29 de março de 2024

Redação nota 1000 do Enem na Bahia cita Globo, Chaplin e nazismo; leia na íntegra

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM CORREIO DA BAHIA

(Clique em cima da imagem para ampliar e ler o rascunho da redação nota 1000 escrita por João Pedro). Foto: Acervo pessoal.



 

 

Nascido em Vitória da Conquista, na Bahia, o estudante baiano João Pedro Silva Bonfim tem um orgulho para colocar no currículo. Na Bahia, dos 395.437 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 somente ele conseguiu obter nota 1000 na prova de redação. No resto do país, apenas outros 52 estudantes obtiveram essa nota dos quase 5 milhões de candidatos que se inscreveram no exame.

 

Minas Gerais foi a unidade federativa com mais estudantes com notas 1000, 13 ao total – dos quais 10 foram mulheres.Ao total, 16 estados tiveram estudantes com a nota máxima na redação. Do Nordeste, apenas Sergipe e Maranhão não tiveram representantes na lista. O Ceará e Rio Grande do Norte lideram o ranking regional com seis alunos.

 

Morador de Vitória da Conquista, sudoeste do estado, o jovem de 19 anos é um amante das letras, sobretudo da gramática, e sonha em ser médico. Por isso, sua vida tem sido dedicada aos estudos, com maior foco na Redação e nas Ciências Naturais.

 

No Enem, a nota da média geral de João Pedro foi de 755, que pode subir ou diminuir na busca por uma vaga em curso de Medicina em instituições de todo o país, já que o peso das notas varia de acordo com os critérios utilizados por cada instituição de ensino.

 

“Estou esperançoso de conseguir uma vaga, mas vai depender desses critérios”, comentou João Pedro, que no momento está focado nas provas do vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), nos próximos dias 2 e 3 de fevereiro.

 

“Com o curso de redação, onde fiquei de fevereiro a dezembro, fiz textos uma vez por semana e, antes disso, fazia pesquisas variadas sobre o tema, com opiniões às vezes até contrárias, de modo que me favorecia a uma compreensão melhor”, contou.

 

(Acervo pessoal)

Mas nada de exagero: “Faço no máximo uma redação por semana. Tem gente que faz de três a quatro, não acho que dá certo. Prefiro focar na qualidade que na quantidade de redações. Melhor pesquisar mais sobre o tema e, depois, escrever”.

 

‘Caiu como uma luva’, diz baiano nota 1000 no Enem sobre filme de Chaplin

 

Após fazer a introdução da sua dissertação falando que o cinema surgiu como entretenimento e arte, João Pedro citou o filme “O Grande Ditador” (1940), de Charles Chaplin, e, depois, o documentário “A Guerra no Brasil” (2017), do jornal O Globo, para exemplificar o cinema como meio disseminador de informações e formador de opinião.

 

A produção de Chaplin, inclusive, é um dos três filmes que serão cobrados no vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), cujas provas serão aplicadas nos próximos dias 2 e 3 de fevereiro. O estudante será um dos candidatos e tentará vaga no curso de Medicina.

 

Como já conhece a obra de Chaplin, João Pedro disse que “o filme caiu como uma luva” na hora de fazer a redação nota 1000. “Pensei em citar na parte onde falei que os filmes conscientizam as pessoas, porque [O Grande Ditador] fala de preconceito e de ditadura, o filme mostrava o antissemitismo [contra os judeus]”.

 

“É um assunto muito atual, as pessoas discutem preconceito de etnia, de cor, orientação sexual, e essa parte da ditatura. O filme tinha material suficiente para eu dizer a importância deles na conscientização das pessoas e para formar opinião nesses assuntos mais polêmicos e complicados”.

 

Na época do Enem fazia um ano das eleições para presidente, que ficou marcada também pela atuação de grupos que defendiam a volta da ditadura e medidas mais autoritárias e antidemocráticas. “E esse filme consegue conscientizar as pessoas dos perigos de um governo antidemocrático”, declarou João Pedro.

