29 de março de 2024

Marconi leva situação do HNAS a Brasília e Audiência Pública será discutida entre deputados nesta sexta-feira, 02

Por

Assessoria de Comunicação

Preocupado com a saúde do povo pauloafonsino, o vereador Marconi Daniel (PODEMOS), não tem medido esforços para viabilizar uma Audiência Pública que paute um diálogo referente à transição da administração do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) para o município de Paulo Afonso. Com o objetivo de resolver de uma vez por todas a questão, o parlamentar, que também é Vice-Presidente da Comissão Temporária Especial sobre a Transição da Gestão do HNAS, levou o caso a Brasília ao solicitar por meio de requerimento (91/2021) ao Deputado Federal Bacelar (PODE-BA) uma discussão sobre o assunto entre os deputados.

A solicitação do parlamentar foi acatada e uma Audiência Pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para se discutir a situação dos hospitais universitários administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi marcada para às 9h desta sexta-feira, 02.

Marconi defende a implantação de uma gestão tripartite, onde o hospital passaria a ser gerido pelo Município, Estado e União. “A nossa luta é para que o termo de compromisso que foi assinado em 2015 e renovado em 2018 com a Ebserh, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Estado, ele seja executado. É o melhor para Paulo Afonso. Temos visto na imprensa que a situação precária em que os hospitais públicos se encontram, com leitos sendo fechados, cancelamento de cirurgias, redução nos atendimentos, falta de medicamentos, materiais e equipamentos, demissões. A intenção de transformar em hospital universitário, gerido pela Ebserh, é melhorar o atendimento à população e garantir que os alunos do curso de medicina da Universidade do Vale do São Francisco façam residência na unidade, transformando Paulo Afonso em um centro educacional de medicina”, afirmou.

Ainda segundo o vereador o povo pauloafonsino está sofrendo com todo esse impasse. “Paulo Afonso está localizada em uma região estratégica e a qualquer momento a Unidade de Saúde será palco da alta demanda de pacientes vindos de municípios localizados em estados vizinhos, como Alagoas, Pernambuco e Sergipe, além de cidades baianas, sem falar da constante dificuldade de contratação de médicos que é um problema antigo no hospital”, disse.

No requerimento enviado ao deputado Bacelar, Marconi sugeriu que fossem convidados para a audiência pública, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Sr. Oswaldo de Jesus Ferreira; o Presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), Sr. José Geraldo Lopes Ramos; e o Coordenador do curso de medicina Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), Sr. Sydney Correia Leão. A solicitação foi atendida pelo deputado. Também participarão da Audiência os membros da Comissão Temporária Especial sobre a Transição da Gestão do Hospital Nair Alves de Souza.

Relembre

Marconi Daniel, durante Audiência Pública realizada no dia 29 de abril deste ano, propôs, em caráter de urgência, a criação de uma comissão especial para acompanhar a transição do HNAS. O vereador continua defendendo a teoria de que: “Precisamos salvar o Nair. Devido a alta demanda, a Prefeitura de Paulo Afonso não vem conseguindo arcar sozinha com todas as despesas. Essa é uma luta de todos nós. Precisamos garantir uma qualidade na saúde pública. Temos que valorizar o Serviço Único de Saúde (SUS)”, finaliza.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. francisco j says:

    E Luiz de Deus ? apareça prefeito vá para Brasilia o senhor foi reeleito com o apoio do Deputado Federal Mario Junior, são os responsáveis pelo HOSPITAL NAIR.

  2. cris matos says:

    Levou pra uma pessoa muito boa viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!