26 de setembro de 2021

Marconi e Bacelar discutirão em audiência pública dia 18/8, situação do HNAS com bancada baiana

Por

Assessoria de Comunicação

A situação do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) pode ter novos desdobramentos na próxima semana. É que o Deputado Federal, Bacelar (PODE-BA) elaborou uma proposta para discutir os rumos do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS). A proposta foi intermediada pelo vereador Marconi Daniel (PODEMOS). O caso do Nair será discutido em Audiência Pública na próxima quarta-feira, 18 de agosto, às 16h30 com a Bancada Parlamentar do Estado da Bahia. O objetivo, resolver a questão da administração do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) para o município de Paulo Afonso. A Audiência Pública, que acontecerá de forma virtual, reunirá ainda representantes dos Ministérios da Saúde e Educação; Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Prefeitura de Paulo Afonso e Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf).

“Essa tem sido uma luta incansável. Eu que nasci no Nair, hoje sinto que é mais que uma missão participar de todo esse diálogo em prol de melhorias para o nosso povo pauloafonsino. A unidade está sucateada e não cumpre a demanda, já que os custos são altos e a prefeitura não consegue arcar com todas as despesas, de aproximadamente R$ 4 milhões por mês. O hospital recebe pacientes da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Quero agradecer ao Deputado Bacelar por ter abraçado essa causa e parabenizá-lo por todo empenho. Eu e o povo de Paulo Afonso estamos gratos”, destacou Marconi.

O parlamentar, que também é Vice-Presidente da Comissão Temporária Especial sobre a Transição da Gestão do Hospital, defende a implantação de uma gestão tripartite, onde o hospital passaria a ser gerido pelo Município, Estado e União. “A nossa luta é para que o termo de compromisso que foi assinado em 2015 e renovado em 2018 com a Ebserh, a Univasf e o Estado, ele seja executado. É o melhor para Paulo Afonso. O Nair hoje está sangrando e precisa, em caráter de urgência, de todo o nosso empenho. Sem falar que a inexistência de um hospital universitário para os alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) prejudica a formação destes estudantes, sobretudo aos anos finais da formação que correspondem aos estágios obrigatórios”, disse Marconi.

Caos no HNAS

Enquanto a situação do HNAS não é resolvida, quem recorre ao hospital enfrenta sérios problemas. “É um verdadeiro caos. A situação só piora. Não paro de receber relatos de leitos sendo fechados, cancelamento de cirurgias, redução nos atendimentos, falta de medicamentos, materiais e equipamentos, demissões. Precisamos do apoio de todos, de uma verdadeira Força Tarefa para fazer do Nair um Hospital que seja referência não só na Bahia, mas em todo o Nordeste. Tenho certeza de que essa Audiência Pública com a Bancada Parlamentar Baiana será fundamental para que possamos conquistar o que tanto buscamos, o melhor para o Nair e para a cidade de Paulo Afonso”, afirmou.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. eleitor says:

    cidade de paulo afonso está doente com a falsa ilusão de interior rico e bom pra se viver. Lastimável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!