Dr. Neto: Justiça vai punir quem publicar notícias falsas em redes sociais nas eleições

Por Fonte: O Globo | 17 de junho de 2020 às 21:56




 

 

A publicação de fake news que ofendam a honra de candidatos pode levar à processos o autor da postagem e quem compartilhou.

 

Quantas vezes no Facebook e nos grupos de WhatsApp você não já se deparou com uma notícia absurda, que apenas parece ser verdadeira, mas não é, e tem milhares de comentários de compartilhamento, com várias pessoas crentes de que aquilo é verdadeiro.

 

As redes sociais são um paraíso para a proliferação das fake news e em período eleitoral elas proliferam. Só que a justiça já está punindo. Fake news é uma mentira que parece verdade. É uma forma de enganar as pessoas, é um termo novo, mas é um problema velho, muito semelhante ao boato.

 

O termo em inglês fake news é usado para identificar publicações feitas com o intuito de aparentar veracidade, mas com o objetivo oculto de enganar o leitor, comumente para gerar algum benefício a terceiros.

 

Segundo resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para a campanha, o usuário de redes sociais que publicar ou compartilhar notícias falsas terá o conteúdo retirado do ar, pagar multa e ser processado.

 

Quem compartilhar conteúdo classificado como fake news também pode receber a punição. O eleitor tem que tomar muito cuidado até mesmo na hora de compartilhar notícias falsas, porque o mero compartilhamento também gera dano ao ofendido.

 

Cabe a nós o maior papel de fiscalizar e não espalhar notícias falsas nas redes sociais. Devemos verificar as fontes de informações, evitar assumir de que algo compartilhado por um contato social é confiável e evitar compartilhar algo sem lê-lo criticamente.

 

*JOSÉ LUIZ NETO é advogado do Escritório Luiz Neto Advogados Associados

www.luiznetoa.dv.br / advluizneto@gmail.com




 



12 pensamentos em “Dr. Neto: Justiça vai punir quem publicar notícias falsas em redes sociais nas eleições”

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Chora esquerda.
      Os piores fakes foram contra Bolsonaro, como os tais ataques a nordestinos, a farsa de que Bolsonaro ia acabar com 13º salário e acusação de que prenderia homossexuais e etc. Tudo não passou de fakes. Eis o desespero porque sabiam que a maioria ia eleger Bolsonaro. De fato hoje é nosso presidente, graças a Deus.
      #FechadoComBolsonaro

      1. AFF… Que desespero de observando. Todo mundo sabe que boa parte das Fakes vieram de perfis falsos e do gabinete do ódio, financiados pelo gado bolsonarista. Contra fatos, não há argumentos. Aceita Bolsominion. Vexame viu ! Kkkkk

    1. Pelo contrário. Observe como nunca na história um presidente vem sofrendo tantas perseguições em seu mandato. Quem está desesperado então?
      A campanha de Bolsonaro segue firme e forte. Já está reeleito.

      1. Eu acho que não. Quem mais vai votar no pior presidente do mundo. Seria muito masoquismo do povo brasileiro. Merecemos um presidente do bem, não um terrorista miliciano e genocida. Aí ai…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.