorismo e Democracia não dão certo, tá ai o resultado do atual governo, deixem o Cristianismo para as igrejas ou esfera da vida pessoal.

    3. Qual direita? Isso não pode ser chamada de direita, mas um projeto reaça. A direita no Brasil inexiste, o que surgem são pessoas toscas e semianalfabetas.

  6. E ainda o gado vem com a justificativa de está fazendo uma “manifestação democrática”. Nunca vi uma concepção de democracia onde se pede fechamento do STF e Congresso e a volta da Ditadura. O analfabetismo político dessa gentalha é gritante.

  7. O fascismo tomou conta do Brasil. Teremos muita luta pela frente para reparar os danos que estão sendo causados por esse grupo … que se apoderou do poder no país. A estratégia é claríssima, se apoderar dos símbolos nacionais, criar um “inimigo” ou vários inimigos (pt, comunistas, oms, mídia, etc etc etc), enquanto reforçam o discurso da moral e dos cidadãos de bem (que não passam de hipócritas) apelando ao retorno a um passado “glorioso”, porque não tem perspectiva de futuro. É só obscuridade, falta de informação, ódio. ISSO É FASCISMO, ISSO É O GOVERNO BOLSONARO. Essas estratégias fazem a população ficar ainda mais polarizada e sem a possibilidade de um diálogo, além de libertar o que há de pior nas pessoas, todas as frustações e traumas latentes são colocados para fora em forma de agressões, e todas as formas de violência. Sendo o gérmen de catástrofes sociais ainda maiores.
    LEIAM, INFORMEM-SE, QUETIONEM. Os brasileiros estão sendo feitos de tolos. Os verdadeiros bandidos estão no poder.

      1. Não sei em qual país a senhora vive, mas, com certeza, não é o Brasil. Nesse momento nem se trata mais de direita e esqueda, é o fascismo que tem que ser combatido. Não podemos mais ser coniventes. Sem falar na questão da pandeimia. O presidente é absolutamente incapaz de governar de maneira objetiva e já deu provas mais do que evidentes da sua falta de empatia e competência. Já temos maisnde 7mil mortoa no país e ele continua sua empreita da fascista, tirando o corpo fora e tentando culpar os outros. Até quando vamos aceitar um presidente que responde “e daí? Quer que eu faça o que?” , referindo-se aos seus mortos. Brasileiros que estão morrendo, mas isso não significa nada para o patriota. Adri, ainda dá tempo de mudar tudo isso, estamos sofrendo todos juntos. O brasil merece muito mais do que um idota com seu presidente.

        1. Porque não procura saber se realmente o presidente tem poder de interferir em cidades e estados. Pesquise sobre isso e vai entender porque cada prefeito e governador faz o que acha certo. Pesquise e não culpe o presidente por tudo.
          Não vejo reclamarem com Rui sobre a liberação do Carnaval. Que bom se o presidente pudesse impedir ja que sabiam dessa contaminacão né

  8. Faltou a imprensa revelar que não se tratava de profissionais da saúde, e sim de pessoas que receberam os jalecos e forma pagas para estarem ali. No estado, nada justifica qualquer tipo de violência…

      1. Em que país você vive??? Onde você estava quando o pt criou e/ou popularizou: 23 novas universidades federais, prouni, fies, institutos federais, universidade para todos, sisu, plataforma freire, upas, samu, transporte escolar, luz para todos, bolsa família. Em que mundo a senhora vive??? Não percebe que está sendo manipulada??? E não se trata de gostar ou não do pt ou de qualquer partido, se trata de não ficar justificando a total incapacidade do governo do seu presidente. Quero ver você escrever aqui argumentos concretos, mostrando as boas ações do governo… Quando está a gasolina? O gás de cozinha? A educação está melhorando? E o dólar, que os bolsonaristas pobres tanto se preocupam, quanto está? E os empregos?
        Estamos vivendo o pior momento da história do Brasil. E quanto a gente afunda, oa idotas vão ficar dizendo, e o pt?

        1. Quanta desinformação.
          Vá no Google e coloque cada nome desse e veja em que ano foi criado e por quem cada item desse que vc falou.
          Pesquise
          Pesquise
          Pesquise
          E deixe de repetir frases prontas.

  9. A nova ordem mundial 666
    Foi quem sequestrou nossos símbolos….
    Uma pandemia mentirosa que parou o planeta é só um àlebe da mídia prá nuns prender em nossos cativeiros espirituais
    Prá nunca mais a economia circular livre do satanismo que nuns manipula dentro de partidos políticos…..
    Vem aí uma moeda digital onde ninguem vai poder circular sem que tenha esta maldita moeda diabolica desFarsada de uma Falsa cura de uma pandemia satanista..