 

Na análise do estudante, o documentário do jornal O Globo sobre segurança pública no Brasil “traz dados relevantes sobre a violência no país e captura a atenção dos espectadores devido à dramaticidade das cenas”. “Dessa maneira, os documentários conseguem unir a beleza da arte à transmissão de informações”, ele escreveu.

 

No Enem de 2019, o tema da Redação foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, com trechos de textos de apoio, como do artigo “O que é cinema”, de Jean-Claude Bernardet; do texto “O filme e a representação do real”, de C.F.Gutfreind; e ainda do infográfico do periódico “Meio e a Mensagem” sobre o percentual de brasileiros que frequentam salas de cinema, e trecho do texto “Cinema perto de você”, da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

 

Leia a reprodução da folha de rascunho da redação. O texto pode ter sido modificado na folha definitiva da prova.

 

O cinema surgiu como um mecanismo de registro de momentos e tinha um cunho científico, mas, pouco antes do início do século XX, foi apresentado ao mundo como uma arte, além de ser um entretenimento e, ao longo dos anos, ganhou forte repercussão internacional. Foram representados em vídeo personagens famosos, como Mickey Mouse, o Batman, o Superman, entre outros, que conseguiram grande sucesso ao redor do mundo. Apesar disso, o cinema evoluiu e hoje não é apenas uma forma de diversão para as massas, mas também um meio que expõe visões de mundo e consegue formar opiniões de grande valor. Assim, devido aos seus muitos benefícios, é imprescindível que seja democratizado o acesso ao cinema no Brasil.

O cinema cumpre um importante papel de conscientizar as pessoas. O filme “O grande ditador”, de Charles Chapllin, por exemplo, traz consciência a respeito do preconceito contra os judeus, pois retrata a Alemanha por volta de 1940, época em que era dominada por um regime nazista, o qual pregava o antisemitismo.

Esse filme também apresenta um contexto que se assemelha ao cenário político atual no Brasil, já que retrata a opressão de um governo ditatorial, fenômeno cujo conhecimento é muito importante na contemporaneidade, uma vez que grupos que defendem o autoritarismo e outras medidas antidemocráticas têm surgido e ganhado espaço no território nacional. Desse modo, os filmes têm grande peso na conscientização do povo brasileiro acerca de problemas, como o preconceito e ameaça à democracia.

Além disso, a sétima arte, como é chamada o cinema, funciona como uma importante fonte de informações. Os documentários, filmes que, como sugere o nome, documentam períodos, acontecimentos históricos e contextos geopolíticos são de extrema importância para a construção de opiniões por parte dos brasileiros. O documentário “Brasil, um país violento”, da Rede Globo, como exemplo, traz dados relevantes sobre a violência no país e captura a atenção dos espectadores devido à dramaticidade das cenas. Dessa maneira, os documentários conseguem unir a beleza da arte à transmissão de informação; são, pois, indispensáveis à nação brasileira, haja vista que contribuem sobremodo para a formação do pensamento crítico nacional.

Portanto, em vista da grande relevância que essa arte possui, o governo brasileiro e os shoppings (locais onde os filmes em sua maioria são exibidos), em parceria, devem fornecer universal e democraticamente, cinemas aos brasileiros, principalmente nas zonas rurais, nas tribos indígenas, que queiram acesso aos filmes, nas periferias das cidades e nas favelas, visto que essas áreas foram, historicamente, deixadas à margem da sociedade durante muitas décadas. Tal ação deve ser feita por meio do estabelecimento de salas de cinema próximas a esses lugares. Essas salas, por sua vez, precisarão ter seus ingressos parcialmente custeados pelo governo, de modo a baratear o acesso dos mais pobres às obras cinematográficas. Isso será realizado para que, como consequência, todos os habitantes da nação, ricos ou pobres, tenham acesso digno a essa tão importante forma de arte. Ao fazer isso, o Brasil conseguirá, por fim, democratizar o acesso aos filmes.

