28 de março de 2024

Levantamento mostra as 15 carreiras em alta nos próximos anos

Por

Lucy Brandão Barreto (lucy.barreto@redebahia.com.br)

O tempo em que as carreiras mais valorizadas eram as tradicionais, como Medicina ou Direito, ficou para trás. Atualmente, a demanda é cada vez maior por tecnologia, e as mudanças culturais exigem atividades mais dinâmicas e até o acúmulo de profissões. Foi o que apontou um levantamento exclusivo feito pelo CORREIO com especialistas e institutos de pesquisa, que indicam quais são as 15 carreiras mais promissoras para quem está escolhendo uma profissão ou pretende mudar de área.

 

De acordo com a Catho, as cinco profissões em alta já a partir de 2017 são: Especialista em Cloud Computing (armazenamento de dados em nuvem), Medicina Geriátrica, Gestão de Resíduos, Curadoria de Conteúdo Digital e Biotecnologia.

 

Segundo a pesquisa Carreiras do Futuro, realizada pelo Profuturo (Programa de Estudos do Futuro), da FIA (Fundação de Instituto de Administração), as carreiras mais promissoras no mercado serão: gerente de eco-relações, diretor de inovação, gerente de marketing eCommerce, conselheiro de aposentadoria, coordenador de desenvolvimento da Força de Trabalho e Educação Continuada, bioinformationists (cientistas genéticos), técnico em telemedicina, gerente de propaganda online, coordenador de terceirização offshore e diretor de saúde.

 

Alguns motivos apontados pelo Instituto Profuturo para a valorização destas áreas são a demanda por serviços cada vez mais personalizados, a busca por qualidade de vida, pessoas com tempo mais escasso e o envelhecimento populacional. Para o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Bahia), Cezar Almeida, um ponto em comum entre as várias pesquisas que mostram as tendências do mercado de trabalho no futuro são as áreas para as quais elas apontam: tecnologia, sustentabilidade e saúde.

 

Tecnologia
Para Cezar Almeida, a tecnologia será responsável pela criação de muitas oportunidades, mas ele destaca que ela também será a culpada pela eliminação de milhões de postos de trabalho. “Um estudo do Banco Mundial dá conta do fechamento de milhões de vagas em função da tecnologia. Hoje já há casos de carros autônomos transportando pessoas, há empresas fazendo entregas com drones, então toda essa automação vai gerar uma perda de empregos”, diz.

 

Ele ressalta ainda que a geração de vagas não será na mesma proporção nem na mesma velocidade que a eliminação de postos de trabalho, daí a preocupação com a redução da quantidade de oportunidades no futuro.

 

Mais importante do que seguir as tendências do mercado de trabalho é valorizar as competências pessoais e buscar seu autoconhecimento como profissional. É o que indica o coach e especialista em Carreiras Fábio Rocha. “Se você se conhece, sabe seus pontos fortes e fracos, sabe o legado que quer deixar, aquilo que faz com prazer e que faz parte da sua essência, vai saber buscar o que é melhor para a sua carreira”. Ele afirma que a maioria das carreiras será reinventada nos próximos anos. “Algumas até serão extintas e outras novas vão surgir”.

 

Outra tendência do mercado, segundo o especialista, é o acúmulo e a convergência entre as profissões. “As gerações atuais terão, naturalmente, umas cinco profissões durante sua carreira como um todo. As carreiras não serão mais tão lineares ou fechadas”, diz.

 

Dicas
Entre os vários conselhos para quem está fazendo a primeira escolha por uma profissão, especialistas são unânimes em indicar a importância do autoconhecimento. “O principal é examinar seus talentos, nunca decidir a profissão baseado em chances de mercado. Isso é condenar a vida a uma oportunidade de ter uma remuneração e a vida é muito mais que isso”, argumenta o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Bahia).

 

Outra indicação é não decidir por uma carreira apenas pelo status,  segundo Fábio Rocha. “Aos jovens,  eu aconselho começar por si próprio e pelo autoconhecimento. Não escolher Medicina porque vai dar mais grana ou mais status”, diz Almeida.

