28 de março de 2024

Pernambuco libera shows com até 1,2 mil pessoas que estejam vacinadas contra a Covid-19

Por

Pedro Alves, G1 PE

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, e o secretário estadual de Saúde, André Longo, participaram da coletiva de imprensa nesta quarta-feira (25) — Foto: Pedro Alves/G1

 

O governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (25) que vai liberar, a partir de setembro, a realização de eventos culturais, como shows e peças de teatro, com até 1,2 mil pessoas que estejam vacinadas contra a Covid-19 com duas doses ou com uma dose mais teste negativo para a doença. Também foram anunciadas flexibilizações nas regras para realização de eventos e competições esportivas.

No dia 19 de agosto, o governo anunciou a criação do selo “Passe Seguro PE”, para validar a presença de pessoas em eventos, incluindo os de grande porte, com informações sobre vacinação e testes de Covid.

De acordo com a secretaria executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, as primeiras autorizações serão para eventos-teste. A lotação máxima é de 1,2 mil pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

“Realizaremos esses eventos em setembro e produtores deverão encaminhar pedidos para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vai avaliar cada pedido com a Secretaria Estadual de Saúde e Procon, e poderemos avançar nos meses seguintes com base nesses eventos. As pessoas terão que permanecer sentadas e utilizando a máscara. Apenas no momento da comida e bebida, poderão tirá-la. Além disso, a pista de dança ainda não está liberada. Apresentação musical está permitida, mas ainda sem a pista de dança”, afirmou a secretária.

Ana Paula Vilaça também disse que, a partir da segunda-feira (30), eventos corporativos e de formatura poderão contar com até 500 pessoas ou 80% da capacidade do espaço, o que for menor. Se houver mais de 300 pessoas no local, deverá ser pedido comprovante de vacinação com duas doses ou com uma dose mais testagem recente contra a Covid-19.

A partir da mesma data, eventos sociais também poderão ampliar a capacidade, saindo de 100 para 300 pessoas. A partir de 100 pessoas, os testes e a vacinação também são necessários.

“Esportes poderão avançar para 300 pessoas, com exceção do futebol profissional, que ainda está em discussão porque exige protocolos específicos”, afirmou a secretária executiva.

Confira as regras para os eventos

  • Eventos culturais, como peças de teatro e shows: liberados eventos-teste com até 1,2 mil pessoas vacinadas, sendo 80% dos ingressos para quem recebeu duas doses ou dose única e 20% para pessoas que tomaram somente uma dose, mediante apresentação de exame negativo de Covid. Público obrigatoriamente sentado e de máscara;
  • Eventos esportivos: permitida a presença de até 300 pessoas na torcida ou 50% da capacidade do espaço, o que for menor. Futebol profissional segue com público proibido;
  • Eventos corporativos, como cursos, congressos, reuniões, seminários, palestras e capacitações: permissão para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. Será permitida a música ao vivo, sem dança. A partir de 300 pessoas, é necessária a exigência da vacinação, da mesma maneira que nos eventos culturais;
  • Eventos sociais/Buffet, como festas de aniversário, batizados, casamentos, formaturas e noivados: podem ocorrer com 300 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 100 pessoas, será necessário o controle do esquema vacinal. Deve haver monitoramento de convidados após o evento. São permitidas apresentações musicais com até cinco integrantes, incluindo cantor e DJ, mas sem dança e sem pessoas em pé;
  • Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico: capacidade para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 300 pessoas, será necessário o controle de esquema vacinal. São permitidas apresentações musicais, sem dança e sem pessoas em pé. Alimentos e bebidas também são permitidos.

Casos graves
De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, um estudo feito com base no banco de dados de notificação de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em Pernambuco e no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações apontou que, em julho de 2021, a maioria dos casos graves da Covid-19 foi de pessoas que não tomaram a vacina.

“Cerca de 90% dos casos graves que demandam internamento no mês de julho ocorreram em pacientes que não tinham o ciclo vacinal completo. Além disso, 58% dos pacientes não tomaram nenhuma dose e 32% só a primeira dose”, afirmou o secretário.
Outros 10% dos casos foram de pessoas com a imunização completa contra a Covid-19, conforme informado pelo secretário durante a coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, na área central do Recife.

Níveis de contágio
Ainda segundo André Longo, os números atuais da pandemia em Pernambuco são os menores patamares de casos desde que houve a primeira aceleração da doença, em março de 2020. No entanto, houve um leve aumento nos números de Srag.

“Tivemos oscilação de Srag, que está seguindo uma curva sazonal de doenças respiratórias, mesmo nos anos que não convivemos com epidemia. Foram 473 casos notificados de Srag na última semana e nossa positividade tem sido mais baixa. Isso foi 48 casos a mais que a semana anterior, com aumento de 11%, e 71 a mais que duas semanas antes, com aumento de 17%”, declarou.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!