  10. Em que país você vive??? Onde você estava quando o pt criou e/ou popularizou: 23 novas universidades federais, prouni, fies, institutos federais, universidade para todos, sisu, plataforma freire, upas, samu, transporte escolar, luz para todos, bolsa família. Em que mundo a senhora vive??? Não percebe que está sendo manipulada??? E não se trata de gostar ou não do pt ou de qualquer partido, se trata de não ficar justificando a total incapacidade do governo do seu presidente. Quero ver você escrever aqui argumentos concretos, mostrando as boas ações do governo… Quando está a gasolina? O gás de cozinha? A educação está melhorando? E o dólar, que os bolsonaristas pobres tanto se preocupam, quanto está? E os empregos?
    Estamos vivendo o pior momento da história do Brasil. E quanto a gente afunda, oa idotas vão ficar dizendo, e o pt?

  11. Essa(e) ñ sei que gênero é. Mas dá pena seus comentários, tá sobrando poucos como vc. Mas um coisa eu peço, no lugar de usarem à nossa bandeira, nossa camisa e o nosso hino! La vem seus cérebros. Pois vcs estão nos envergonhado.

  12. Nossa bandeira agora é “VERMELHA, BRANCA E AZUL, COM ESTRELINHAS DO LADO. Basta ver as fotos do Sr. Bolsonaro, Administrador do Brasil (ABA) no dia 03/05/2020 na rampa do palácio da alvorada. Isso é que é AMAR O POVO AMERICANO. “”EUA” ACIMA DE TODOS, TRUMP ACIMA DE TUDO “.

  13. Leio aqui sobre a extrema direita ter “sequestrado” os símbolos nacionais. Interessante a tentativa de “resgate” ao sequestro. Ou seria exatamente o contrário?
    Para não pecar por ataque à pessoa, prefiro simplesmente citar fatos.
    É preciso lembrar as cores das bandeiras que eram erguidas há bem pouco tempo atrás? Quantas vezes queimaram a bandeira do Brasil?
    Seria interessante lembrar quais hinos eram tocados aos alto-falantes das manifestações da esquerda?
    Seria mais coerente dizer que os símbolos nacionais foram resgatados e hoje vibram nas ruas em uma luta por mais liberdade, respeito e patriotismo.
    Os grilhões vermelhos em que estavam aprisionados foram quebrados e a incredulidade na reação do povo brasileiro parece que continua permeando as mentes de quem tem uma sede incontrolável de poder e não cultua a democracia e alternância. É preciso aceitar a perda, reconhecer os erros e acima de tudo entender que o único vermelho que ocorrerá daqui pra frente será o sangue de milhares de Brasileiros, caso intentem novamente a implantação do comunismo, escancarado ou disfarçado de socialismo, no nosso querido Brasil.
    Mas, é compreensível a tentativa, já que uma das máximas do comunismo é: acuse-os do que você faz, chame-os do que você é, assim ninguém notará em você os defeitos que você aplica aos seus inimigos.
    Cabe lembrar também que não tenho aqui o objetivo de correr em socorro de nenhum nome e sim do meu País, que foi assaltado, sucateado e aparelhado pela esquerda de FHC, Lula, Dilma e Temer. Lobos disfarçados de cordeiro, ditadorezinhos inescrupulosos e engajados em suplantar e oprimir o povo em nome de um projeto de poder que já matou milhões de pessoas no mundo. Doadores de esmolas a um povo que tem uma das maiores possibilidades de riqueza do mundo. Corrompedores da educação, finanças, saúde e segurança desse povo.
    A incapacidade inclusive de reconhecer o que significa extrema direita, demonstra que estamos bem longe do nosso objetivo, mas, um primeiro passo dado é bem mais que os 24 anos de desconstrução dos valores sociais provocados pelo socialismo/comunismo dos presidentes citados acima.
    O camaleão que agora quer se mostrar verde e amarelo pode até se maquiar destas cores, mas as atitudes são inconfundíveis. Será mais honroso mostrar-se como é ao invés de querer pegar carona no ilusionismo se afirmando patriota.
    O que construímos até aqui, a partir de 01 de janeiro de 2019, é a base para um país sério, LIVRE e acima de tudo honesto!
    E faremos muito mais, não se preocupem. Em alguns anos, quando naturalmente haverá alternância de poder, vocês receberão um país reconstruído para brincar de casinha novamente e nos mostrar o quanto continuam incapazes nos quesitos respeito, liberdade, administração pública, etc.
    Ouvi uma frase outro dia, não me lembro bem aonde, que dizia o seguinte:
    “Uma explicação, tem que, acima de tudo, respeitar o objeto explicado. Aceitar a sua complexidade e contraditoriedade.”
    Considere esta afirmativa, que aliás é bastante coerente, e reanalise suas colocações. Talvez não mude de ideia, mas, pode ao menos aprender mais sobre o que diz.

  14. Nos tempos dos desgovernos do pt, a nossa bandeira passou a se resumir a bandeira do partido e a do MST.
    Basta relembrar a baderna generalizada que faziam e chamavam de manifestação onde, incendiavam, interditaram vias sem autorização, cometiam atos obscenos, depredavam patrimônio etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.