1 de agosto de 2021

Prefeitura de Paulo Afonso prorroga fechamento de lojas, bares, restaurantes e igrejas até 3 de maio

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR




 

 

A maior parte do comércio de Paulo Afonso seguirá com as portas fechadas por, pelo menos, mais 10 dias, a partir de 21 de abril, portanto até 3 de maio. Nesta sexta-feira (17), a prefeitura do município publicou no Diário Oficial um decreto que prevê que lojas, bares e restaurantes deverão continuar sem funcionar exceto para serviço de entrega em casa, e no caso das lojas para pagamento de contas. A medida tem como objetivo retardar a propagação do coronavírus.

 

O decreto também mantém a suspensão de clubes, associações de futebol/babas, associações recreativas, academias, boates, casas de espetáculos e casas de eventos/festas; autoescolas; salas de saúde pública e privada bucal/odontológica, exceto aquelas relacionadas ao atendimento de urgências e emergências; atividades turísticas no Parque Belvedere, no Balneário Abelardo Wanderley, Complexos Hidrelétricos, monumento Touro e a Sucuri; Prainha Ayrton Senna, Prainha do Candeeiro, Bico de Pedra, Prainha Principal; atividades de ecoturismo e passeios de catamarã, atividades em templos religiosos, vedada em todo caso a realização de missas, cultos e afins.

 

A suspensão abrange ainda eventos, reuniões e/ou atividades sujeitas a aglomeração de pessoas, sejam elas governamentais, artísticas, esportivas e científicas do setor público e privado; eventos anteriormente autorizados pela Administração Municipal e, ainda, enquanto perdurar a emergência, estará suspensa a emissão de novos alvarás e cancelados aqueles porventura emitidos.

 

O que  vai funcionar

 

Entre os estabelecimentos que continuarão em funcionamento estão: os médicos, hospitalares, unidades de saúde, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos, clínicas de fisioterapia e de vacinação; distribuidoras e revendedoras de gás e água; postos de combustíveis, supermercados, padarias e congêneres; feiras-livres, desde que respeitado o espaçamento mínimo de 2m (dois metros) entre as bancas instaladas.

 

Para as casas funerárias; indústrias relacionadas a serviços essenciais; transportadoras; lojas de material de construção; lojas de autopeças, oficinas mecânicas e borracharias; lojas de materiais de higiene e limpeza com área construída de até 300 m²; venda de peças e manutenção de eletrodomésticos; lojas veterinárias e de insumos agrícolas; lojas de conveniência, vedada o consumo de bebidas e alimentos no interior do estabelecimento e os prestadores de serviços de internet e de telecomunicação poderão manter o funcionamento interno das atividades, vedado o atendimento do cliente no estabelecimento. Há ainda o reforço da disponibilização de máscara e álcool gel para os clientes, entre outras medidas a serem tomadas para evitar a aglomeração e infecção.

 

O decreto explica que nas lojas de material de construção e de conveniência, o horário para o funcionamento será das 8h às 14h, de segunda a quinta-feira. Para as lojas veterinárias, de insumos agrícolas e de material de construção, as primeiras duas horas serão destinadas ao grupo de risco.

 

Lojas abertas só para recebimento de pagamentos

 

As lojas continuarão atendendo somente para o recebimento de pagamento presencial. O documento ressalta que os estabelecimentos funcionarão das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, aplicando diversas medidas de segurança para evitar a aglomeração e somente poderão permitir a circulação, ao mesmo tempo, de até 02 consumidores de forma simultânea no interior do estabelecimento e a presença de no máximo dois empregados, devendo um destes permanecer na porta de entrada organizando a fila com distanciamento de 2,00 m e a recepção dos consumidores.

 

Os estabelecimentos de que trata o presente decreto deverão funcionar com abertura de uma única porta, aberta até a altura máxima de 1,90 m, devendo fixar de forma visível que a abertura é restrita ao pagamento presencial de dívidas dos consumidores, vedado em todo caso a venda de produtos.

