28 de março de 2024

Nome de Eduardo Bolsonaro para Embaixada dos EUA surpreendeu Itamaraty

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM GLOBO

O deputado federal Eduardo Bolsonaro Foto: Agência O Globo



 

 

BRASÍLIA – A notícia de que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) poderá ser o novo embaixador brasileiro em Washington causou perplexidade no Itamaraty. Segundo diplomatas ouvidos pelo GLOBO, até esta quinta-feira havia a expectativa que o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro fosse um funcionário da carreira, como Nestor Forster, encarregado de negócios da embaixada nos Estados Unidos e com cerca de 30 anos de experiência na área.

 

Apesar da surpresa, diplomatas experientes avaliam que Eduardo Bolsonaro pode ter vantagens que poderão ser aproveitadas diplomaticamente nas relações entre Brasil e EUA . A principal delas consiste no fato de o presidente Donald Trump conhecê-lo pessoalmente. O parlamentar é, inclusive, amigo pessoal de uma das filhas de Trump, Ivanka Trump, bastante influente no governo americano.

 

— Eduardo Bolsonaro já tem todas as portas abertas para ele nos EUA. Ele conhece todo mundo — disse uma graduada fonte do governo brasileiro, referindo-se aos contatos que o deputado mantém com políticos americanos conservadores e formadores de opinião.

 

Uma outra fonte ligada ao Palácio do Planalto revelou que a ideia de colocar Eduardo à frente da embaixada foi sugerida recentemente a Jair Bolsonaro. A sugestão foi levada ao presidente da República por conselheiros “próximos e muito familiarizados” com a política americana.

 

Em Brasília, comenta-se no Itamaraty que, salvo se a Casa Branca já soubesse informalmente a respeito da possível ida do filho do presidente brasileiro para Washington, o governo brasileiro cometeu uma gafe diplomática. Isto porque ajudou a tornar pública a informação antes mesmo de Washington conceder a autorização ao nome do deputado.

 

Apesar da simpatia que desperta em Trump e no governo americano, Eduardo Bolsonaro tem como desvantagem a pouca experiência em relações internacionais, segundo fontes da área diplomática. Além da pouca idade para se tornar um embaixador, o filho do presidente da República só começou a se familiarizar com essa área há pouco menos de um ano. Essa realidade preocupa embaixadores.




 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 7

  1. Cidadã says:

    Oficializar um dos filhos malas a tira colo no governo… Um desrespeito a carreira diplomática. De diplomacia essa família não entende nada.

  2. Carlos says:

    Um país governado por um imbecil, pode, tranquilamente, ser representado por outro imbecil em qualquer lugar. A mensagem será a mesma: Quem vê a mim, vê também meu pai que me enviou.
    Bando de idiotas.

  3. Isabel says:

    Tentativa de calar o caso Queiroz!

    Um des governo como este jamais se viu no Brasil.

  4. brito FILHO. says:

    MAIS UM GOLPE DE MESTRE DO OLAVO: “TIRAR O FOCO DO MORO” NESTE MOMENTO. O ASSUNTO AGORA VAI SER “EDUARDO EMBAIXADOR, E PODE!”. QUEM SABE ATÉ O PRÓPRIO MORO VAI SER O EMBAIXADOR NOS EUA.

  5. Isabel says:

    A máfia miliciana tomando conta de tudo!!!

  6. Paulo says:

    Os milicianos do Rio de Janeiro estão começando a abrir mercado para o Estados Unidos ….

  7. Observando says:

    Passando só pra ver o mi mi mi de esquerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!