Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Mesmo com sinal verde em um dos semáforos motoristas tiveram que esperar mais um pouquinho para seguir caminho (www.pa4.com.br)
Mesmo com sinal verde em um dos semáforos condutores tiveram que esperar mais um pouquinho para seguir caminho (www.pa4.com.br)

Ainda é cedo para ter esperanças, se com os transtornos causados nesta manhã, com o teste dos semáforos na rotatória do PCTRAN, que dá acesso à saída de Paulo Afonso, a prefeitura, melhor dizendo, o gestor municipal, vai parar um minuto para pensar que a cidade cresceu, particularmente o trânsito, e dispensa soluções simples para um problema complexo, tem-se aqui, sem exagero, quase um veículo por habitante.

 

Então, pensa-se em radares, está ok, pensa-se em semáforos, está bem – mas ninguém senta para discutir o conjunto da obra. ″Nós estávamos parados esperando a nossa vez, em vinte minutos sem avançar em nada, e quando o sinal finalmente abriu o guarda nos pediu para pararmos, ficamos sem entender″, disse um condutor.

 

Estavam o secretário de serviços públicos, Paulo Mergulhão, guardas, polícia, e uma infinidade de carros e motos que não conseguiam se mover. Um vexame que transparece a falta de planejamento. O teste dos semáforos numa rotatória minúscula deu zebra, e precisou ser abortado com urgência para evitar que a cidade parasse.  No entanto, nas horas em que as novidades da prefeitura permaneceram ligadas a confusão foi grande.

 

15139597_1046586798785098_1018549772_n

 

É certo que se a prefeitura não se mexer chegará a um ponto em que ninguém vai conseguir circular nas ruas de Paulo Afonso, exceto nos fins de semana e nos feriados. Mas a coisa toda demanda coragem. Por exemplo, é mais fácil colocar semáforos do que disciplinar o uso dos estacionamentos no comércio, na feira grande, nas vias…

 

″A gente passa de manhã e tem um carro que por lá fica o dia todo. E ninguém mais tem o direito de colocar o seu, são os donos do pedaço″, diz um condutor inconformado. É melhor não comentar sobre os carros estacionados nas vias duplas, nos dois lados, para variar, que impedem a circulação de quem precisa passar por elas.

 

15036370_1104752299642772_3175566382001660958_n-768x432

 

Também é certo que os guardas de trânsito precisam de uma coordenação que os façam presentes nos espaços mais críticos a fim de facilitar o fluxo, contudo, eis aí um problema que é mais fácil ver pé de cobra. Enfim, a gestão do trânsito é um problema da prefeitura que dispõe das leis, dos recursos e em última análise, da lógica para resolvê-lo. Dessa vez não deu, vamos esperar que as mentes brilhantes da secretaria de serviços públicos achem uma solução imediata só para entrar e sair da cidade, e já seria bom.

 

Leitores do portal pa4.com.br se manifestaram. Veja a opinião de um deles:

 

OZILDOALVES.COM.BR - CONTATO
Mensagem enviada através do site em 17/11/2016 - 11h3m
=============================================================

Nome: Eduardo
E-mail: [email protected]

Mensagem: Bom dia. Gostaria que se possível, abordassem o caos que ficou hoje na rotatória da ponte por conta do exagero de semáforos instalados. Passei mais de 23minutos para sair do mesmo. Esta muito errado colocar um semáforo na saída da ponte e outro no contorno da rotatória, isso gerou um tumulto sem tamanho hoje. E o que acontece com minha filha, que pega de 7h no colégio? Vai chegar atrasada todos os dias, pq isso vai acontecer todos os dias. Ridicula essa metodologia de colocar 2 semáforos tão próximos para quem vem do mesmo sentido. Temos que reclamar sobre isso, pq se n vai virar um inferno para quem mora do outro lado da cidade, como eu, que trabalho, minha esposa, que trabalha e minha filha que estuda. Todos vamos sempre chegar atrasados por conta dessa logistica maluca. Deixo meu relato e espero que mais pessoas possam fazer o mesmo enquanto ainda é cedo pra isso. Obrigado.

