31 de julho de 2021

O Nordeste do São João (Por Francisco Nery Júnior)

Por

Redação (pa4.com.br)

Exposição virtual mostra realidade dos profissionais que atuam no São João no mês de junho sem festa em Campina Grande-PM. Foto: Divulgação

Vamos falar do São João do Nordeste, festa monumental, onde a ingenuidade prevalece. Mesmo regada a licor, após doses pródigas de licor, ingênua. A ingenuidade do sertanejo do Nordeste nunca foi sinônimo de pecado. Muito menos atraso, para não dizermos burrice. Ao contrário, quem tem sobrevivido aos rigores [duros] do fenômeno da seca é pródigo e inteligente. Não é malicioso. Pele ressecada e dorso arqueado, de poucas palavras e desconfiado, mas não malicioso. Ele é sobretudo um forte, já sabemos.

O São João está às portas. Já não é mais uma festa religiosa. O leitor pode discordar, mas é fato: o São João é o sertanejo despojado do peso e do pejo do abandono e do descaso. Exaltamos a sua sobrevivência. Poderíamos estar a ressaltar o seu desenvolvimento. Da Bahia para cima, temos tudo que nos poderia fazer um grande país. Como não queremos pregar a secessão, vamos voltar para a festa.

Nela, as quadrilhas e o xaxado. O milho e a fogueira E as comidas excedem! Xaxado, baião, milho e canjica, talvez munguzá. E a tradição presente do cangaço que vai semanticamente se tornando sinônimo de reação e despertamento social ou educacional. É uma boa discussão que deixamos congelada na cabeça dos leitores. Lampião, “se era bom ou mau, mas ninguém até hoje afirmou”.

Ritmo, danças, músicas e arrasta-pés. Numa delas, numa das músicas, perceba o leitor a beleza da fração do poema com que encerramos nossa breve crônica: “Se eu soubesse que chorando empato a sua viagem, meus olhos eram dois rios que não lhe davam passagem”.

Nada mais a acrescentar.

Francisco Nery Júnior

P.S. Por causa da Covid, estamos impedidos de comemorar o São João com aglomeração. No próximo ano, se Deus assim o permitir, dançaremos com as nossas famílias e nos empanturraremos com as comidas tradicionais da festa e, com moderação, curtiremos as músicas. Capricho e prazer redobrados, a nossa vingança contra o vírus.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!