Rui Costa decreta toque de recolher em Paulo Afonso, a partir de segunda (13) das 18h às 05h

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 11 de julho de 2020 às 11:34




 

 

Paulo Afonso (BA) – O toque de recolher está determinado das 18h às 05h, a partir da 0h da próxima segunda-feira (13) até às 24h do dia 19 de julho. De acordo com Rui Costa, Paulo Afonso está entre os municípios que apresentam as maiores taxas de crescimento da doença na Bahia. Também foi prorrogado o decreto que suspende aulas, eventos e transporte intermunicipal no estado.

 

Após reuniões virtuais com prefeitos e prefeitas entre quarta e sexta-feira (10), o governador Rui Costa estabeleceu, em conjunto com as administrações municipais, medidas mais duras para barrar o crescimento da disseminação da Covid-19 em 62 cidades. O decreto que estabelece as decisões tomadas foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (11).

 

Entre as ações que serão adotadas estão a restrição de circulação de pessoas à noite, a restrição de atividades econômicas e a delimitação do horário de funcionamento dos serviços essenciais. O governo da Bahia ainda encaminhou ofício ao Tribunal de Justiça da Bahia e o Ministério Público com solicitação de apoio ao Estado e Municípios.

 

Divisão em grupos

 

Cidade de Paulo Afonso no grupo 1

 

O decreto 19.829 estabelece medidas voltadas a três grupos distintos de municípios, distribuídos da seguinte maneira:

 

Paulo Afonso faz parte do anexo 1, que inclui 22 cidades: Cachoeira, Camamu, Campo Formoso, Catu, Conceição do Coité, Filadélfia, Gentio do Ouro, Guaratinga, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ipiaú, Ituberá, Maragogipe, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Soure, Paulo Afonso, Ruy Barbosa, Santo Estêvão, Taperoá, Uauá e Valença.

 

Compõem o anexo 2, outros 22 municípios: Alagoinhas, Amélia Rodrigues, América Dourada, Barra do Choça, Barro Preto, Buerarema, Casa Nova, Ibirataia, Iraquara, Irecê, Jaguaquara, Jequié, João Dourado, Macururé, Mucuri, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos, Serrinha, Ubaitaba e Wenceslau Guimarães.

 

Por fim, o anexo 3 lista 18 cidades: Apuarema, Caravelas, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Gandu, Ibotirama, Ilhéus, Itapetinga, Jacobina, Luís Eduardo Magalhães, Nova Ibiá, Porto Seguro, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Ubatã, Uma e Vera Cruz.

 

As medidas

 

Grupo de Paulo Afonso (1) – O toque de recolher está determinado das 18h às 05h, a partir da 0h da próxima segunda-feira (13) até as 24h do dia 19 de julho, para os municípios dos anexos 1 e 2 onde está Paulo Afonso, em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais. A circulação noturna estará liberada apenas para ida a serviços de saúde ou farmácia, ou ainda em situações em que fique comprovada a urgência.

 

2 – Nos municípios que integram o anexo 2, também entre 13 e 19 de julho, está autorizado entre 5h e 16h apenas o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

 

3 – O decreto também ratifica as medidas adotadas pelos Municípios que integram o anexo 3, na forma dos respectivos Decretos Municipais.

 

4 – A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) apoiará as medidas necessárias adotadas pelos Municípios, em conjunto com a Guarda Municipal.

 

5 – Os órgãos especiais vinculados à Secretaria da Segurança Pública observarão a incidência dos arts. 268 e 330 do Código Penal, nos casos de descumprimento do quanto disposto neste Decreto.

 

Alinhamento com Municípios

 

O governador explica que após três dias de reuniões foi possível ter um diagnóstico mais preciso das dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais, bem como pactuar o conjunto de medidas aprovado de forma unânime. “Estaremos com as medidas de restrição de circulação à noite para evitar, por exemplo, que muitos jovens se reúnam para beber em festas e encontros. Os prefeitos têm relatado muita dificuldade com essa situação que ajuda no aumento da contaminação. Também iremos aumentar a testagem das pessoas nestes municípios. Além disso, iremos adotar maior rigor na fiscalização para que os contaminados não saiam de casa”, assegurou o governador.