 

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

29 respostas

  1. Interessante, alguns nao concordam com os semáforos. Para o trânsito fluir melhor na rotatória e todos repeitar a vez de cada um passar, ninguém olha que os outros carros quando vem em sentido contrário evadir a passagemdo outro, ficar quase no meio da pista que não dar para passar o carro, eu mesma por diversar vezes já perdi a conta de quase bater em carro ou moto. Tu bem que se precisa de planejamento para se colocar uns semafaros na rotatório. Mas também os motorista de Paulo Afonso devem ser reeducados e respeitar a vez de cada uma motorista. O problema não é só na rotatória, mas também na entrada do pecetran principalmente de manhã, os motorista sempre querem passar na sua frente nunca respeitam e esperam a sua vez, pois só tem uma entrada. Infelizmente o trânsitode nossa cidade tem muito o que melhorar. principalmente começando reeducando alguns motorista.

  2. Interessante, alguns nao concordam com os semáforos. Para o trânsito fluir melhor na rotatória e todos repeitar a vez de cada um passar, ninguém olha que os outros carros quando vem em sentido contrário evadir a passagemdo outro, ficar quase no meio da pista que não dar para passar o carro, eu mesma por diversar vezes já perdi a conta de quase bater em carro ou moto. Tu bem que se precisa de planejamento para se colocar uns semafaros na rotatório. Mas também os motorista de Paulo Afonso devem ser reeducados e respeitar a vez de cada uma motorista. O problema não é só na rotatória, mas também na entrada do pecetran principalmente de manhã, os motorista sempre querem passar na sua frente nunca respeitam e esperam a sua vez, pois só tem uma entrada. Infelizmente o trânsitode nossa cidade tem muito o que melhorar. principalmente começando reeducando alguns motorista.

    1. Verdade, aquele perto do Restaurante Popular ninguém respeita.
      Quase ninguém.
      Eu respeito, sempre andei em capitais e em Cidades mais desenvolvidas, como Juiz de Fora, ou aprende a respeitar ou é punido.

  3. Ficou difícil com aqueles semáforos, precisamos de soluções mais essa idéia não resultou melhoras geralmente estou passando por ali 7 :00 hrs quando fui liberado era 7:23, tenho umaVAN ESCOLAR e infelizmente os alunos q/:transporto chegarão atrasados.Paulo Afonso tem muito motorista experientes mais tbm tem muitos q/ precisão ser reciclados pq não estão acostumados c/ tumultos no trânsito nem c/ congestionamento, ai querem meter a cara de todo geito.O transito de Paulo Afonso está precisando de mais pessoas Educadas e experientes, não estou generalizando mais tem muitos sem experiência e sem educação para enfrentar o trânsito.

    1. Ótima ideia! O broblema é, se o engenheiro não teve capacitação pra uns simples semáforos, imagine aí se dá pra confiar no profissional que faria o projeto do viaduto… ai, deu até medo…

  4. Eu passo pela rotatória várias vezes ao dia para ir e retornar do trabalho e o trânsito por lá sempre fluiu normalmente, sem entraves. Porém, com as instalações dos semáforos nessa rotatória o trânsito simplesmente travou, parou mesmo, a ponto dos automóveis e ônibus formarem grandes filas nos dois sentidos. Sinceramente, nunca vi em lugar nenhum a instalação de semáforos em rotatórias. Além do que, quem teve a ideia de colocar os semáforos lá deveria analisar também as consequencias, pois acredito que os efeitos práticos são mais negativos do que positivos. Ou seja, não custava perguntar a quem mais interessa, ou seja, nós, os usuários constantes dessa rotatória. Inclusive, evitaria gastos desnecessários.

