Paulo Afonso completa 62 anos de emancipação política; veja fotos históricas e atuais

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 28 de julho de 2020 às 1:06

 




 

 

Neste dia 28 de Julho, o município de Paulo Afonso completa 62 anos de emancipação política e o site PA4.COM.BR presenteia você leitor, e ao mesmo tempo, homenageia essa bela cidade reproduzindo um acervo de várias imagens (atuais e históricas), incluindo foto do início de sua construção. Os créditos são do Google, You Tube, do fotógrafo João de Souza Lima, da prefeitura de Paulo Afonso e do professor, escritor e historiador Antônio Galdino.

 

A emancipação

 

A emancipação de Paulo Afonso surgiu por força do seu progresso. Em 15 de março de 1948, o Governo Federal sob a presidência de Eurico Gaspar Dutra, criou a Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF, com a finalidade de aproveitar o potencial energético da Cachoeira de Paulo Afonso.

 

Em torno das instalações do acampamento da Chesf surgiu uma aglomeração urbana que se desenvolveu a ponto de se tornar o centro mais populoso, de maior renda e o grande suporte das atividades administrativas da sede do município de Glória. Paulo Afonso conseguiu a sua Emancipação Política em 28 de julho de 1958. Saiba mais sobre a história de Paulo Afonso AQUI.

 

Parabéns, Paulo Afonso! ‘Cidade de Infinita beleza!’




 

Procissão na Rua do Gangorra, em 07/04/1950

 

Operários da Chesf cavando túnel para a Usina Paulo Afonso I – Em 12/05/1950

 

Movimento de trabalhadores em frente às guaritas da Chesf. 1952

 

Mercado Público e Feira livre. 27/03/1950




 

Casas Pernambucanas funcionava na esquina do Mercado Público

 

Desfile de 7 de Setembro de 1956 na Rua da Frente. Veja à direita da foto a Cadeia de Pedra e logo abaixo, o CIne Tupy. Ao fundo a Igreja de N.S. de Fátima

 

Rua Amâncio Pereira

 

Procissão na Rua da Frente em 03/09/1950 – À esquerda, Forquilha, Vila Poty. À direita, Acampamento da Chesf




 

Acampamento da Chesf, 1953

 

Casa de Pedra, Cadeia Pública. Na Rua da Frente (Av. Getúlio Vargas) (Em frente ao San Marino Hotel – hoje)

 

O Acampamento Chesf e a Vila Poty

 

Rua da Frente em 1950

 

Presidente Eurico Gaspar Dutra e grande comitiva na Cachoera de Paulo Afonso, em Julho de 1947 (Revista O CRUZEIRO).

 




 

Estação de passageiros de Paulo Afonso, em 19/09/1950. Em seu lugar foi construído o Colégio Montessori, na Av. Apolônio Sales

 

Aula na improvisada ainda Escola Alves de Souza em 28 de junho de 1949. A professora é Ezilda Carvalho, esposa de Aprígio, segundo relato do ex-diretor da Chesf, pioneiro desde a construção da Usina Piloto, em seu livro PAULO AFONSO – Luz e Força Movendo o Nordeste, publicado em 1998. (pág.262)

 

Monumento do Touro e Sucuri, inaugurado em 1962. Ao fundo a Igreja de São Francisco.

 

Acampamento da Chesf. Rua A, onde foi construído o coreto. Bem à direita parta da cerca de arame farpado que separava o Acampamento da Chesf da Vila Poty e, ao lado da cerca e no topo da foto, a estrada que levada à capital da Bahia.

 

Hospital da Chesf em 1949. Deu lugar ao grande Hospital Nair Alves de Sousa.

 

Casa de Hóspedes da Chesf, primeira construção de Paulo Afonso, ainda em 1945/46 para apoiar às obras da Usina Piloto, obra iniciada pela Divisão de Águas do Ministério da Agricultura e concluída pela Chesf em 1949.

 

Vista aérea de parte do Acampamento da Chesf, vendo-se, em primeiro plano o prédio onde funcionava o Banco da Bahia. Logo abaixo o Mercado Público (depois Escola Parque. Atual UNEB). Em frente, o campo de futebol (hoje Estádio Álvaro de Carvalho) e, na parte de cima do campo o COPA. Todos na Rua do Gangorra.

 

Colégio Paulo Afonso uma semana antes de ser reformado e mudar de nome para IFBA.

 

Ginásio Paulo Afonso, em Julho de 1952.

 

Banda do COLEPA (À frente, de terno,o diretor Capitão Fausto)

 

Pelotões do GPA

 

Escola Murilo Braga (atual Carlina)

 

 

E o papa-filas que levava trabalhadores para a obra e estudantes para as escolas da Chesf.

