28 de março de 2024

Rádio Cultura de Paulo Afonso completa hoje, 38 anos!

Por

Texto de Antônio Galdino atualizado para este dia 8/12/2016

img_20151019_150001866-1

 

Dia 8 de dezembro, como faz todos os anos, a Rádio Cultura de Paulo Afonso AM e FM, abre seus estúdios e microfones para receber o carinho dos pauloafonsinos, moradores da região e internautas com palavras e mensagens de afeto. Hoje, ao completar 37 anos não será diferente, a emissora vai receber o povo.

 

A criação de uma emissora de rádio em Paulo Afonso era sonho antigo de Antônio José Diniz, que trabalhava há anos no ramo de comércio e representação de revistas e livros na sua empresa chamada Distribuidora Sedução.

 

Para dar vida ao seu sonho Diniz visitou dezenas de emissoras de rádio na região. Ao todo foram 27. Em todas elas, diz o radialista, sempre foi muito bem recebido, “como na Rádio Gazeta de Alagoas, considerada na época uma referência em radiodifusão no Nordeste, quando tive oportunidade de conhecer os Collor de Melo, Fernando que veio a ser presidente da República, foi cassado e hoje retorna como Senador pelo Estado de Alagoas e seu irmão, Pedro Collor”.

 

Mas foi na 27ª visita, feira à Rádio Juazeiro, quando conheci Osvaldo Benevides que praticamente nasceu a Rádio Cultura de Paulo Afonso”, diz Diniz. “Foi através de Benevides que conheci o Dr. Eric Schmidt Andrade, influente engenheiro eletrônico com livre trânsito no Ministério das Comunicações, dirigido na época pelo Ministro Euclides Quandt de Oliveira. Ele fazia projetos de radiodifusão e era muito respeitado na Ministério e no Dentel”.

 

3886Diniz afirma que Benevides, vendo sua determinação na busca de conseguir realizar esse sonho, lhe disse: “Você vai ser dono de uma emissora”.

 

O projeto encaminhado ao Dr. Andrade nominava a emissora de Rádio Sedução, mesmo nome da distribuidora de livros e revistas, mas esse nome não foi aceito. Fiz então uma pesquisa popular e o nome sugerido pela maioria das pessoas ouvidas foi Rádio Cultura”, diz Antônio Diniz.

 

Conseguir a realização do sonho ainda estava muito difícil, diz o radialista. A primeira grande barreira foi colocar Paulo Afonso no Plano Nacional de Radiodifusão, conseguido por Dr. Andrade. Depois, enfrentar a concorrência de um grupo formado por Dr. Hans Adelseck, conceituado engenheiro eletrônico da Chesf, Gerson Albuquerque (Campeão), Nilson Brandão e Antônio Bernardo, com o seu projeto da Rádio Tropical. Cheguei a desanimar”.

 

Emocionado, Diniz lembra de um telefonema que recebeu do Dr. Andrade. “Era um sábado, quase 11 horas da manhã, do mês de junho de 1977 e eu até estranhei porque o Dr. Andrade nunca ligava. Ele perguntou se eu estava de pé e que me sentasse e me deu a notícia: ‘Você é o mais novo radiodifusor do Brasil. Seu projeto foi aprovado e está no Diário Oficial’. “Foi um impacto emocionante. Vibrei muito. Lembro que reuni as pessoas mais próximas e corri para o Royal Drinks para uma comemoração. Paguei bebida pra todo mundo. Uma imensa alegria”.

 

Mas a concessão não era tudo. “Tinha a concessão na mão e nenhum dinheiro no bolso. E em dois anos a rádio tinha de estar no ar ou eu perdia a concessão. Comecei a negociar com as distribuidoras de revistas e com a Olivetti, da qual eu era representante na região e fui investindo em equipamentos.

 

xccc“Formei uma equipe e começamos a visitar rádios na região para conhecer grade de programação, equipamentos, profissionais. Dentre as rádios visitadas estava a Rádio Novo Nordeste de Arapiraca, que nos deu grande apoio.”