 

Rui pontuou que pessoas com diagnóstico positivo para o novo coronavírus não têm respeitado os decretos já publicados e tampouco seguem as orientações das equipes de saúde. “Se for o caso, orientaremos que seja realizada denúncia à polícia e ao Ministério Público para providências junto ao juiz local. Todas as medidas nesse sentido serão para que quem estiver contaminado não saia de casa”, acrescenta.

 

Rui ainda ressaltou que todas as novas medidas foram acordadas com os gestores municipais. “O estado só estabelece tais medidas porque houve concordância plena dos prefeitos. Esse tem sido o padrão desde o início da pandemia. Só aplicamos um novo protocolo com 100% de concordância”.

 

Toque de recolher na RMS e outras regiões

 

Está publicado, também no DOE deste sábado (11), decreto que prorroga a suspensão da circulação noturna em municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), e inclui outras cidades na medida restritiva. Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, que fazem parte da RMS, além de Conde e Terra Nova, terão toque de recolher, entre 18h e 5h, até 19 de julho.

 

O decreto estadual, que está em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais, também restringe o funcionamento do comércio. Fica autorizado, das 5h às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários à manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.




 



36 pensamentos em “Rui Costa decreta toque de recolher em Paulo Afonso, a partir de segunda (13) das 18h às 05h”

    1. Afinal, será que vai resolver toque de recolher, se a maior circulação de pessoas é durante o dia e os “idosos” que são do grupo de “risco” estão nos supermercados e outros ambientes circulando.
      Fico imaginando se fosse o presidente que decretasse toque de recolher, iriam dizer que era ditador e tal.

  1. Vamos falar a verdade! O Governo do estado fez uma intervenção em Paulo Afonso!

    Diante da falta de responsabilidade e de definição de critérios para enfrentar a pandemia por parte da prefeitura municipal de Paulo Afonso, os números da doença em nossa cidade vem subindo diariamente e não restou outra alternativa ao Governador senão fazer o que o Prefeito não teve coragem.

    Aqui em Paulo Afonso, está predominando o interesse político e econômico nas decisões do prefeito Luiz de Deus, o que aliás, custou a cadeira do secretário de saúde, e o Governador Rui Costa, ao contrário dessas autoridades, não será omisso e determinou toque de recolher em nossa cidade. A partir de segunda feira das 18 horas as 05 horas da manhã do dia seguinte está proibida a circulação de pessoas pela cidade. Apenas poderão circular aqueles que atuam em serviços de saúde, farmácia ou que estejam atendendo situação de emergência. A medida vai vigorar até o dia 19/07, mas poderá ser prorrogada a depender de como vão se comportar os números de casos da COVID-19.

    1. Concordo com você. É triste a economia está acima da vida e saúde da população. Que a maioria das pessoas não esqueçam disso e der a resposta nas próximas eleições. Que Deus nos proteja e a justiça dele não falhará.

  2. PT: partido corrupto, COMUNISTA . Nos estamos é lascado na mão desses políticos, quando vc perder seu emprego coisa que não vai demorar, talvez nas próximas eleições você pense em quem vá eleger. Um político que administre as verbas públicas ou um que queira administrar TUDO até sua vida.

    1. Um emprego se perder depois vc correr atrás de outro. Vai se virando com picos, auxílio do governo ou ajudará de familiares. Mas a vida se você perder já era, pois só temos uma. Espero que você não aprenda isso antes que seja tarde de mais para vc e seus familiares

        1. Subestima a doença, que os anos de vida que ainda pode aproveitar com saúde diminuem. Morreu já era. Não existirá outra vida. De repente pode estar no seu óbito “COVID 19. Vai lá herói, mete as caras.