 

Escola Adozindo Magalhães de Oliveira – Foto de Junho de 1950 (atual UNEB)

 

Clube Paulo Afonso em 24 de Junho de 1950 (foto:acervo Memorial Chesf)

 

 

Clube Operário de Paulo Afonso – COPA




 

Imagens aéreas de Paulo Afonso hoje. Créditos: Mário Roberto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais fotos de Paulo Afonso:

 

Crédito: Ramalho Lisboa

Crédito: Ramalho Lisboa

Crédito: Ramalho Lisboa

Crédito: Ramalho Lisboa

Crédito: Ramalho Lisboa
Crédito: Ramalho Lisboa
Crédito: Ramalho Lisboa
Crédito: João Pedro
Crédito: João Pedro
Crédito: João Pedro
Crédito: João Pedro
Crédito: João Pedro
Crédito: Mário Roberto
Crédito: Mário Roberto
Crédito: Mário Roberto







66 comentários em “Paulo Afonso completa 62 anos de emancipação política; veja fotos históricas e atuais”

    1. Cidade Maravilhosa, Capital da energia, cheia de encantos, cada canto um esplendor e vigor, linda e cheia de graça, suas praças majestosas e exuberantes, simplesmente acolhedora. Parabéns Cidade de Paulo Afonso, sua graça e beleza é um colirio para os olhos.

      1. É tudo isso ,menos o que é mais importante para sobrevivência dos paulafonsinos : saúde, emprego, impostos baixos, educação e cultura.Em fim acolhimento dos de casa e não os de fora pra chegar o povo e enrrequecer os estranhos e permanecer enchendo seus bolsos com o dinheiro dos pobres inocentes.É isso que os políticos vem fazendo aos longos dos anos

      2. PAULO AFONSO ESTÁ ANIVERSARIANDO SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA- EM HOMENAGEM A ESSE DIA DEDICO ESSE POEMA:
        Argos
        Estrela do Norte!
        Não insiste contristar teu brilho;
        Tu que constituístes remir o Sertão;
        Sejas mitológica as cem pálpebras;
        Arnês a insurreição da Ilha;
        Sagaz a crônica do cotidiano;
        Com o égide de fidejussória;
        Para não malograr a escolha;
        Com uma quimera bilontra de altruísmo;
        Sejas sapiente e instrutor;
        Ergues os muros de genocídio;
        Por abnegação e oposição ao individualismo;
        Oxalá! Pelo rúbeo resgate e regresso dos seus filhos;
        Aplaca, a amargosa tempestade perdurante;
        O gris que retira o reflexo cristalino da alvorada;
        Granjeia as quatro estações por melhores safras;
        Da exuberante fonte sem colheita;
        Contemplas a amendoeira;
        O seu florescer possui excelência;
        Pois precede o fim do inverno;
        Para proclamar a primavera no amanhecer.
        Maria de Fátima Oliveira

    2. o povo ainda não tem noção disso,e dão de graça por 4 e 4 anos pra políticos saciarem e de quebra os forasteiros sobejarem. Paulo Afonso precisa mudar esse palitó sujo

  1. Orgulho em fazer parte dessa história!
    Orgulho em ter passado todos os anos da minha vida até hoje por aqui!
    Orgulho em ser pauloafonsina!!!

  2. Linda cidade, onde morei por 22 anos, casada com um filho de Paulo Afonso, tive dois filhos também nascidos ai no Hospital Nair Alves de souza, mesmo morando fora, eu ainda sinto saudades e amo muito esta terra.

    1. Infelizmente são 62 por muita luta pra libertação , porém 62 – 32 é igual a 30, significa que os políticos pegaram bigú por 32 anos das riquezas da cidade ,do governo e da Chesf,pra deixar a capa de fora bonita como vc afirma,mais por dentro oca.

  3. Parabéns a minha cidade Paulo afonso por mais um ano ,a como estou feliz em ver o quando tô essa cidade cresceu e vem crescendo.Fico emocionada em ver e viver no melhor lugar do mundo.
    Obrigada a todos por essa galeria de fotos da minha cidade estou emocionada em seu progresso,e que venha mais 50 anos de evolução e progresso pra nossa mais linda e abençoada Paulo afonso amo muiiito.

  4. Boa Noite Paulafonsinos…sou filho dessa cidade maravilhosa,,,,PARABÉNS POR MAIS UM ANO DE VIDA…A CIDADE DE PAULO AFONSO ESTA CADA VEZ MAIS LINDA………UM ENORME ABRAÇOS A TODOS DA CIDADE DE PAULO AFONSO BAHIA…..

  5. Parabéns cidade amada . minha Paulo Afonso a exatamente 15 anos sai daí para ganha espaço em SP e RJ. orgulho de ser pauloafonsino. te amo Paulo Afonso/BA

    políticos valorizem a terrinha tão linda

  6. parabéns minha querida paulo afonso mesmo distante de ti tu es a mais linda cidade do mundo,estou a 30 anos morando no rio de janeiro.mas não te esqueço.