 

Veja decreto AQUI

 




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 26

  1. Jorge says:

    Porque nao libera lotericas pra boletos de conta agua luz telefone e outros a lotericas precisa receber dinheiro pra repassa pra pessoas do auxílio emergencial

    • OTÁVIO DE SIQUEIRA LEMOS says:

      O problema do prefeito ´´e com o comercio logista, justamente a classe que mais dá emprego no municipio, aliás, nem tem prefeito e nem vice prefeito, a prefeitura está entregue a um simples secretario que, sem nenhum preparo administrativo dita as regras do jogo, se tivesse nocôes de administraçâo determinaria a abertura do comercio com regras, por exemplo: cada lojista ficaria obrigado a instalar uma pia na calçada da loja com sabão, ficaria mais barato do que fechar a sua loja e aquele que não houvesse condições de fazer tal instalação disponibilizaria alcool Gel e máscararas para aqueles clientes mais desatentos. bem entendido: isso seria tarefa do prefeito mais o de Paulo Afonso sumiu, é bom lembrar que num passado recente os comerciantes unidos derrubaram o prefeito e tá vindo eleições, ja vamos tratar desse assunto.

  2. Paulafosino says:

    É melhor abril é tudooooooo, porque infelinfelismente encontramos muitas pessoas desobedecendo o decreto. Precisa – se é abril as lotéricas e pontos de pagamentos.

  3. Nildo says:

    Ele estar fezendo isso porque o dele ta garantido.

  4. Pellegrino says:

    Ah, entendi, a PMPA vai proibir o ajuntamento de pessoas na Caixa, por exemplo, é isso? E também no restaurante popular? Ah tá …. mas ir nas lojas “pagar” contas pode né?
    Eita Ascopa que tem poder…

  5. Ruth Leal says:

    Manda fiscalização na feira e no domingo na feirinha para organizar o espaço!

  6. Funcionário says:

    Vdd!!!!!!!!!
    Lá específica de segunda a quinta feira, desleixados n se deram o trabalho nem de ler o novo decreto, só repetiram e pronto.

  7. Edinho says:

    Por quer so as lojas de moveis e calcados e roupas nao pode abrir

  8. Edinho says:

    Por quer so as lojas de moveis e calcados e roupas nao pode abrir as portas

  9. O verdadeiro says:

    Isso aí, vamos adotar todas essas medidas para daqui uns dias recebermos infectados e espalhar por toda a cidade, graças a inteligência dos nossos governantes!
    Parabéns!

  10. Josias says:

    Pra nao pegar corona virus e simples, fila da loterica e da caixa economica esses locais sao imunes ao esse virus pessoal!!! Ah e se faltar comida na mesa da sua familia procure nossa querida prefeitura sem duvidas eles resolvera o seu problema!!! Porque o virus esta no no comércio que te sustenta amiguinho, dentro da sua loja. Ah caso voce nao consiga ajuda, procure pessoas que posta #ficaemcasa essas pessoas tem condições ou seja no minimo vai te dar uma cesta básica e so solicitar. Mas acredito que nao sera necessário nao e mesmo a maioria dos pauloafonsinos tem a vida financeira muito boa. #paulo afonso terra da falta de energia e do desemprego.

  11. Antonio Jose says:

    No decreto na folha 6, mostra que nos inciso de VIII a XIII, (lojas de construção, autopeças, conveniências, etc) o atendimento é de segunda a quinta feira. Depois olhem o decreto.

  12. Pauloafonsino says:

    Deveria também banir aglomeração nos bancos não é?? Se é para ser justo que sejamos… A igreja é um local que pode haver revezamento. Agora o banco caixa, Bradesco, Brasil as filas se perdem de vista

  13. Btn says:

    Não causa aglomeração ou vceis e cego ou se faz que não enxerga as filas nos super mercado 1 perto do outro as lotéricas cheias de gente kd os funcionário da prefeitura só serve pra vigia os comerciantes do Centro Rua acima e baixo será que só o comércio as lojas vao passa esse vírus?
    Tomem providências os supermercados causando filas e muito pior deveria libera os principais mercado da cidade só assim não acumula tanta gente se pega na fila vai leva do mesmo geito pra dentro do mercado e ainda vai ser pior que isso …

  14. Adri says:

    Pra quê tanto tempo assim? Como se em supermercado, farmácia e outros ambientes fosse livre de pegar o tal vírus da China
    A globo e a esquerda querem acabar com o Brasil. Se não for invertendo valores, tentam outro jeito.
    Deus no comando da nossa nação antes que seja tarde demais.

