Mário Galinho ajuíza ação para cassação de diplomas e mandatos de Luiz de Deus e Marcondes Francisco

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 15 de dezembro de 2020 às 22:23

Luiz de Deus, prefeito reeleito e Marcondes Francisco, vice-prefeito eleito. Foto: Divulgação.



 

 

Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por abuso de poder econômico foi protocolizada pelo partido Solidariedade e pelo vereador Mário César Barreto Azevedo (Mário Galinho) nesta terça-feira (15), contra Luiz de Deus (PSD) e Marcondes Francisco (PSD), candidatos a prefeito e vice, declarados eleitos em Paulo Afonso, no último dia 15 de novembro.

 

Os advogados dos representantes, Maurício Batista Menezes, de Brasília e Pedro Gerônimo Estevão Pereira, de Paulo Afonso, requerem ao Juízo da 181ª Zona Eleitoral a decretação de inelegibilidade por 8 anos, cassação dos diplomas, e por consequência a cassação dos mandatos.

 

Os fatos que motivaram a Ação foram apresentados em 147 páginas. “Como restará demonstrado, elencaremos uma série de ações administrativas que foram realizadas ocasionando uma verdadeira desigualdade de oportunidade na disputa eleitoral deste Município, quando o prefeito e o vice-prefeito (candidatos reeleitos), mobilizaram toda a estrutura da máquina administrativa, utilizando-se de bens e serviços públicos, bem como servidores públicos e contratados pelo Poder Público Municipal, até mesmo realizando exonerações e nomeações em período vedado, bem como, coações de funcionários da Administração Pública a participarem de seus atos de campanha, tudo no intuito de angariar a qualquer custo, a sua manutenção no Poder político local.”, diz um trecho da peça ajuizada hoje.

 

Os autores da AIJE destacam que o prefeito e candidato Luiz de Deus, “no esteio de promover sua reeleição utilizando-se da máquina pública em prol de sua campanha eleitoral, promoveu centenas de contratações de servidores públicos, sem concurso público às vésperas e durante a campanha eleitoral. Foram inclusive anexadas as publicações das nomeações no Diário Oficial dos dias 01/09, 08/09, 14/09, 15/09, 16/09, 22/09, 24/09, 29/09, 30/09, 01/10, 07/10, 20/10, 20/10, 21/10 e 26/10”.

 

Foram citadas ainda inúmeras contratações de Servidores Públicos em período vedado, através do sistema de Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), entre elas, segundo a Ação “uma, chama a atenção pelo claro e leviano intuito de capitação de votos.”

 

Trata-se da nomeação de uma “Digital Influencer”, conhecida no município de Paulo Afonso pelo número de seguidores que possui em suas redes sociais (cerca de 20 mil). Coincidentemente, a contratada passou a apoiar e fazer propaganda politica para os investigados em suas plataformas digitais. “Considerando as atitudes ilícitas e acintosas dos investigados, é fácil deduzir que o objetivo por trás destas nomeações é de obter voto, usando a máquina pública.”

 

Ainda segundo os argumentos dos representantes, “os investigados utilizaram um esquema ilícito com o objetivo claro de angariar os votos dos eleitores. As evidências gritantes constatadas e ora apresentadas não deixam qualquer dúvida quanto a intenção de compra de voto e atropelo a legislação pertinente visando sentar na principal cadeira do Poder Executivo Municipal.

 

Diante dos fatos expostos, requereram ao Juízo da 181ª Zona Eleitoral que julgue procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para que os investigados, na condição de agentes públicos sejam apenados com sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificam os abusos narrados, bem como, sejam condenados à pena de cassação do diploma, e por consequência do mandato.

 

Mário Galinho, um dos autores da Ação, é vereador de Paulo Afonso até o próximo dia 31, ele foi candidato a prefeito e ficou em 2º lugar com apenas 1,37% de diferença para Luiz de Deus que foi reeleito para o 3º mandato.

 

PROCESSO: 0600553-92.2020.6.05.0181 – AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL

 

Vereador Mário Galinho. Foto: Assessoria



 



55 comentários em “Mário Galinho ajuíza ação para cassação de diplomas e mandatos de Luiz de Deus e Marcondes Francisco”

  1. oq tenho pra deixar pra paulo afonso é isso q Deus escolheu a Mario Galinho como prefeito dessa cidade e essa foi a palavra do Eterno para ele

    Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.
    Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
    Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.
    Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses.
    Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;

    Isaías 45:1-5

    Deus é quem elege as autoridades constituidas sejam boas ou mas :Romanos cap 13 vers 1 a 7 ; Daniel cap 2 vers 21 ;Daniel cap 4 vers 17

    Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

    Isaías 43:13

      1. Tu achas que as eleições em Paulo Afonso foram democráticas?Falar do Evangelho ,é dizer verdades ocultas .E o hakee que invadiu as apurações?cristão não é idiota não ,cristão só não é escravo. por que será que estão todos se apossando eletronicamente?uma vez que é presencialmente,não venha com essa de quarentena não!!!!!!!!!!!!

  2. Mário galinho quer a todo custo ser prefeito dessa cidade,por favor rapaz aceite a decisão da maioria.
    E venha junto conosco seguir o líder.
    Aceite que doi menos.

    1. Quer e será. Paciência porque cada coisa no seu tempo. E o tempo dele está chegando.
      O resultado da eleição desse ano foi só um aviso. E Luís só ganhou graças aos votos de uma parte dos eleitores de Raimundo. Se não fosse Raimundo Luís com certeza teria perdido feio

  3. Galinho, esse eu digo e afirmo , é uma verdadeira máquina………. De moção de aplausos. Aceite a derrota, você não ter dinheiro para a Campanha não é culpa de Luiz de Deus. Por isso n terá meu voto em 2024, não apresenta um projeto. Vc já tá caindo no esquecimento.