  3. Faltou luz 2 vezes ontem em Paulo Afonso as 20 e as 2030hs se ocorrer denovo, não vou respeitar esta merda e vou desacatar qualquer que vier me recolher
    Se faltar internet,, vou desacatar quem vier me recolher….

  4. A que ponto o Sr chegou em prefeito. Ter que receber rela e intervenção de um politicuzinho forreca e de quinta categoria como esse Rui Costa. Tantos anos na política influenciando os rumos da nossa região e não aprendeu nada. Tantos anos alinhado com políticos de maior representatividade e agora tendo que baixar a cabeça pra esse novato sem vivência. É triste o seu fim de carreira política! Tome as rédeas da situação Dr Luiz! Sua caminhada política foi melhor que isso…

    1. Se candidate a Prefeito, e carregue a cidade nas costas, pois você será o Gestor Municipal, a responsabilidade será sua. Agora se deixar de fazer uma coisa que a população esteja querendo, nem que seja UMA COISA SÓ, você verá “as pedradas” que tu vai levar todos os dias. O povo pode cobrar, mas que seja com responsabilidade, e honestidade. MAS infelizmente na prática não é assim, infelizmente.

  5. É ridículo. Os horários de pico .Não é a noite que estamos nos infectando, é durantes a manhã que é a circulação normal da atividade Econômica. Ou enfrenta isso, ou toque de recolher de madrugada não resolve.

  6. Já deveria Aparti de hoje dia 11 depois que o povo fazerem as festinha do final de semana , se for fechar o comércio fechar os supermercados,e a onde está o fluxo de pessoas, nas lojas do comércio e tranquilo, ninguém é cego pra não pra não ver isso… e o povo perneia mesmo a noite na rua… principalmente hoje e amanhã!!

  7. Essa é mais um disparate dos governantes baiano e Pauloafonsinos, por acaso o vírus tem hora pra se recolher? Ele dorme durante o dia e a noite sai procurando vítima? É isso? Homem pelo o amor de Deus nos dê paciência!!! Uffa quanta imbecilidade! Já tá mais do que provado que esse tipo de atitude não serve pra NADA!!!!

  8. O que adianta os comércio durante o dia todo aberto um monte de aglomeração… teria que fechar o comércio e Ordem de recolher o dia todo.. pelo menos umas três semanas para ver se esse número para de crescer

  9. O risco maior, obviamente é durante o dia
    A noite, restringe onde houver aglomeração pública
    Agora, por exemplo, uma pessoa precisa está na residência de alguém por necessidade e depois retornar a sua residência para dormir, ser nesse caso, impedido!não dá pra entender isso

  10. Petrolina-Pe, Juazeiro-Ba, cadê que o governo da Bahia interveio em Juazeiro, se fechar em Juazeiro o povo vai para Petrolina, se fechar Petrolina o povo vai para Juazeiro, a BR que passa pela ponte é Federal e os governos de estado não tem autonomia.
    Aqui na cidade do faz de conta, como não tem gestor a altura do povo, tem somente os a prevaricar, o governo do estado interveio.

  11. Estão testando o povo.Logo será implantado o regime comunista no Brasil onde todos serão escravos desses comunistas desgraçados.Usaram a pandemia para colocar o plano em ação.Só Deus para nos salvar.Comunistas desgraçados voçes vão queimar no fogo do inferno.

  12. Eu não sou Petista, e de nenhum partido, apenas observo, questiono, e possivelmente cobro como cidadão. Mas veja bem, já faz anos que o antigo partido saiu, e o povo fica na ilusão de que a culpa é do PT, eu hein. Se atualmente alguma coisa está acontecendo culpe o atual, e cobre melhoras. Num vão em conversa de ativistas, ou revolucionários, ou mídias e tal. Caso nada mude e o país esteja na merda, e a economia estiver fraca, a incompetência é do atual que está no poder. Se atualizem minha gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.