19 de abril de 2024

Novo sistema de água na área rural de Paulo Afonso será sem cobrança de taxa, garante prefeitura

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM ASCOM/PMPA

Reunião no auditório Edson Teixeira entre o secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos Torres e representantes da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). Foto: Ascom/PMPA



 

 

Nesta quarta-feira (8), no Auditório Edison Teixeira, o secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos Torres e representantes da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) estiveram reunidos com líderes comunitários para falar sobre o novo sistema de abastecimento de água que será implantado na área rural de Paulo Afonso.

 

Com o novo modelo de captação, tratamento, adução e distribuição de água, desenvolvido pela Cerb, aproximadamente 4.500 moradores das localidades de Várzea, Lagoa do Rancho, Serrote Bonomão, Alagadiço e Juá serão beneficiados.

 

A ação, segundo Jandirson, além de preparar os produtores rurais para enfrentar os efeitos das estiagens, comuns no semiárido nordestino, garante ainda o abastecimento de água potável, evitando o desabastecimento.

 

“É um projeto do Governo do Estado, executado pela Cerb, que vem para melhorar a saúde dos moradores do campo com a oferta de água tratada. É importante ressaltar que a Prefeitura nuca teve interesse em cobrar pelo abastecimento de água na área rural, e com esse benefício, os moradores do campo terão água de boa qualidade sem cobrança de taxa”, ressaltou.

 

O engenheiro Gleidson de Oliveira Santos explica que a execução da obra é de responsabilidade da Cerb e, após a conclusão, é feito um termo de transferência para que a Prefeitura assuma o gerenciamento, de acordo com a lei. Ele reforça que os moradores das localidades beneficiadas foram informados sobre a implantação do projeto, em reuniões que aconteceram em  2019, e outros encontros serão realizados para tirar possíveis dúvidas.

 

“Em março de 2019 o serviço social da Cerb, juntamente com o setor técnico, realizou reuniões em cada uma das seis localidades beneficiadas para explicar sobre o projeto. Dessa forma, todos os moradores tomaram conhecimento sobre a obra e de que forma vai funcionar. Ainda serão realizadas outras reuniões, adiadas por conta da pandemia do coronavirus, mas, irão acontecer para dirimir qualquer dúvida que ainda exista”, garantiu.

 

Ainda segundo Gleidson, a ordem de serviço foi assinada no mês de março e as construtoras vencedoras do processo licitatório já foram mobilizadas para iniciar as obras. O prazo para conclusão é de 180 dias.




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 11

  1. Péricles Sampayo says:

    Enquanto isto, um certo vereador, que já sabia do projeto e de sua gratuidade, usa de má-fé pra aparecer na mídia como se fosse o salvador do homem do campo. Teve até a ousadia, que não lhe permite o mandato (último) de mandar parar as máquinas. Aposto que vai voltar aos povoados dizendo que foi ele que conseguiu água de graça… só não entendo por que esse abastecimento não existe hae anos, em toda zona rural.

    • Mario Figueiredo Alves rio Figueiredo Alves Alves says:

      Só uma pergunta: que garantia temos de que o próximo prefeito vai continuar cumprindo a promessa do atual?

  2. GENIVALDO TEIXEIRA says:

    ISSO TUDO É ENROLAÇÃO, ELES NÃO VÃO COBRAR AGORA, PORQUE QUE GIL LEAL BOTOU A BOCA NO TROMBONE, MAS DEPOIS ELES VÃO COBRAR DO POVO DA ZONA RURAL PODE TER CERTEZA.

    • Mário Figueiredo Alves says:

      Verdade. E quem garante que o próximo prefeito vai continuar cumprindo a promessa do atual?

  3. CIDADÃO MAIS QUE INDIGNADO!!! says:

    Quem viver para ver verá.
    Energia na área rural, cobra TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA;
    O ruralista tem boas estradas;
    O ruralista tem coleta de lixo;
    O ruralista tem a ronda policial;
    O ruralista tem como se deslocar em caso de emergência para um dos dois hospitais na cidade de Paulo Afonso.
    Depois desta de instalar água de graça na área rural vem a desculpa de se pagar uma TAXA DE ÁGUA RURAL.
    ORA, tudo isso está se encaixando no projeto do governo do estado, o de cobrar do homem do campo toda outorga de retirada de água do solo UMA TAXA POR VAZÃO DO POÇO DE ÁGUA.
    Em fim, conta outra.

  4. Paulafosino says:

    Tera taxa sim vão na onda tu ja viu serviço de graça pra pobre ???

  5. Embasa careira says:

    Também a turma vê que a Embasa cobra caro pela água. Antigamente todo mundo aguentava pagar. Eles têm razão para estarem assustados.

  6. Robson says:

    A prefeitura pode criar uma autarquia para gerenciar essa água e cobrar uma taxa mínima. O problema é o mau uso da água na zona rural por ex. Ríacho, Cascavel, Rio do Sal, Malhada Grande, Matinha, Km 50, Barriga, Açude e Salgadinho já pagam água. Existe em alguns povoados lava jatos, restaurantes, padarias entre outros comércios e várias residências que tem até 3 entradas de água de uma só rede de distribuição e essas pessoas não estão preucupadas com a pessoa que está em uma parte mais alta do povoado. E tem outros que tem até irrigação

  7. Cuidador de roça says:

    SOLTA OS CACHORROS NESTE SECRETÁRIO … JUNTAMENTE COM SUA EQUIPE …

  8. O fisico says:

    So sei que se fizerem esse projeto de levar agua na estrada do jua/acude para varios povoados as propriedades dessa regiao terao valor aquisitivo. Para ter direito ao programa luz para todos e desconto na taxa de energia e necessario que o cidadao tenha o INCRA E ITR, ate mesmo se ele queira fazer escritura publica RURAL. A cada 3 semanas o cidadao tem que ficar se humilhando no parque de exposição pra conseguir um carro pipa. Me disseram que esse projeto ja tem 8 anos de promessa e ate agora NADA…. Sera que e porque estamos prestes a uma nova eleição??? Haja campanha politica e so da em MARACUTAIA!

  9. Paghador de água cara says:

    Se não pesar no bolso vai haver gasto desnecessário, irrigação com água tratada, piscinas cheias todo dia, torneiras abertas o dia todo… e a conta vai subir cada vez mais para nós que temos medidores. Os políticos ganham os votos da irresponsabilidade. Nós pagamos a conta. Com todo respeito aos nossos irmãos da zona rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!