 

No final de outubro de 1978, menos de um ano de meio desde a concessão, a Rádio Cultura AM entrou no ar para um período de experiência”. Nesse dia, lembra Diniz, “colocamos para rodar a música Paulo Afonso, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, pelo menos 60 vezes, uma atrás da outra, para marcar mesmo este outro lindo hino de Paulo Afonso, a cidade e a Rádio Cultura, que chegava”.

 

A primeira voz a entrar no ar foi a do locutor Djalma Nobre, que anunciava a chegada da Rádio Cultura. Nunca vou esquecer também de uma frase dita pelo saudoso Nicolson Machado Chaves, outro apaixonado por Paulo Afonso que disse: “Paulo Afonso agora tem voz”.

 

Em 8 de dezembro de 1978 – Dia de Nossa Senhora da Conceição, a Rádio Cultura entrou no ar comercialmente, com as bênçãos do Bispo D. Jackson Berenguer Prado, primeiro bispo de Paulo Afonso”.

 

Tempos depois da Rádio Cultura AM ganhou uma irmã, a Cultura FM e juntas formam a Rede Cultura de Paulo Afonso.

 
O que me alegra é que a voz de Paulo Afonso ultrapassou fronteiras, invadiu outros Estados nordestinos e agora, com as Rádio Cultura AM e FM na internet, estamos em todo o universo, em todo o mundo”.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 6

  1. Coroaarretado says:

    Parabéns a rádio Cultura de Paulo Afonso. Que da oportunidade a população de reclamar e cobrar das autoridades melhorias para nossa cidade.

  2. Antônio Galdino da Silva - Diretor do jornal Folha Sertaneja says:

    Pois é… como o tempo voa. Parece que foi ontem quando se pensava nos slogan – Rádio Cultura de Paulo Afonso – a frequência inteligente. Quando ali estávamos, ajudando, ao lado de Nilson Brandão, fazendo a programação, apresentando o programa Show Demais, todas as manhãs, depois apresentado pelo excelente músico Altair Leonardo… Velhos tempos…
    38 anos depois, cumprimento o diretor/proprietário, Antônio José Diniz e sua atual equipe e formulo votos de continuado sucesso.
    Parabéns pela longa e vitoriosa caminhada.

  3. Edmir Cabral says:

    Temperamental, explosivo às vezes, teimoso e por aí vai. Agora ninguém consegue lhe usurpar o espírito empreendedor a vontade de avançar e vencer, ele enxerga onde ás vezes nada vemos como coerente ou permissível. Com este espírito valente ele lançou não apenas o nome da nossa cidade, como também os valores da terra. Acompanhei o desenvolvimento da Rádio desde os primórdios, de Djalma Nobre, Assis Diniz, Carlos Nascimento, Nilson Brandão, J. Bezerra, Geraldo Nascimento, Humberto Guerrera, Tony Cezar, Nilson Nunes, Djacir Oliveira, Altair Leonardo, Trovão, Donizete Nascimento, meu amigo Hélio Remígio e seu filho Hélio Junior, Ozildo Alves, tantos, tantos
    Devemos nos honrar por fazer parte da história radiofônica de Paulo Afonso, mesmo sendo apenas ouvintes(referencial da qualidade) Parabéns e vida longa pra você Antônio José Diniz!

  4. juracy pintor says:

    Eu ouvinte desde do inicio dessa radio não palavras pra agradecer a Deus e a vc Diniz que com tanto tanto trabalho conseguiu da nome e voz a cidade parabéns a radio cultura de paulo afonso sucesso sempre

  5. Aercio Angelo says:

    Parabéns, Diniz, pelo seu empreendedorismo e amor a essa terra

  6. LUCAS SANTOS says:

    PARABÉNS GRANDE EMPREENDEDOR DINIZ. A RÁDIO CULTURA FAZ HISTÓRIA EM NOSSA CIDADE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!