23 de setembro de 2021

Polícia Civil conta detalhes da prisão dos três acusados de matar idosa em Paulo Afonso

Por

POLÍCIA CIVIL DE PAULO AFONSO




 

Delegados Eduardo Henrique, André Viana, Juliana Fontes e León Nikias. Foto: Polícia Civil da Bahia.






A equipe da Polícia Civil de Paulo Afonso concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (19), demonstrando o trabalho e a pronta resposta policial de um caso bárbaro de latrocínio qualificado consumado, que vitimou fatalmente a idosa Francisca dos Santos Silva, e feriu o companheiro desta, de nome Expedito Lima da Silva. Foi registrada a ocorrência 1135/2021 e tombado o Inquérito 078/2021 na Delegacia Territorial de Paulo Afonso.

 

O caso ocorreu no dia 03/04/2021, por volta das 18:30h, quando três indivíduos, dois adultos e um menor, tentaram realizar um roubo em na chácara dos idosos, localizada no Povoado Cascavel, à beira da BR 110, em Paulo Afonso. Os citados abordaram Expedito quando estava fechando a cancela, e após notarem que nada tinha, começaram a agredí-lo fisicamente com chutes e coronhadas de uma espingarda. A idosa Francisca dos Santos Silva ao visualizar a cena veio em socorro de seu companheiro, tentando com que os indivíduos parassem a agressão, quando um destes desferiu um tiro de revólver, atingindo a cabeça de Francisca. Os indivíduos empreenderam fuga e nada levaram dos idosos.

 

Francisca foi socorrida e transferida para que pudesse realizar cirurgia, porém veio a falecer cerca de dois dias após o fato na cidade de Petrolina – PE. A forma cruel, bárbara e impiedosa com que se deu o crime revoltou a sociedade e a Polícia imediatamente tratou o caso com prioridade.




 

Foram realizadas diligências ininterruptas pelos Setores de Investigação da Delegacia Territorial e da 18ª Coordenadoria Regional de Paulo Afonso, onde foram obtidos elementos para que pudesse ser feita representação de prisão temporária e busca e apreensão dos envolvidos no delito.

 

É necessário ressaltar o apoio da Polícia Militar e do 20º Batalhão nesse caso, quando contribuiu com a Polícia Civil nas diligências que culminaram na resolução do caso.

 

Um dos autores do fato estava no Hospital Nair Alves de Souza, quando prepostos da Polícia Militar informaram ao setor de investigação da Polícia Civil sobre o paradeiro do indivíduo, que além de ser um dos autores do latrocínio, também seria autor de uma tentativa de feminicídio, utilizando a mesma arma de fogo nos dois casos, fato que foi comprovado posteriormente com as investigações. A citada arma será periciada, e ainda existem informações de ter sido utilizada em outros crimes. O indivíduo foi então preso em flagrante pela Polícia Civil, sendo posteriormente convertida sua prisão em preventiva no caso da tentativa de feminicídio, e sendo solicitada e concedida sua prisão temporária pelo crime de latrocínio.

 

Cerca de dois dias após a primeira prisão foi realizada prisão de outro envolvido adulto, e o cumprimento de busca apreensão de um adolescente, ficando todos à disposição da Justiça. Também foi realizada diligência que encontrou a espingarda que foi utilizada para agredir com coronhadas Expedito.

 

Um dos envolvidos, maior de idade, foi inicialmente liberado em audiência de custódia, porém foi novamente representada por sua prisão preventiva, sendo concedida pela 1ª Vara Criminal de Paulo Afonso. O inquérito está em fase final, aguardando laudos, para que possa ser encaminhado ao Ministério Público e à Justiça.

 

A Polícia Civil ressalta ainda a importância da contribuição da sociedade com denúncias anônimas que ajudaram na elucidação do presente caso, agradecendo a confiança depositada.

 

Fonte: Polícia Civil da Bahia – Paulo Afonso



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. Anônimo says:

    A farda quase igual da PRF, só muda a cor da camisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!