 

Ele aconselha ainda um contato com profissionais que já atuam no mercado. “Converse com profissionais da área que você quer seguir, veja o dia a dia das profissões para saber se você vai se identificar com a atividade”, completa.

 

Já para quem está mudando de área, o planejamento é o principal conselho. “É importante não tomar nenhuma decisão impensada, procurar um especialista em Carreiras e montar um planejamento, porque simplesmente chutar o pau da barraca e partir para uma nova profissão pode implicar em prejuízos maiores”, alerta Cezar. Outro ponto que ele destaca é o cuidado quanto às finanças no período de transição de carreira. “É preciso pensar em quanto você precisa economizar para não ter que mexer nas suas economias ou aceitar um novo trabalho simplesmente para preencher essa lacuna”, pontua.

 

Fábio concorda que a mudança deve ser cuidadosamente articulada. “Transição é a coexistência do velho e do novo. Não dá para largar tudo, simplesmente”, declara o coach. Ele ressalta também que é necessária uma boa dose de coragem àqueles que desejam migrar de área. “Não recomendo ninguém fazer loucura, mas provoco as pessoas a não ficar em sua zona de conforto porque chegar ao último dia da sua vida e não ter feito o que queria deve ser uma tristeza terrível”, conclui.

 

ATIVIDADES EM EVIDÊNCIA

 

Especialista em Cloud Computing  As atividades envolvem a análise de indicadores, evolução de infraestrutura e otimização de recursos para o atendimento da proposta de computação nuvem comercializada no mercado. Como diferencial, esses profissionais apresentam visão estratégica focada em inovações tecnológicas e serviços de informática.

 

Medicina Geriátrica Profissionais responsáveis pelo atendimento médico a pacientes da terceira idade serão cada vem mais  valorizados devido ao aumento da expectativa de vida da população. Equipes de apoio como profissionais formados em Gerontologia, Fisioterapia e Enfermeiros também podem se beneficiar dessa visibilidade da área.

 

Gestão de Resíduos Profissionais preparados para lidar com o controle de resíduos sólidos, tratamento de água/ esgoto, destinação correta do lixo, reciclagem e limpeza urbana. Basicamente, a atuação está voltada com redução, reutilização e reciclagem e desenvolvimento de campanhas educativas e de conscientização.

 

Curadoria de Conteúdo Digital Profissional que realiza a organização e seleção de informações, arquivamento de ativos ou dados digitais de interesse, utilizando ferramentas e plataformas disponíveis para a garantia da sustentabilidade de dados para o futuro.

 

Biotecnologia Manipulação genética e estudo da criação, aperfeiçoamento e gerenciamento de novos produtos nas áreas de saúde, química, ambiental e alimentícia.

 

Gerente de Eco-Relações Profissional que irá se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.

 

Diretor de Inovação Interagirá com os funcionários em diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações.

 

Gerente de Marketing eCommerce Gerencia o desenvolvimento e implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços.

 

Conselheiros de Aposentadoria Profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria.

 

Coordenador de Desenvolvimento da Força de Trabalho e Educação ContinuadaCoordenador responsável por gerenciar programas para ajudar funcionários qualificados a atingir níveis avançados em suas áreas de especialização.

 

Bioinformationists Cientistas que trabalharão com informação genética, servindo como uma ponte para cientistas que trabalham com o desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas.

 

Técnico em Telemedicina Fará parte de uma equipe que oferecerá tratamento médico e diagnóstico para pessoas em áreas remotas.

 

Gerente de Propaganda Online Desenvolve, implementa e gerencia a estratégia de propaganda com a utilização de web site.

 

Coordenador de Terceirização Offshore Profissional responsável por cuidar que os fornecedores terceirizados estão mantendo determinados padrões, além de prospectar novas oportunidades de terceirização.

 

Diretor de Saúde Profissional responsável pelo estabelecimento de programas para cuidados com a saúde e reavaliação do sistema de seguros da companhia.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!