
Salgueiro/PE. A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (13/2), a 11ª fase da Operação Carcará, que destruiu mais de 576 mil pés de maconha na circunscrição de Salgueiro/PE. Foram erradicados mais de 35 plantios de cultivo da droga, em uma área equivalente a mais de 62 mil m². O volume destruído chegaria a 173 toneladas de maconha, se processado.
A ação da PF contou com a colaboração da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS/PE), por meio do Grupamento Tático Aéreo (GTA), além da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (CORE-PCRN) também participou da operação.
A erradicação de plantações ilícitas de drogas concentrou-se nas ilhas do rio São Francisco e em zonas rurais de municípios do sertão pernambucano, sendo encontrados cultivos nos municípios de Salgueiro/PE, de Parnamirim/RN, de Dormentes/PE, de Cabrobó/PE, de Belém do São Francisco/PE, de Orocó/PE, de Floresta/PE e de Itacuruba/PE. Foram empregadas frentes de atuação terrestre, fluvial e aérea.
Ao fim da operação, foi realizada palestra educativa na Escola Pública Paulo Fernando, em Salgueiro/PE, com o objetivo de atuar na prevenção primária ao uso de drogas e na redução de fatores de risco. A palestra integra o Projeto GPRED, iniciativa da Polícia Federal em colaboração com outras forças estaduais, com profissionais de educação e com voluntários da sociedade civil. A preleção visa fortalecer fatores de proteção e promover escolhas conscientes, especialmente entre crianças e adolescentes, atuando de forma educativa e aproximando a Instituição Policial da comunidade escolar.









