25 de setembro de 2021

Não deixe o samba morrer… Notas de esperança em tempos de pandemia (Evelyn Santana)

Foto: Ilustração



 

 

Por Evelyn Ferreira Santana Silva

 

Começarei versando o trecho de uma canção popularmente conhecida no Brasil. Composição de Edson Conceição e Aloísio Silva (1975), a letra diz “Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar… O morro foi feito de samba, de samba para gente sambar”. Essa canção fala sobre continuidade mesmo diante de cansaço e adversidades.

 

Isso, nos remete ao momento vigente. Estamos cansados coletivamente. Vivenciando algo inesperado e que tem marcado nossos dias e nossa história. É quase recorrente que venhamos a nos angustiar em algum momento do nosso dia. E as pesquisas têm comprovado essa realidade. Um estudo realizado pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) apontou que os casos de depressão praticamente dobraram desde o início da quarentena. Entre março e abril, dados coletados online indicam que o percentual de pessoas com depressão saltou de 4,2% para 8,0%, enquanto para os quadros de ansiedade o índice foi de 8,7% para 14,9%.

 

Esses dados são a expressão factual da árdua tarefa que é manter-se saudável, em termos de saúde mental, nos tempos atuais, tempos de incerteza.

 

Contudo, voltarei para a canção citada no início, a canção que fala sobre continuar. Não ignoro o fato de que estamos lidando com questões sérias em termos de saúde física e emocional. Entretanto, farei uso das palavras, hoje, como uma canção de esperança.

 

Estamos em guerra. Isso está posto. Mas toda batalha tem início, meio e fim. Chegaremos ao fim desta também! Por ora, quando o peito apertar… Cante, veja o pôr do sol, ajude, cuide de sua família, medite, procure áreas para expressar os sentimentos, sejam quais forem. Fortaleça o corpo e a mente.

 

E no final…. Iremos sambar ao som de notas de esperança e vitória!

 

 

Evelyn Ferreira Santana Silva nasceu em Paulo Afonso- BA, cresceu em Maceió- AL. Tem 28 anos é graduada em serviço social- UFAL, pesquisadora no âmbito de políticas públicas, assessora acadêmica, feminista, militante e compositora.

 










WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 4

  1. Luiz Eduardo says:

    Sua lucidez é invejável. Parabéns e obrigado.

  2. Adri says:

    Buscar a Deus primeiramente é maravilhoso. Orar e Jejuar para fortalecer o espírito e assim saber lhe dar com os desafios.
    Paz e esperança a todos!

  3. Pedro Luiz says:

    A “lucidez” da moça é prodigiosa! Atira pra tudo quanto é lado, é “especialista” em tudo e “entende” de qualquer assunto!! De ditadura a democracia, de ensino a samba!!! Noooossaaa!!!

  4. Lucas Ciriro says:

    a NASA agora vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!