  7. Vamos nos manifestar!

    Peço encarecidamente a população de nossa cidade que agora tem que ser diferente, vamos nos manifestar! vamos nos manifestar! Temos as redes sociais que são ferramentas muito forte ao lado do povo. Vamos cobrar do Sr. Prefeito, Sr. Vice Prefeito, de seus secretários e dos Srs. Vereadores através imagens, vídeos, comentários, entrevistas, etc. nas redes sociais, mais ações para a comunidade de todos os bairros e da zona rural. Sou morador do Bairro Oliveira Brito (Moxotó) e infelizmente a coisa aqui não é diferente. O nosso bairro está abandonado! abandonado! a mais de 8 anos esses caras voltaram ao poder e de lá pra cá a gente não ver nenhuma ação voltada para o social, saúde, educação, mobilidade, enfim.
    SERÁ QUE VOU TER QUE DIZER AQUI? VAMOS LÁ: ESTAMOS PRECISADO DE PRAÇAS, CRECHES, REGULARIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS DAS MORADIAS (ESCRITURA PÚBLICA), PAVIMENTAÇÕES DAS RUAS DA PEDRA COMPRIDA E DA BARROCA, CICLOVIA, RECAPEAMENTO E NIVELAMENTO DA AV. MOXOTÓ, PASSARELA E ACOSTAMENTO PARA PEDESTRES ENTRE O JARDIM BAHIA E ESTRADA DE ACESSO AO BAIRRO OLIVEIRA BRITO, CURSOS PROFISSIONALIZANTES, OFICINA DE ARTE PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ESCOLINHA DE ESPORTES, ENFIM SÃO AÇÕES SIMPLES QUE BENEFICIARÁ A POPULAÇÃO DE MODO GERAL
    Atualmente o que o prefeito vem fazendo desde as eleições do ano passado é a reforma do posto médico e recapeamento asfáltico de algumas ruas do bairro até aí tudo bem o povo agradece. PORÉM MUITO POUCO EM QUASE 9 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA! CADÊ OS VEREADORES? QUE ABSURDO É ESSE? VAI FICAR ASSIM? E OS ROYALTIES QUE A CHESF REPASSA ONDE ESTÃO SENDO APLICADOS?
    AGORA VAI SER DIFERENTE, VAMOS NOS MANIFESTAR! VAMOS COBRA O NOSSO DIREITO!
    AGUARDEM!!!

    1. muda se mudar,colocar uma pessoa que não é dessa corja de 3 décadas.se essa pessoa falar,teremos 4 anos pra mudar,se bem que a pessoa terá muita tronco pra lapidar,mais o povo se quiser melhoras e viver bem ,tem que se consientizar que pra mudar precisa urgente mudar o que saturou,caso contrário viverão na merda ilustrando Paulo Afonso como utopia

  8. Cidade linda! Adoro Paulo Afonso, minha família mora nesse lugar maravilhoso, pessoas carismáticas e clima agradável, parabéns para nossa cidade de infinitas beleza.

  9. Meu marido e de Paulo Afonso!
    Todo ano fico nessa cidade linda 7 dias.
    Esse ano fiquei triste porque vi muitos guapés em torno da Prainha e em muitos outros lugares que eu fui.
    E triste pois ver uma água tão linda cheia de esgoto.
    Espero voltar ano que vem. E ver as águas limpas.

  10. BOM DIA A TODOS HAI DE PAULO AFOSO
    EU SOU FILHO DAI ATE OS 20 ANOS E SAIR PARA PROCURAR
    MELHORAS JA FAZ 33 ANOS FORA MAIS MINHA RAIZ TA AI
    FUI ARA HAI TEM TRES MESES VIM MAGOADO DOIDO
    PARA FICAR DE VEZ MAIS DEUS VAI ME MOSTRA LOGO MINHA
    IDA PARA MORAR HAI D VEZ PARABENS PAULO AFONSO 60 ANOS

  11. Parabéns minha cidade mais linda esse mundo, e eu tenho mt orgulhoso de ter nascido essa terra maravilhoso Paulo Afonso , eu sempre visito essa cidade mt maravilhoso Paulo Afonso!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. E eu tenho mt orgulhoso de pauloafonsino, e ser orgulho nordestino, essa cidade que é mt bonito. Parabéns Pa mt anos da vida minha cidade mais linda esse mundo, e eu tenho mt orgulhoso de ter nascido essa terra maravilhoso Paulo Afonso , eu sempre visito essa cidade mt maravilhoso Paulo Afonso!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. Cidade maravilhosa, e linda demais. Uma pena o descaso da prefeitura com os moradores da cidade. Olhem a foto que tem o nome “nossa cidade”, das mais recentes tiradas. Na parte de baixo, do lado esquerdo, tem as quadras do Lindinalva. Olhem a situação das 3 quadras, e a que está bonita, e em ótimo estado, está assim, por causa dos moradores, e atletas que com seus recursos, ajeitaram a quadra, para poderem praticar o esporte. Pois não tem outro canto na cidade, disponivel para os moradores jogarem, e o que tem, está largado pela prefeitura. Estava cheio de buracos a quadra, sem condições de jogar. Então parabéns aos atletas do basquete de Paulo Afonso, lutando pelo seus direitos, e esporte.

