19 de abril de 2024

“Sentimento de pertencimento”, diz prof. Sydney Leão sobre aprovação do bônus regional para ingresso na Univasf

Por

Redação (pa4.com.br)

 

 

Na tarde da última sexta-feira (26), o Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aprovou, com 33 votos, a adoção do bônus regional, de 10%, para os cursos da instituição.

A medida vai facilitar o acesso a mais estudantes da região aos cursos da instituição. O bônus regional vai adicionar uma pontuação extra na nota do Enem de estudantes locais, já a partir de 2022.

A votação contou com 11 votos contrários e 8 abstenções.

Inicialmente, a medida, seria analisada somente para o curso de Medicina, mas foi estendida para todos os cursos da Univasf. Após nova votação, 31 votaram a favor da inclusão de todos os cursos, 13 defenderam que só deveria ser aplicada para o curso de Medicina, e 8 se abstiveram.

Na votação para definir a porcentagem do bônus, 22 defenderam que o bônus deveria ser de 10%, 18 foram contrários e 14 se abstiveram.

 

“Sentimento de pertencimento”, diz prof. Sydney Leão sobre aprovação do bônus regional para ingresso na Univasf. Foto: Divulgação.

Fala de Sydney Leão emociona estudantes

O professor e coordenar do Colegiado de Medicina do Campus de Paulo Afonso, Sydney Leão, que sempre foi favorável à bonificação regional, em duas intervenções na reunião, inicialmente, falou sobre a proposta, a qual foi parcialmente modificada pelo Conuni; e posteriormente, na segunda intervenção, efetuou uma série de agradecimentos a todos que contribuíram com a discussão emocionando aos discentes de ensino médio e membros da comunidade civil do Vale do São Francisco ao final dessa intervenção.

“Sentimento de pertencimento”

Em vídeo gravado para a TV Caatinga (veja no final da matéria), o prof. Sydney disse que a partir da bonificação regional, “certamente nos próximos anos nós veremos uma maior inserção dos discentes sertanejos, dos discentes vinculados à região do Vale do São Francisco.” Para ele, como professor e coordenador de curso “é extremamente importante a inclusão do sertanejo, um sentimento de pertencimento em relação à nossa Univasf”, justificou.

 

Prof. Sydney Leão na reunião do Conuni. Foto: Divulgação

Ao final da extensa e complexa discussão, foram aprovados quatro pontos principais por parte do Conselho Universitário da Univasf:

1- Bônus regional para todos os cursos de graduação da Univasf;
2- Vinculação do bônus aos discentes que cursaram o ensino médio integralmente nas mesorregiões vinculadas aos 7 Campi da Univasf (Paulo Afonso, Petrolina, Petrolina-CCA, Juazeiro, Senhor do Bonfim, São Raimundo Nonato e Salgueiro;
3- Bonificação de 10% para todos os discentes vinculados as mesorregiões acima citadas já no SISU 2022 (prazo para pactuação por parte da Univasf em 03/12/2021);
4- Bônus regional tanto para ampla concorrência como para os alunos cotistas.

 

No dia 26 de agosto do ano passado, o professor Sydney Leão e senhor Valdenilson – representando os pais de estudantes secundaristas de Paulo Afonso, defenderam a bonificação regional em um debate sobre o tema promovido pela rádio Angiqiunho FM. Foto: Carlos Alexandre (Kaká).

Bonificação

Uma comissão criada pelo Conselho Universitário (Conuni), formada por universitários, professores e a comunidade externa, elaborou um relatório, com dados sobre o perfil dos estudantes egressos da Univasf, ao longo dos 17 anos de implantação da Universidade.

O relatório aponta que, em Petrolina, 55% dos estudantes do curso de medicina são do Vale do São Francisco. No curso de medicina no campus de Paulo Afonso, na Bahia, 33 % dos alunos são da região. Diferente de medicina, os estudantes do Vale do São Francisco são maioria nos outros cursos oferecidos na Univasf, 90%.

 

 

[videopress 4C30CP62]

[videopress M40HyPfW]

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!