
Com o objetivo de fortalecer a produção cultural e ampliar o acesso a políticas públicas, o Instituto de Ciência e Tecnologia REPENSAR realiza a articulação para formação da rede de Pontos de Cultura em Paulo Afonso. A iniciativa que ocorreu na sede da associação em Paulo Afonso, reuniu poder público, organizações culturais e representantes do Governo para estruturar ações integradas que ampliem oportunidades de financiamento, qualifiquem a gestão e fortaleçam o desenvolvimento cultural.
A articulação foi conduzida pelo Pontão de Cultura REPENSAR, promovendo o diálogo entre as Secretarias Estaduais de Cultura e Planejamento, representadas pelos técnicos Henrique e Ângela, com a participação do coordenador do Consórcio de Desenvolvimento do Sertão Baiano (CDS), Francisco Marques. A iniciativa busca estruturar e fortalecer a rede de Pontos de Cultura, estratégia que, segundo Henrique, reforça o desenvolvimento cultural. “A articulação dos pontos em rede, amplia as chances de captação de recursos e a execução de atividades”, destacou.

Como encaminhamento, foi definido um cronograma de visitas técnicas aos Pontos de Cultura de Paulo Afonso, que contarão com a presença da Secretaria de Cultura do Estado, para apresentação das políticas culturais e das oportunidades de financiamento estadual e federal, culminando na realização de um seminário formativo.
De acordo com a professora Daiane Braz, produtora cultural e coordenadora do Pontão de Cultura REPENSAR, a proposta pretende consolidar Paulo Afonso como referência inicial de um modelo que poderá ser expandido para o Território de Identidade de Itaparica e além dele.
A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Paulo Afonso, por meio de iniciativas financiadas pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento a Cultura – PNAB, o projeto prevê a articulação entre os Pontos de Cultura com a dinamização, reuniões e formações.



