2 de dezembro de 2021

Secretária da saúde afirma que a Bahia segue em “zona de alerta” por causa da variante Delta

Por

Redação (pa4.com.br)

Secretária Estadual interina da Saúde, Tereza Paim. Foto: Sesab

 

Nesta terça-feira (26), a secretária estadual da saúde, Tereza Paim, falou sobre a preocupação com a disseminação da variante Delta do coronavírus na Bahia e ressaltou a importância da manutenção dos cuidados contra o vírus, sobretudo o uso de máscara. Ela disse que o estado segue em “zona de alerta” com uma média de 2.500 casos ativos diários de covid-19.

“A variante Delta chegou mesmo e nós sabíamos que isso era possível. O espalhamento dela é intenso. Hoje a predominância dos exames que a gente faz de sequenciamento tem mais de 80% de presença da Delta. São 190 casos diagnosticados. Mas, claro que essa já é uma infecção comunitária e tem muito mais pessoas contaminadas e essa é a preocupação”, informou a secretária.

Ela destacou a importância da vacinação e alertou para o fluxo de pessoas de outros países no estado.

“O vírus só passa se ele não encontra a falta da barreira pra ele se disseminar, que baseado em evidências científicas está comprovado que salvou muitas vidas. A gente não pode ainda abandonar. Outra coisa é essa migração de pessoas de outros países. A Bahia é um território turístico, então a gente precisa ficar alerta. Obviamente, que o avanço da vacinação nos traz uma perspectiva de melhora, mas ainda não se define como um caso controlado. Nós ainda estamos atentos e alertas a toda essa pandemia. A gente tem estado numa zona de alerta porque a onda ainda não caiu completamente. Temos tido uma média de 2.500 ativos por dia, isso quer dizer que pessoas ainda estão contaminadas. A gente está conseguindo diminuir os leitos de UTI covid, pra deixar um legado dos leitos não covid como UTI, mas a gente ainda tem uma taxa de ocupação, e ela está girando sempre em cima de 35%. Então é preciso que a população esteja alerta e chamem todos para se vacinar”, salientou.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. francisco j says:

    A variante DELTA está circulando em todo pais e na Bahia não é diferente, mas existe a pressão econômica e politica para liberar tudo, acredito que seja devido a aproximação do Natal, Festas de passagem de ano , Carnaval e a aproximação das campanhas politicas de 2022 com isso deve haver um aumento dos casos de COVID-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!