29 de março de 2024

Neilma Menezes: “Papai mesmo com toda rigidez nos empoderou”

Por

IVONE LIMA. PA4.COM.BR

Neilma Menezes Rocha é a presidente da Fundame.

 

Neilma Menezes Rocha, a 2ª filha de cinco irmãos, chegou em Paulo Afonso nos anos 60, precisamente em 1963 acompanhando o pai, tenente Iran Barreto, ela então com treze anos. A família é de Ilhéus, no sul da Bahia.

 

Neilma está aqui, antes de mais nada para passar uma mensagem positiva com seu testemunho de fé, a forma como lida com os problemas que enfrentou e sua alegria que nos contagia.

 

Nos anos 60, Neilma colheu mesmo numa sociedade que iniciava muito fechada e preconceituosa, e com pai militar às flores das revoluções que pipocavam mundo afora e que já arrefecidas chegavam ao País. “Eu lembro como foi a primeira vez que usamos minissaia, era um escândalo!”

 

Então levados pelo pai, sem distinção porque menina ou menina, Neilma e seus irmãos foram estudar, participar dos jogos estudantis, praticar educação física, trabalhar e até os namoricos com a guarda dos irmãos.

 

“Meu pai era muito rígido; coisa de capitão do Exército, mas não só comigo, com os homens também. Eu cheguei aqui com treze anos e morávamos na Vila Militar, pai se reformou pelo Exército e nós ficamos morando na Chesf; como pai era professor de educação física, nos colocou para fazer exercícios: minha irmã ganhou muitos prêmios quando corria os 100 metros, meu irmão era da natação, e eu era do voleibol e do basquete, embora tenha sofrido muito bullyng porque era gordinha.”

 

Paulo Afonso tinha divisão

 

“Primeiro a Chesf era fechada em si, tinha aquele acampamento e eu sentia muita discriminação, não apenas com a mulher, mas com quem morava fora daquele muro.”

 

Pelo menos antes, tinha respeito

 

“Nós íamos para as festas, com os irmãos, e olha que eu usava minissaia àquele tempo, nunca ouvi uma piada e não existia essa coisa de hoje: violência, falta de amor próprio e autoestima baixa. Também acho que hoje a liberdade é demais, não estou dizendo que a roupa curta justifica um assédio, mas hoje as mulheres mudaram sua postura, e não é errado que a mulher se valorize mais.”

 

Também fui uma mãe rígida

 

“À diferença do meu pai, eu criei minhas filhas com mais diálogo, mas fui rígida. E não me arrependo porque elas foram bem-criadas.”

 

O bom da passagem do tempo

 

“Eu acho que hoje está melhor, no sentido de que as mulheres estão livres, sabe?, saem sozinhas [sou do tempo do ronconcom, risos, não sabíamos o que era isso], porém, eu acho que ela deve se valorizar mais sabe?”

 

A vida e o câncer

 

Em 2016, quando Neilma estava à disposição da Catedral de Nossa Senhora de Fátima para ajudar na organização das celebrações e encontros, ou seja, no serviço, a nossa ‘tenente’ como chamamos carinhosamente passou a ter desmaios e descobriu estar com câncer.

 

Neilma apresentou uma anemia profunda e chegou a desmaiar, em dezembro daquele ano

 

“Eu descobri em dezembro quando tive o segundo desmaio, que estava com anemia muito profunda, aí fui para Aracaju e o médico constatou que eu estava com câncer no intestino.”

 

Neilma foi operada para remoção do tumor, no hospital São Lucas de Aracaju e enfrentou a quimioterapia. E esta é a palavra-chave ‘enfrentar’ a doença com perseverança e confiança.

 

“A minha primeira reação foi de chorar, porque somos humanos, mas depois pedi aos médicos que me dissesse tudo o que ia acontecer porque eu não sou de murmurar, de questionar, eu assumo o que eu recebo, eu digo sempre as minhas amigas, as pessoas que perguntam a mim, que ninguém merece sofrer porque Deus quer a felicidade de cada um de seus filhos amados, então quando eu recebei a notícia eu pensei: ‘Deus sabe que eu vou suportar’, tem aquela história que Ele dá o frio conforme o cobertor.”

 

“Eu vou passar por essa provação e vou me curar com a graça de Deus”

 

“A minha mensagem maior é a fé, eu digo: temos que acreditar nesse Deus que está conosco, se tiver que ir para a salvação eterna, vamos tranquila, mas se tiver chance vamos lutar. Na quimioterapia onde eu já chegava animada, dava bom dia a todo mundo e conversava com um e outro, e percebia que cada um tinha um processo diferente do meu, por exemplo, eu não tive queda de cabelo, mas tive muito enjoo, mal-estar enorme, mas graças a Deus estamos aqui”

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 9

  1. Anônimo says:

    Neilma sempre gostei de você por ser como uma irmã de aivone pôr esta amizade ser fiel sou uma pessoa dá família mais não de sangue que o senhor te dê saúde para continuar nesta batalha.

    • Anônimo says:

      muito bom saber q conto sempre com pessoas amigas. São os presentes que Deus me deu durante esta caminhada terrena. Paz e Bem.

  2. Mara Xavier says:

    Sempre adorei seu pai,tenente Iran meus filhos tem boas recordações dele,na passagem do cometa Rally ele levava as crianças para PA4 todo equipado naquele jipp era uma alegria só. Saudades!!!!!!!!!!!!! Peço a Deus que vc tenha força e se recupere🙏🏻🙏🏻

    • Anônimo says:

      Amem. Meu pai foi minha base de valores eticos e honestidade. Obrigada.

  3. VALDO says:

    És uma grande mulher, exemplo a ser seguido.

  4. Nailson says:

    Não sabia seu problema até porque também moro no estado de Amapá, sua história nos faz refletir muita coisa boa afinal vc superou tudo Deus abençoe.

    • Neima says:

      Superação com a fé que tenho em um Deus que faz parte da minha vida. Obg. Deus lhe abençoe

  5. Geraldo Alves says:

    Uma grande guerreira que tive a oportunidade de conhecer logo quando engajei nas pastorais sociais, a exemplo da Iza, Josefa, D. Helena, Profª. Francisca (Chica), Marileide Brasil e tantas outras bravas lutadoras. Quero parabenizar ao portal Ozildo Alves na figura da Jornalista Ivone Lima pelo enfoque dado em especial as mulheres de nossa terra. Quanto a nossa entrevistada em destaque faltam me palavra para descrever o papel indispensável de a nossa querida Neilma desempenha na sociedade pauloafonsina é um grande exemplo de mulher de fibra e guerreira sempre com uma palavra amiga e um largo sorriso no rosto. Deus te ilumine e que tua coragem possa motivar tantas outras mulheres. Abraços fraternos! Paz e bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!