18 de abril de 2024

Mário Júnior se reúne com ministro da Educação e Ebserh sobre o Hospital Nair Alves de Souza

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR




 

Na manhã desta quarta-feira (18), o deputado federal Mário Negrmonte Júnior (PP) se reuniu com o ministro da Educação Abraham Weintraub e com o presidente da Ebserh Oswaldo de Jesus Ferreira, tratando sobre a situação do Hospital Nair Alves de Souza do município de Paulo Afonso.

 

O deputado garantiu que vai continuar lutando pela melhor solução para o HNAS e consequentemente para o povo de Paulo Afonso e cidades vizinhas: “Vamos continuar nossa luta pelo hospital que nós nascemos e pela saúde pública da nossa região!”, disse Mário Júnior após o encontro.

 

Entenda situação do Hospital Nair Alves de Souza

 

Em sentença proferida no último dia 12 de setembro, nos autos de ação civil pública, a Justiça Federal condenou a União, o Estado da Bahia e o Município de Paulo Afonso, de forma solidária, a assumirem parcial e progressivamente a gestão do Hospital Nair Alves de Souza no período de um ano de transição, a partir de 01.01.2020.

 

De acordo com a ordem judicial, a transferência do Hospital para o Poder Público terá início em 01.01.2020, e a participação da Chesf será reduzida em, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) a cada trimestre de 2020, de modo que em 01.01.2021 a Empresa estará integralmente afastada das atividades do Hospital.

 

Acaba neste mês de setembro o prazo estabelecido pela Justiça para que o Poder Público apresente o Plano de Gestão, Funcionamento e Operação do HNAS por meio do qual assumirá o Hospital a partir de 01.01.2020.

 

Com o apoio do deputado Mário Negromonte Júnior, a Chesf já depositou em Juízo R$ 45 milhões de reais para garantir recursos necessários ao custeio das obras de adequação física (reforma e ampliação).

 

A partir de agora cabe ao Poder Público assumir a gestão e operação do Hospital, considerando que a saída definitiva da Chesf ocorrerá em 31.12.2020, como determinou a Justiça.




 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 8

  1. anonimo says:

    Nao seria mais produtivo tratar deste assunto com o ministro da Saude???

    • Na real says:

      Bom dia, nesse caso específico o assunto tem que ser tratado com o ministro da educação mesmo, pois a empresa Ebserh foi criada para administrar os hospitais universitários, no caso em si o Nair tende a ser um hospital universitário, por isso o ministro da educação é o mais interessado, pois o Nair ficará sendo administrado pela Univasf, na pessoa jurídica da Ebserh.

    • Amo Paulo Afonso says:

      Não! Pois A EBSERH é uma empresa que é responsável pelos Hospitais universitários.. ligado ao MEC.

      • Na real says:

        Ligado ao MEC, ou seja, ministro da educação. Sendo o responsável pelo assunto!!!

  2. Amo Paulo Afonso says:

    Meu Deus… isso nunca vai acabar ?? O governo do Estado constrói vários Hospitais de Grande porte tudo em Salvador e na região metropolitana e de Feira de Santana centralizando tudo, a prefeitura se tratando do Nair nunca quer assumir nada, a Chesf depositou esse dinheiro em juízo para se livrar de uma vez por todas de responsabilidades com a nossa cidade. O mínimo que essa empresa deveria fazer era nos dar um Hospital com serviços de qualidade como foi um dia o Hospital Nair. Por isso sou a favor da privatização da mesma. A chesf não serve de nada para o povo da terra que ela tira mais da metade de seu lucro para enriquecer os chesfianos e o governo. Pois não tem concurso há anos, a chesf vendeu tudo que tinha aqui na Cidade e o que não pode vender fechou, a empresa só tem idosos morrendo que não conseguem mais servir e prestar um serviço de qualidade, obrigando a mesma a contratar empresa terceirizadas para manter os funcionamentos enquanto paga altos salarios para os aposentados continuarem ocupar os cargos que só saem no caixao ao invés de ir curtir a aposentadoria. Onde isso vai parar? Já que depositou. O dinheiro está ai. O Hospital está sucateado. Feio, sujo, agonizando. Para que está servindo essa secretaria extraordinário da saúde ??? Só para dar cargos aos chegados da prefeitura??? Gente… um médico ficou no governo 16 anos. Outro médico está ai no poder e já teve antes no poder também. Isso tudo é um absurdo. Nossa cidade tem mais de 120 mil habitantes e não tem Um Hospital digno, não tem UTI. atende mais de 30 municípios, a UPA esta do lado e pronta mas ninguém sabe de nada do que está acontecendo por que ela não funciona. A Ebserh tem que assumir logo URGENTE. Nos precisamos com urgência de um Hospital digno. É TEM QUE SER O NAIR.

    • Fábio says:

      Faço minha as suas palavras bem elucidadas. Tem que privatizar já!

    • Na real says:

      Suas palavras deviam ecoar nos corredores da câmara de vereadores e na prefeitura de Paulo Afonso, pois vc explanou de forma corretíssima a situação atual.

  3. Na real says:

    Tive a oportunidade de conhecer o hospital do traumas em Petrolina, o mesmo é administrado pela Ebserh, é incrível o salto de qualidade que esse hospital teve quando passou a ser cuidado pela Ebserh, a população de Paulo Afonso tem que conhecer mais sobre a Ebserh e assim fariam mais pressão pra ela chegar logo em Paulo Afonso. A Chesf é um lixo, a população clama por um hospital digno e a Ebserh tem condições de promover isso!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!