29 de março de 2024

Procurador e secretário de Saúde de Paulo Afonso participam de audiência pública sobre HNAS

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM ASCOM/PMPA




 

O secretário de Saúde, Adonel Júnior, juntamente com o Procurador do município, Igor Montalvão, participam nesta quinta-feira (29), da audiência pública na Câmara dos Vereadores de Paulo Afonso para tratar sobre a Transição da Gestão do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS).

A administração do HNAS acontece desde janeiro deste ano pela Prefeitura que busca ideias para a melhor solução de administração da unidade hospitalar para que a população do munícipio e região não seja prejudicada com a falta de atendimento.

“Nós, enquanto Prefeitura estamos buscando a melhor solução para este problema. O munícipio vem sofrendo para custear integralmente o HNAS, e em virtude disso, buscamos por várias vezes o auxílio tripartite do Governo Estadual e Federal para o custeio das despesas”, frisou o procurador do município, Igor Montalvão.

Firmado por Termo de Ajuste de Conduta, a gestãodo HNAS deveria acontecer de forma tripartite entre federação, estado e município, já que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) encerrou seu ciclo de administração da unidade hospitalar, entretanto, o valor a ser custeado pela Prefeitura de Paulo Afonso se torna inviável aos cofres públicos, em especial nesse momento de pandemia aliado com o déficit na arrecadação municipal.

Em reunião anteriormente com o governador, Rui Costa e o secretário de saúde, Fábio Villas Boas para tratar a gestão do hospital, o prefeito Luiz de Deus requereu medidas a curto prazo para o custeio orçamentário do HNAS. Na oportunidade, o governador, apresentou o sistema de gestão participativa, já utilizada pelo governo estadual em unidades hospitalares.




 

Ainda de acordo com o procurador, foi protocolado na Câmara dos Vereadores o Projeto de Lei que autoriza o munícipio a firmar contrato de gestão e terceirizar a administração do HNAS via gestão de Organização Social (OS). “Essa é uma solução a curto prazo, onde a Prefeitura está lutando arduamente para conseguir um repasse maior pelo Estado ou União”, frisou o procurador.

Apesar das dificuldades para custear o Hospital Nair Alves de Souza, a Prefeitura até o presente momento não se esquivou da responsabilidade de gerir e custear a unidade presta serviço aos pauloafonsinos e os milhares de cidadãos dos munícipios circunvizinhos.

 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!