  14. Cidade bonita,com grande potencial…Mas esta sim,vivendo e vivenciando um período de nepotismo e descado com o turismo, saude.Fazer obras com o dinheiro federal e tomar pra si os louros é bom demsis..Quero garantir trabalho.Trabalho so para srus apadrinhados e sguidores.Como muitos aqui que sao crgos pra realidade da nossa cidade.

  15. Cidade muito bonita, organizada (menos o transito) e acolhedora,. Já foi palco de boas festas (hoje nem tanto). Deus abençoe essa cidade e seus oriundos.

  16. UMA COISA QUE AS AUTORIDADES DESTA CIDADE, ESQUECERAM FOI DE HOMENAGEAR O ENFERMEIRO, SEU VIVALDO DO HOSPITAL DA CHESF. UM ENFERMEIRO INTELIGENTE, E DEDICADO. FOI SEU VIVALDO QUE ATENDEU MUITOS PEÕES ACIDENTADOS NAS CONSTRUÇÕES DAS USINAS DA CHESF. LEMBRANDO TAMBÉM QUE SEU VIVALDO FOI QUEM EMBALSAMOU DOIS EX ORESIDENTES DA CHESF: DR ALVES DE SOUZA, E DR ANDRÉ FALCÃO, CUJO NOME DA SEDE DA CHESF LÁ EM RECIFE LEVA O SEU NOME. LEMBRANDO QUE O ENFERMEIRO VIVALDO, TAMBÉM FEZ PARTE DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA, QUE PARTICIPOU DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. POIS É, O ENFERMEIRO SEU VIVALDO, FEZ TUDO ISSO, E NUNCA VIMOS UMA HOMENAGEM A ELE. HOMENAGEIAM TANTOS, QUE NÃO TEM NADA HÁ VER COM A CIDADE.

  17. Esse grupo politico quer tem tem 30 anos a frente da politica da cidade nao consegiu colocar uma protecão nas laterais da ponte isso e uma vergonha pra esse prefeito e seu grupo ali e um descaso com o povo que passa por ali .

  18. Vejo essa cidade e penso;O QUE COMEMORAR??UMA CIDADE SEM EMPREGOS NÃO TEM UMA FÁBRICA, NOSSOS FILHOS, TEM QUE IR EMBORA EM.BUSCA DE OPORTUNIDADES.
    NAO TEMOS GOVERNANTES CPMPRPMETIDOS COM POPULAÇÃO.
    COMEMORAR ? O NEPOTISMO? A CORRUPÇÃO?
    HOSPITAL DEMENTIRA,UTI DE MENTIRA SAÚDE DE MENTIRA.
    TEMOS UM BANDO DE OPORTUNISTAS QUE VIU NAS NOSSAS RIQUEZAS A CHANCE DE ENRIQUECER.
    ELES O PREFEITO SECRETARIOS,PARENTES ,VEREADORES, ENTRE OUTROS TEM.MUITO O QUE COMEMORAR. MAS NÓS PAULOAFONSINOS!!!! CONCRETO NAO DA EMPREGO, ASFALTO NÃO DA SAUDE.

  19. REALMENTE, PAULO ARTUR. SEU VIVALDO É UMA LENDA VIVA. MAS PREFEITO ALGUN RECONHECE ISSO, E NUNCA FIZERAM NADA PARA HOMENAGEAR SEU VIVALDO. E O PIOR. ELE TRABALHOU COM O ATUAL PREFEITO, QUE SE DIZIA AMIGO DELE. O MESMO DIGO, DE PAULO DE DEUS, E RAIMUNDO CAIRES, QUE TRABALHARAM COM SEU VIVALDO TAMBÉM. ACHO QUE PRINCIPALMENTE LUIZ DE DEUS, NÃO GOSTAVA DE SEU VIVALDO. GOSTAVA SIM: DO SERVIÇO DELE. POIS SEU VIVALDO, ERA UM FÚNCIONÁRIO ALTAMENTE COMPETENTE, E RESPONSÁVEL.

    1. Aí é que tu se engana meu chapa!o povo expressam suas insatisfações de tantas mazelas e mentiras que só sabe quem mora aqui ,e tem amor por essa terra. quando acabar a mamata dos puxa sacos,tu vai ser o primeiro a não dispensar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.