  4. ISSO , NÃO VAI DÁ E NADA. POIS QUEM MANDA É O DINHEIRO. ANILTON, PROVOU DO PRÓPRIO VENENO. POIS PARA ELEGER LUIZ DE DEUS, ELE FEZ A MESMA COISA. TUDO FILMADA, GRAVADO, E NÃO DEU EM NADA. CADEIA NO BRASIL, SÓ PRA QUEM ROUBA GALINHA. MAs A CULPA DELES CONTINUAREM ÁI, É DO IDIOTA DO ELEITOR. QUERO VER, UM TRASTE DESSES MIM ENGANAR. ENGANAM OS BESTAS, QUE SE SUJEITAM A PEGAREM O CORONAVÍRUS, INDO ATRÁZ DELES. VAI CONTINUAR A MESMA MERDA. SEM UTI, RÉMEDIOS, E O CABIDE DE AMIGOS APOSENTADOS DA CHESF, MAMANDO. GRAÇAS A DEUS, QUE NEM NA PORTA DA PREFEITURA EU PASSO, NEM VOU ATRÁZ DE VEREADOR. POIS N ÃO PRECISO DELES. NA CAMARA, SÓ VOU PRA VELÓRIO. PELO MENOS, NÃO VOU OUVIR MENTIRAS.

  5. Galinha vai trabalhar cara se conforme você pasou 4 anos só brigando e obra qui e bom nada pocha aceita qui dói menos.político e aquele qui aceita sua derrota

    1. Vereador, tú tá no lucro, esses votos que o Sr. Teve não foram mérito seu, e sim de Paulo Afonsinos que por falta de um outro nome que não fosse Luiz e Anilton votaram em você. Faça uma retrospectiva e lembre- se que foi eleito vereador com pouco mais de 500 votos, em 2016 e, sinceramente falando, não acho que tenha capacidade de governar uma cidade como Paulo Afonso, seria apenas mais um pra arranhar a história da nossa cidade.

    1. A corrupção viceja porque regada pela impunidade, o rico tem a justiça pra soltar é por pobre a polícia pra prender ( Pedro Simon) de tanto ver triunfar a nulidade, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agiganta o poder nas mãos dos maus o homem chegará o momento que rirse da honra, desanima de suas virtudes e terá vergonha de ser honesto (Rui Barbosa).

  6. Mario galinho não fez o mesmo pq não tinha cargo para oferecer, mas promessa teve viu ? só e observa a tropa de choque dele que atuava no facebook e Instagram eram SEMPRE os mesmos nomes tinha candidata a vereadora que inclusive foi eleita que mais atuava nas discussões nos posts de facebook do que realmente fazer campanha. E venhamos e convenhamos, se tiver de punir que se utilizou de “INFLUENCERS” na busca por voto vai ter que suspender a diplomação de meio mundo inclusive o querido candidato Mario Galinho, mais engraçado ainda que dias atrás teve matéria de aplausos aos CABEÇAS de sua campanha explicando o como eram diferenciados nas redes sociais.. e como estavam acostumados com o uso delas.. então. Para q ta feio.

    1. Caro Observador – Oo, lamentavelmente você não sabe ler, ou seja, não tem capacidade de compreensão de texto. Só explicando o que foi feito por Mário Galinho em relação à INFLUENCER, foi o suposto fato do Prefeito eleito ter utilizado a máquina pública (diga-se a prefeitura) como moeda de troca, para beneficiar a referida influenciadora digital. Compreendeu, agora?

  7. Eu dizia que voltava em trump do sertão em todos os lugares, mas meu coração era Luiz. Vou voltar a ser Luiz. Aceite a derrota Trump do sertão kkk

  8. Só comentários dos contratados da prefeitura aqui hein kkkkkkkkkkkk. Prefeitura abandonada. Que digital influencer é essa que desconheço, nunca nem vi. Em PA só existe um e se chama…, esse sim é pela verdade.
    Cuida Galinho!

  9. todos que estão criticando o Mário galinho venderam o voto ou arrumaram um emprego às vésperas da eleição esse país não tem mais jeito infelizmente todos sabem quanto nojenta é a política desse grupo que está no poder

    1. Aceita que dói menos o prefeito foi eleito pelo povo e tem competência e compromisso pra governar nossa cidade dia 31 de dezembro vc será ex vereador o choro é livre.

  10. Mario mô fio, vc foi com muita sede ao pote. E ficou sem nada agora. O q te resta é seguir o lider, fazer um acordo pra nao ficar liso 4 anos quem sabe pedir um emprego. Vai q vira secretario.

  11. Qual o projeto que o vereador levou para melhorar a cidade?

    Agora quer ganhar no TAPETÃO?

    Cara, espere seus 4 anos ou tente ser deputado.

    Deveria ter se aliado a PAZ, com a votação teria ultrapassado o cara do L e estaria eleito.

    Fala sério.

  12. Ganhar comprando voto com dinheiro público é fácil. Independem de se foi Galinho ou não o caso deve ser investigado, se ele é inocente não tem o que temer, se for culpado não merece o cargo.

    Sejam coerentes e parem de ficar tomando partido de um ou outro, isso não beneficia nossa cidade.

  13. A turma que mama na prefeitura tá desesperada com medo de perder a boquinha, cuidado que ele pode cair mesmo, nada é impossível, é melhor ficar quietinho, esperando a decisão da justiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.