2 de agosto de 2021

Paulo Afonso: PRF e Guarda Civil Municipal impedem homem de se jogar de ponte

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR




 

Por volta das 22:00 de domingo (19/04/2020), uma guarnição da GCM (Guarda Civil Municipal) de Paulo Afonso, BA, que estava de serviço na barreira sanitária, próxima ao Posto da Polícia Rodoviária Federal – PRF, foi acionada por um popular que relatou ter visto um homem na ponte metálica  com a intenção de se jogar.

 

De pronto, a guarnição se dirigiu até o local mencionado e ao chegar lá, agentes da PRF já se encontravam prestando assistência ao homem.

 

A equipe da GCM deu apoio ao policiais, e com o trabalho conjunto, conseguiram retirar o homem do local. Posteriormente ele foi conduzido pelo SAMU para um hospital de Paulo Afonso. Da Redação, com informações da GCM/PA.


Buscando ajuda

 

Pensar em acabar com a própria vida pode ser insuportável e muito difícil, e você pode não conseguir enxergar uma saída. Mas existe ajuda disponível!

 

Primeiramente, é muito importante conversar com alguém que você confie. Não hesite em pedir ajuda! Você pode precisar de alguém que te acompanhe e te auxilie a entrar em contato com os serviços de suporte.

 

Lembre-se que quando pede ajuda, você tem o direito de ser respeitado e levado a sério, ter o seu sofrimento levado em consideração, falar em privacidade com as pessoas sobre você mesmo e sua situação, ser escutado e ser encorajado a se recuperar.

 

Onde buscar ajuda para prevenir o suicídio?

 

Há algumas possibilidades de auxílio nesse momento:

 

CAPS
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.

 

Unidades Básicas de Saúde
A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

 

UPA 24H
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

 

Centro de Valorização da Vida
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.

 

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.

 

Também é possível acessar o site do CVV para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita, ou conferir AQUI os postos de atendimento.

 




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 5

  1. Filho da terra says:

    Parabéns aos guerreiros, excelente trabalho… 🌵💪👊

  2. Betinho says:

    Tudo bonito no papel. Se disponibilizam a mudar no papel. Quando a pessoa precisa que vai ao caps 2 dizem que é vc para ir ao PSF e pegar uma guia e que tem que fazer isso e aquilo tudo cheio de burocracia e muita demora. A pessoa fica tão chateada que some e não quer o tratamento para início essa dificuldade e muita na vontade os funcionários para explicarem como funciona e quem procurar tudo isso ocorre no momento que seria para orientar e ter um ótimo acolhimento com quem chega que muitas vezes vem cheio de problemas e já está explodindo

    • Carlos verdadeiro says:

      Isso também é um problema a ser resolvido, muitas pessoas com problemas sérios de depressão, ansiedade generalizada e outros problemas, não se sentem a vontade, nem de ir ao PSF, nem na Unidade Básica de Saúde e nem na UPA (Paulo Afonso ainda está instalando), pois sabe que lá é cheio de protocolos por demais da conta, além de correr o risco de ser tratado com muita rispidez, quem já está mal, vai embora pior.

  3. Carlos verdadeiro says:

    O CVV funciona, recomendo e mantém o anonimato. Se a pessoa no momento estiver sem ninguém ligue ou entre na internet pelo chat. O CAPS também é muito bom, o serviço social e os psicólogos são muito prestativos, penso que deveria ser mais aparelhado, com mais psiquiatras e acesso aos finais de semana. Agora as Unidades Básicas precisam ser melhor equipadas e as UPAS também, a demanda é enorme e não dá conta nem dos caos explícitos de emergência quanto mais dos implícitos. Mas o serviço social dessas Unidades pode ajudar nestas horas.

  4. Anônimo says:

    Esse moço não falou , qual real o motivo , de querer acabar com sua própria vida , vamos rezar , por ele ,para ele encontre uma saída, para seus problemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!