Na Redação, cujo rascunho foi cedido com exclusividade ao CORREIO, João Pedro fez uma abordagem histórica do surgimento do cinema como entretenimento e arte, e destacou que, com o passar dos anos, virou também uma importante plataforma para disseminar informações e formar opinião.

João Pedro possui um ritmo de estudos intenso e dedica a maior parte do tempo aos assuntos de Redação, Biologia, Química e Física – as outras disciplinas, sobretudo de Ciências Humanas, consegue absorver com mais facilidade, mesmo sem tanto empenho.

A dedicação às disciplinas que gosta é tanta, que ele resolveu fazer cursos específicos. Por isso, conseguir a nota máxima na Redação foi consequência de muita pesquisa sobre atualidades e assuntos variados.

João Pedro também teve boa formação dos ensinos Fundamental e Médio, ambos cursados no Colégio Sacramentinas – um dos mais conceituados da rede privada de Vitória da Conquista.

 

Estudante de Vitória da Conquista obteve nota máxima no exame. Foto: Divulgação.



 









WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 10

  1. Soraya says:

    Arrasou principalmente nessa parte ” o filme se assemelha a cenário politico atual no Brasil, já que retrata a opressão de um governo ditatorial” ou seja, o governo Bolsonaro. Parabéns !!!

    • Pesquisador says:

      Infelizmente não arrasou, não têm noção nenhuma do que é um cenário nazista. Filmes para melhorar o contexto: ” A lista de shindler, “Campos de Concentração Nazistas”, e um pequeno documentário: A Trajetória do Genocídio Nazista. Aí sim, verás o que um parte do nazismo.

    • pedro says:

      Quantos anos você tem Soraya.
      Se for jovem infelizmente não tem como dar esse opinião,
      Lembre-se que a maioria escolheu Bolsonaro
      E ainda votando em uma urna eletrônica fabricada na Venezuela.
      Saudade do colégio João Bosco
      Colégio São Luiz
      Polivalente
      Quando cantávamos o hino nacional Do Brasil antes das aulas.

      • Dennis says:

        Hitler também foi escolhido pela maioria

      • Soraya says:

        Pois vc era excessão, porque naquela época as pessoas odiavam cantar o hino e hastear a bandeira, perdia-se muito tempo e ainda contava uma história distorcida do Brasil, na visão eurocêntrica. Um Porre ! Kkkkk

    • luli says:

      Governo “ditatorial” é na. Venezuela,Coréia do Norte,Cuba….Vá morar lá pra ver se você consegue sobreviver,se o socialismo é melhor pq VC não mora nesses países?
      Onde o socialismo predomina são anos de atraso no país ,veja a União Sovietica,cadê que a Ucrânia aceita o socialismo lá?kkkkEu hein, tem país que é proibido o Socialismo pq sabem o atraso de vida que o mesmo causa.Fome ,miséria …todos são iguais e iguais na pobreza.

      • Soraya says:

        Lilli só fala em Socialismo, alguém mencionou ? Não lembro. A maioria também apoiava Hitler veja no que deu. Maioria não significa que votar certo. Abraço !

      • Alan says:

        Sempre que alguém tece uma crítica, os bolsonaristas mencionam venezuela, cuba e etc. Eles acham que criticar significa apoiar regimes ditatoriais de esquerda, ou mesmo ser de esquerda. Não são capazaes de distinguir elementos de autoritarismo no atual governo, nem se pintar. Soraya vc está certíssima !

  2. O fisico says:

    Que nada! Estudou, se esforçou, acreditou, fez a prova e passou bonito. PARABENS! Agora deixem o menino estudar….

  3. Dennis says:

    As idéias socialistas são essenciais, tanto que ajudaram a construir a base filosófica de uma parte dos diteitos humanos, agora o comunismo não sei se existiu de fato, para existir é preciso eliminar a propriedade privada. Um abraço a todos e vão estudar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!