Por

REDAÇÃO#PA4.COM.BR

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

Os Centros Territoriais (CETEP) e Estaduais de Educação Profissional (CEEP) estão realizando, desta quarta (1º) até sexta-feira (3), as matrículas para os estudantes contemplados no Sorteio Eletrônico da Secretaria da Educação do Estado. São ofertadas 11.748 vagas de 33 cursos técnicos de nível médio, em 57 mu­ni­cí­pios es­pa­lhados pelos 27 Ter­ri­tó­rios de Iden­ti­dade da Bahia. Os estudantes classificados e que não se matricularem neste período perderão as vagas para quem estiver na lista de espera. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 6.

 

Em Salvador, só no Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP Bahia), no bairro de Água de Meninos, em Salvador, são oferecidas 504 vagas, distribuídas em cinco cursos técnicos: Alimentos, Nutrição e Dietética, Guia de Turismo Cozinha e Panificação.  A gestora da unidade, Salomé Brito, disse que a procura surpreendeu. “A procura para os nossos cursos de Educação Profissional superou as nossas expectativas. E isto nos deixa muito felizes, porque além de elevarem a escolaridade e ganharem uma formação técnica, os estudantes ingressam no mundo do trabalho, com o foco no empreendedorismo, que é a nossa proposta de trabalho”, ressalta.

 

Documentos – No ato da matrícula, os estudantes devem apresentar cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, Carteira de Identidade e comprovante de residência. Das vagas ofer­tadas, 9.288 são para o in­te­rior do Es­tado e 2.460 mil para Sal­vador e Re­gião Me­tro­po­li­tana de Sal­vador (RMS). Todos os can­di­datos ins­critos no Sor­teio Ele­trô­nico foram clas­si­fi­cados. Mas só foram con­vo­cados para a ma­trí­cula os con­tem­plados de acordo com a clas­si­fi­cação e o nú­mero de vagas ofer­tadas em cada Centro de Edu­cação Pro­fis­si­onal.

 

Além das vagas para a forma de articulação Subsequente, para quem já terminou o Ensino Médio e foi contemplado no Sorteio Eletrônico, para os cursos que têm duração de dois anos, a rede estadual tem outras ofertas da Educação Profissional e deve chegar a 80 mil novas vagas, em 2017, segundo destacou o se­cre­tário da Edu­cação do Es­tado da Bahia, Walter Pi­nheiro.

 

“Temos a expectativa de receber entre 75 a 80 mil estudantes na Educação Profissional. O nosso esforço na área é para aumentar a capacidade das escolas, ou seja, ofertar as reais condições para o encontro vocacional e trabalhar na redução do tempo da Educação Profissional. Achamos o período de quatro anos de curso um tempo longo, principalmente para a nossa juventude que precisa dar outros passos, de caminhar em outras direções”, afirmou.

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.