Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print




 

 

Durante este sábado (20), muitos pauloafonsinos foram abordados por um golpista usando falsamente o número do whatsapp do jornalista Reinaldo do site PANotícias.  Infelizmente, alguns caíram no golpe.

 

SAIBA COMO EVITAR

 

Golpes na internet são centenas. Todos os dias os criminosos chegam com novidades. Mas o golpe de invadir o WhatsApp para pedir dinheiro de terceiros não é novo. O que está sendo a novidade aí é que ao invés de TED ou DOC, o criminoso pede que os amigos da vítima façam um PIX.

 

Nos golpes narrados na internet o criminoso, após invadir o WhatsApp da primeira vítima vai atrás dos contatos e solicita um empréstimo ou uma ajuda para pagar uma conta ou dívida. Aí ele diz que para ser mais rápido precisa que o amigo do dono do WhatsApp invadido faça um PIX.

 

E POR QUE A MUDANÇA PARA O PIX?

 

O golpe não é culpa do PIX. Na verdade ele é um facilitador. A ferramenta, portanto, é tão vítima quanto quem tem o WhatsApp invadido ou quem dá o dinheiro pro criminoso sem saber que não é seu amigo.

 

CAÍ E AGORA?

 

Se você foi vítima do golpe, a primeira providência é abrir um Boletim de Ocorrência Eletrônico ou em uma delegacia e ligar para seu banco tentando bloquear a conta do criminoso e reaver seu dinheiro.

 

Segundo a assessoria de imprensa do Banco Central (BC), nestes casos de golpe utilizando o PIX, caso queira, o cidadão pode entrar em contato com a instituição recebedora dos valores indevidos ou registrar uma reclamação no BC, se o problema não for resolvido. “​Caberá ao prestador de serviço de pagamento a análise do caso de fraude e o eventual ressarcimento, a exemplo do que ocorre hoje em fraudes bancárias. Após comunicada, a instituição recebedora dos recursos indevidos, caso identifique indícios de uso irregular de contas por supostos golpistas, pode tomar as medidas necessárias para suspender a movimentação do recurso decorrente do golpe e para evitar novas ocorrências”.

 

 

DICAS

 

-Não clicar em links enviados por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagem de texto.

-Não compartilhar senhas de acesso aos canais de atendimento da instituição.

-Não atender telefonemas nem trocar mensagens com pessoas que se dizem funcionárias da instituição detentora da sua conta.

-Não navegar em sites suspeitos.

-Não baixar aplicativos diferentes do aplicativo oficial da instituição detentora da sua conta.




 

Além disso, com relação a invasão ao WhatsApp que é o estopim de todo este problema é preciso ter alguns cuidados. Confira:

 

-Autenticação em dois fatores via SMS ou através de algum software seguro que tem muitos comentários e avaliação positiva.

-Se o celular permitir, use bloqueio por impressão digital.

-Não repasse, NUNCA, códigos ou senhas por SMS, ligação ou mesmo por mensagem – mesmo para pessoas ou marcas conhecidas.

 

“Obviamente temos que ter atenção porque isso faz parte do mercado. É uma ferramenta (o PIX) fundamental. Antigamente você fazia uma transferência bancária sexta-feira às 18h e só caia na segunda, na abertura do expediente. Então não tinha sentido. Neste momento é importante se falar que não se pode criminalizar o PIX porque o PIX está fazendo a função dele. Mais do que nunca chegamos a um momento em que a comunicação e a informação ao consumidor é muito grande”, completou Fujita. É preciso ficar atento, pois os golpistas sempre estarão um passo à frente. (Com informações do Diário do Nordeste)



Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Verdade, fui lesado e por mais atenção e cuidado que eu tenho, não fui capaz de evitar esse golpe. O camarada consegue ter um argumento que a pessoa jamais imagina que é um bandido.
    Recebi uma ligação pelo zap perguntando se recebi um SMS. ‘ “Por favor confirme se chegou em seu celular uma mensagem com 6 numeros. Confirme por favor”. Ai eu perguntei de que se tratava, e a resposta foi que era para confirmar que iria assistir uma Live de um medico no dia 3 de abril. Não era, era um codigo para ele simplismente pegar todo o meus numeros de zap. Ai depois disso, começaram a chegar ligações de pessoas perguntado porque eu solicitei o dinheiro. Foi uma decepção, caiu a ficha e senti que tinha sido roubado. A sensação é terrivel, sem arma apontada mais fui assaltado.
    Peço descupas a aqueles que foram lesados nesse golpe. Fui usado para assaltar pessoas amigas, é muito ruim isso.
    Renaldo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.