23 de julho de 2021

Prefeitura de Delmiro Gouveia proíbe eventos e festas em geral após medidas de Renan Filho

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR, com informações da Agência Alagoas e Prefeitura de Delmiro Gouveia

Todo o estado volta à Fase Amarela do Distanciamento Social Controlado, a partir de 00h desta sexta-feira (5). Foto: Márcio Ferreira



 

 

O governador Renan Filho anunciou, nesta quinta-feira (4), novas medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 em Alagoas. A principal mudança é o retorno de todo o estado para a Fase Amarela do Distanciamento Social Controlado, a partir de 00h desta sexta-feira (5), com vigência pelos próximos sete dias. Estão suspensos eventos e festas em geral, o funcionamento de boates está proibido, e o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais sofreu alterações para diminuir a circulação de pessoas nos momentos de pico do transporte coletivo. (veja as principais medidas abaixo)

 

Logo após o pronunciamento do governador, a prefeitura de Delmiro Gouveia, anunciou que seguirá todas as medidas: “Alagoas retorna para a fase amarela para o combate à COVID-19 e todos nós precisamos estar unidos neste combate. E se possível, fique em casa!”,

 

Também foram suspensas as cirurgias eletivas na rede pública pelos próximos 15 dias, com exceção dos casos de câncer e de doenças cardiovasculares.

 

De acordo com o novo Decreto Governamental, que será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta quinta-feira, o horário de funcionamento diário de bares, restaurantes e similares passa a ser autorizado com 50% da capacidade de público e entre as 6h e as 23h. Academias, clubes e centros de ginástica passam a funcionar com 50% de sua capacidade.

 

Lojas localizadas no bairro do Centro de Maceió poderão abrir das 9h às 17h durante a semana e das 8h às 13h no sábado; lojas de rua e galerias comerciais de todo o estado funcionarão das 10h às 19h, de segunda a sábado; e os shoppings centers de toda Alagoas passam a funcionar das 11h às 21h.




 

Todo o estado volta à Fase Amarela do Distanciamento Social Controlado, a partir de 00h desta sexta-feira (5). Foto: Márcio Ferreira

Os templos, igrejas e demais instituições religiosas poderão abrir com 60% da capacidade de público e o transporte intermunicipal e turístico deve operar com 50% da sua capacidade.

 

“Tomamos a decisão de não restringir drasticamente”, explicou o governador Renan Filho, durante coletiva imprensa. “Não estamos suspendendo de maneira definitiva nenhuma atividade, com exceção de eventos e festas em geral, que estão suspensas, mas estamos no limite máximo do que o equilíbrio permite”, pontuou.

 

A alteração nos indicadores da Covid-19 no estado – principalmente a elevação do número de óbitos por semana epidemiológica e da taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) registrada nos últimos 15 dias – obrigou o Governo de Alagoas a publicar o novo decreto que determina a mudança para a Fase Amarela após quase seis meses na Fase Azul.

 

“O número de casos ativos tem aumentado seguidamente ao longo das últimas semanas e o número de internações tem crescido decisivamente”, alertou o governador. “Entretanto, é fundamental entender que, numa pandemia como essa, a doença não é individual: a doença é coletiva. Cada um precisa fazer a sua parte para que a doença não tome conta do estado como tem tomado de outras partes do país”, advertiu Renan Filho, ao lado do chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, e dos secretários de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, e do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, além do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley.

 

Colaboração de todos

 

Durante o pronunciamento, Renan Filho reiterou que o enfrentamento à Covid-19 tem duas frentes principais: os investimentos do Governo e colaboração dos cidadãos. “Se o distanciamento social e os cuidados com a higienização das mãos não forem intensificados, nós veremos a nossa taxa de ocupação hospitalar crescer. Ter leito de UTI não significa salvar todas as vidas porque uma parte das pessoas internadas na UTI não sobrevive”, disse.

 

Todo o estado volta à Fase Amarela do Distanciamento Social Controlado, a partir de 00h desta sexta-feira (5). Foto: Márcio Ferreira






“Estamos trabalhando duro para oferecer às pessoas a oportunidade de se tratarem e salvarem-se da doença. Vamos seguir abrindo leitos – já estamos com mais leitos de UTI do que no auge da crise da primeira onda –, mas mesmo com os investimentos feitos pelo Governo do Estado, com novos hospitais abertos e parceria com hospitais privados e filantrópicos, temos um limite. Se esse limite chegar, precisaremos tomar outras medidas restritivas”, considerou. “Pode voltar mais fases? Pode. Tem mais duas. A laranja e a vermelha, em que as restrições são bem maiores”, finalizou o governador.

 

CONFIRA AS MUDANÇAS:

 

Fase Amarela do Distanciamento Social Controlado

 

– Proibição de eventos e festas em geral;

 

– Suspensão de cirurgias eletivas pelos próximos 15 dias, com exceção dos casos de câncer e de doenças cardiovasculares;

 

– Suspensão do funcionamento de boates;

 

– Bares e restaurantes com funcionamento permitido entre 6h e 23h e com 50% da capacidade;

 

– Academias, clubes e centros de ginástica passam a funcionar com 50% da capacidade;

 

– Lojas no Centro de Maceió com funcionamento permitido entre 9h e 17h durante a semana, e entre 8h e 13h no sábado;

 

– Lojas de rua e galerias em todo o estado com funcionamento permitido entre 10h e 19h, entre segunda e sábado, e os shoppings centers entre 11h e 21h;

 

– Templos, igrejas e demais instituições religiosas com capacidade reduzida para 60%;

 

– Transporte Intermunicipal, receptivos e transportadoras turísticas com capacidade reduzida para 50%.

 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!