  15. Betinho says:

    Deveria estender esse decreto até o mês de junho tendo em vista o pico do vírus. Momento crítico do vírus, para contaminação. Prevenir, ainda é o melhor remédio.

    • Cidadão says:

      Não tenha dúvida que vai estender mais ainda o prazo, pois a cura deste vírus não vira em 11 dias , o que as pessoas não sabem é o tempo expirou . As profecias se cumprirão… Aguardem…

  16. Betinho says:

    As lojas deveriam não colocarem juros nas parcelas que os clientes estão indo pagar. Por lei deveriam também aplicar desconto nas parcelas que o cliente adiantar e pagar.

  17. Pauloafonsino Indignado says:

    Bom dia a todos

    Aqui em Paulo Afonso, não estão comprindo com as regras, pois é muito fácil resolver essa situação sem precisar fechar
    o comércio. Exijam dos comerciantes os seguintes critérios:
    1 – Colocar álcool em gel no estabelecimento;
    2 – O cliente só poderá entrar no estabelecimento usando máscara;
    3 – Colocar pias na parte externa do estabelecimento;
    4 – Obedecer a distancia de 2 metros na vila;

    Vejam só como é simples, agora ficar em casa sem fazer nada e os compromissos chegando, funcionários precisando receber
    para manter a família, os bancos fazendo cobranças, pois se continuar assim vai ter muito desemprego após essas ”férias” que a PREFEITURA juntamente com a ASCOPA e CDL resolveram dar para os comerciantes de Paulo Afonso, e a gente ficar esperando 60 dias para reabrir.

    OBS; Pode ser também um jogo político:
    O PREFEITO mantendo o decreto porque conforme a idade teria que permanecer em casa, e para não deixar o VICE assumir o cargo que lhe é de direito.

    VAMOS PENSAR NA POPULAÇÃO QUE ESTÁ PRECISANDO TRABALHAR E GANHAR O PÃO PARA SUSTENTAR A FAMÍLIA.

  18. Eu vi says:

    Total absurdo isso como se o comércio tivesse essa aglomeração toda . Aglomeração tem nos bancos no restaurante popular supermercados prefeito sem noção apenas copia as medidas de outras cidades sem adaptar a nossa realidade

  19. Comeciante says:

    Feche até dezembro.

  20. Anônimo says:

    Mas tem um posto de combustível aqui no btn 2 perto do kenio que tem mesa do lado de fora e vende bebida alcoólica cade a fiscalização a noite

  21. Van says:

    Tem uma conveniência do posto perto do kenio que vende bebida alcoólica a noite e o pessoal fica bebendo todos sentados cade a fiscalização a noite nessa cidade

  22. OTÁVIO DE SIQUEIRA LEMOS says:

    Se alguem tiver informações por favor nos informem para que servem a Ascopa e CDL, na minha opiniao seria para defederem os logistas, agora vamos trabalhar com o objetivo de eliminar esses órgãos inúteis, alguém de direito nos dê uma justificativa que faca com que os lojistas mudem de opinião e não cancelem seus contratos.

  23. JOSE says:

    ESSE PREFEITO,JÁ NÃO RACIOCINA MAIS,ELE NÃO SE PREOCUPA COM OS COMERCIANTES,POIS O DELE E CERTO,TOMA VERGONHA NA CARA PREFEITO DEIXA O POVO TRABALHAR SE ESTAS PENSANDO QUE VAI TE REELEGER ,PODES ESTAR CERTO QUE NÃO,GRACAS A DEUS PAULO AFONSO PRECISA DE UM PREFEITO QUE SE PREOCUPE COM O POVO,MAS VC SO PENSA EM NOVO MANDATO ESPERO QUE NÃO SEJA ELEITO,O POVO JÁ CANSOU DE VCS

  24. Eu says:

    Tomara que sirva pra todos os comerciate , porque eu não vejo isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!