Paulo Afonso: das muitas cores de outubro, o amarelo das caraibeiras se destaca na paisagem

Por ANTÔNIO GALDINO (TEXTO E FOTOS) | 20 de outubro de 2020 às 23:27




 

 

Outubro é anunciado como sendo o mês rosa, para lembrar a todas as mulheres a necessidade de fazer o auto exame e adotar os cuidados necessários para manter-se saudável, sem os males do câncer de mama.
Mas, o mês de outubro adotou nas ruas, praças, borda de lagos, mesmo mal cuidados, ao longo das avenidas movimentadas, todos os anos, os tons do ouro, o amarelo brilhante da floração das caraibeiras que se sobressai entre tantas as outras cores da primavera sertaneja de Paulo Afonso de muitas águas, e sua parte histórica e pioneira da cidade transformada numa bela ilha.

 

Não fosse esse já um grande atrativo turístico, a ilha se veste de multicores no mês de outubro, todos os anos.

 

Essa beleza ímpar já fez aparecer a sugestão de se fazer, nesse período, o Festival da Primavera, mas a ideia ficou apenas no ar…

 

E a Primavera, a estação das flores, que parece a cada ano encantar mais a todos com as cores de todos os tons, em Paulo Afonso, por aqui, a natureza foi pródiga e presenteou os pauloafonsinos com uma imensidão de ouro, de amarelo, por todos os lugares.

 

De fato, especialmente em outubro, as ruas se vestem do amarelo das caraibeiras. Para onde se vai há flores das caraibeiras como que gritando que a primavera chegou, já faz um tempo e muitos ainda não se deram conta disso…

 

E as flores amarelas estão ali, adornando a Casa de Hóspedes, a mais antiga do lugar, quase octogenária em uma cidade que é quase uma adolescente aos 62 anos.




 

Também envolvem o Clube Paulo Afonso, criado em 1950 e se espalha pela Rua Marcondes Ferraz onde nasceu e frutificou o GPA – Ginásio Paulo Afonso que depois foi promovido a Colégio, o COLEPA, onde estudaram milhares de jovens, que se tornaram funcionários modelo da Chesf, outros correram mundo levando a grandeza do seu aprendizado.

 

São tantas as caraibeiras e tão perto estão umas das outras que toda uma rua, conhecida destes milhares de estudantes do COLEPA, que passavam por ela, cruzavam a ponte da Boa Ideia todos os dias, indo e vindo deste Colégio. Esta que se chama Rua das Caraibeiras, em outubro, fez juz ao seu nome, mais uma vez…

 

Outras floridas caraibeiras envolvem os prédios onde funcionaram os escritórios da empresa por mais de 70 anos e também embelezam a rua do Gangorra onde aconteciam os primeiros desfiles cívicos dos alunos do GPA e das Bandeirantes orientadas por D. Célia Couto e depois pela Professora Lindinalva Cabral, irmã de Lizette, a primeira vereadora, as duas, filhas de Severino Dentista que era o protético que cuidava dos diretores da Chesf e das autoridades desde os tempos de Forquilha…




 

As caraibeiras adornam a Praça das Mangueiras, suas irmãs árvores. Também formam belo cenário em volta da Igreja de São Francisco e da Catedral Nossa Senhora de Fátima e em frente ao Quartel do Exército. Em volta dos lagos secos e sem vida elas também marcam presença.

 

Vistas do alto do paredão da Barragem de Paulo Afonso 4, elas estão espalhadas por toda a cidade.

 

Que belo e encantador presente!

 

Os alérgicos podem até reclamar mas, ainda assim morrem de encanto por elas, como diz o poeta Jotalunas, membro da Academia de Letras de Paulo Afonso:

 

A florada da caraibeira
É a coisa mais linda do mundo
Mas vou dizer em segundos
O que ela me irradia
Mesmo sofrendo com alergia
A minha vontade resiste
E essa tal de renite
Querendo mudar minha opinião
Viva a florada no sertão
Acho bonito, acredite.
(Jotalunas)

 

Para quem aprecia, fiz estas fotos das caraibeiras de Paulo Afonso. Veja, deleite-se, compartilhe com os amigos, envie para os pauloafonsinos que estão longe da terrinha…

 

Abraço fraterno.
Professor Galdino (professor.gal@gmail.com)
Paulo Afonso,BA., 19 de outubro de 2020

 



2 comentários em “Paulo Afonso: das muitas cores de outubro, o amarelo das caraibeiras se destaca na paisagem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.