  5. Engarrafamentos, pontos de difícil travessia para pedestres e poluição sonora eram problemas visíveis em um dos trechos mais problemáticos, o cruzamento entre as avenidas Tancredo Neves, Heráclito Rollemberg e Adélia Franco no Distrito Industrial de Aracaju. Ali também havia uma rotatória idêntica à que temos aqui. Por ficar num cruzamento que faz a ligação Norte e Sul, Leste e Oeste, os engarrafamentos eram constantes. Além do mais, fazia ligação com o Terminal Integrado do D.I.A., por onde circulavam milhares de passageiros para os mais diversos pontos da cidade, aumentando o tráfego no local. Para sanar o problema, foi erguido um Viaduto que encanta pela beleza e eficiência.
    Logo após a inauguração, os efeitos da nova obra foram logo sentidos. O trânsito, por vezes lento, ganhou fluidez permitindo que os motoristas cheguem aos seus destinos sem atrasos.
    O desenvolvimento de uma cidade passa, essencialmente, pela eficiência no trânsito de seus automóveis, ainda mais numa obra que seria o cartão de visitas da nossa cidade.
    Paulo Afonso, bem como todos os seus moradores, ganhariam um facilitador do trânsito da região e um marco de sua urbanização e desenvolvimento.

  6. Não precisa ser especialista para saber que em horários de pico os fluxos oriundos da FEIRA e da APOLONIO SALES precisam fluir. Semáforos TRAVAM o fluxo! Solução imediata para rotatória e retornos pequenos com congestionamento é aumento das distâncias dos retornos.
    – Joga o fluxo da feira para Apolonio Sales (fazem o retorno por lá) e deixa livre o fluxo que sai da Apolonio Sales para a ponte. façam o teste!
    – A longo prazo: Cria via alternativa para que sai e entra da cidade.

  7. Povinho que reclama!!! Deixa essa fase de teste passar, depois vocês colocam a boca no trombone. Parem de reclamar, ta difícil agradar esse povo.

  8. Eu acho que esse pessoal que fica falando que o “povo” só sabe reclamar, não passou pela ponte enquanto os semáforos estavam, ligados, devem estar só ouvindo os relatos de muitos. Galerinha, se liga! O transito parou. Muita gente atrasada, pequenas colisões também aconteceram. Aprende: semáforo em rotatória, não existe! Quanto ao primeiro, que fico logo quando sai da ponte e o segundo que fica antes dos veículos entrarem na rotatória, podem até ser, mas os outros não!

    1. Cidadãos, existe sim, semáforos em rotatória, apesar de ser uma polêmica o fluxo de automóveis cresceu, se não quer trânsito parado comprem um avião. Independente de semáforo ou não, nesse trecho o tráfego sempre foi conturbado em horário de pico. Acredito que o semáforo vai ajudar o tráfego de veiculo.

  9. Não sei por onde dirigem esses expertes motoristas de Paulo Afonso, para dizerem: “não existe semáforo em rotatória!”…Existe sim, em muitos lugares. Já vi em Aracaju, Recife, Salvador, São Paulo, etc. O problema de Paulo Afonso é que aqui ninguém que esperar em fila, pior de carro.
    GENTE ACORDA! A cidade cresceu e tem muitos carros. Era para ter transporte público melhor e menos gente metida dirigindo, mas essa é nossa realidade e só se muda isso com EDUCAÇÃO e CONSCIÊNCIA de quem dirige e dos gestores para investirem no que é importante. Tem carro quem pode e quem quer.
    Vejam exemplos de semáforos em rotatórias
    http://g1.globo.com/pr/parana/videos/v/motoristas-aprovam-semaforos-em-rotatorias-de-maringa/2315003/

    1. E pq os agentes de trânsito não ficam no horário de pico , isso sim resolveria grande parte desses transtornos…. Como vc mesmo citou no comentário … São Paulo , recife , Aracaju … Guardas de trânsito trabalham para que o trânsito flua bem … Ao contrário de Paulo Afonso onde que a maioria ficam passeando de carro e etc …

  10. Tem que tirar esses semáforos e colocar guardar de trânsito pra trabalhar nos horários de pico… Isso é feito em todo Brasil e em grandes cidades …. E o erro tbm é de muitos motoristas que nem se quer sabe o que é uma rotatória… Em Paulo Afonso e região tem um monte de carteirao , pense que ligar o carro é saber dirigir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.