31 de julho de 2021

IFBA produz e doa 450 máscaras para os profissionais de saúde de Paulo Afonso

Por

Jardel Menezes (Portal Ifba)

IFBA produz e doa 450 máscaras para os profissionais de saúde de Paulo Afonso. Foto: Fernando Costa



 

 

O IFBA Paulo Afonso entregou, na última quarta, 28 de abril, 450 máscaras aos profissionais de saúde da cidade de Paulo Afonso. O projeto foi desenvolvido pelo IFBA Paulo Afonso em parceria com outras instituições e empresas para ajudar no combate à Covid-19, causada pelo novo coronavírus, no município de Paulo Afonso.

 

Segundo o coordenador do LABInov – Laboratório de Inovação de Paulo Afonso – o Prof. Dr. Welber Miranda, a inspiração de produção das máscaras partiu da necessidade de equipar o município com material adequado para proteção dos profissionais de saúde. Inspirado no projeto desenvolvido pela multinacional PRUSA e pelo projeto “Faceshield For Life 3D” desenvolvido por pesquisadores de várias instituições educacionais e governamentais da Bahia, Miranda desenvolveu os primeiros protótipos do projeto em parceria com o Dr. Jarbas Sampaio, médico e professor da Univasf: “Ele foi um importante parceiro nessa pesquisa, recebendo os primeiros modelos e testando junto com outros profissionais de saúde do município, chegamos finalmente ao modelo ideal”, destacou Miranda.

 

Num primeiro momento, foram produzidas 20 máscaras na impressora 3D do LABInov. Porém, ao perceber a lentidão na confecção (cerca de 01 máscara por dia), decidiu-se pela produção da máscara de proteção facial do tipo Faceshield Protector, fabricada com PLA – ácido polilático – um polímero sintético termoplástico que vem substituindo os plásticos convencionais em diversas aplicações e com custo relativamente baixo, e em combinação com a máscara N95, torna-se uma excelente solução para proteção do rosto durante procedimentos médicos ou mesmo para quem mantém contato direto com o público, evitando que gotículas expelidas por outras pessoas durante a fala venham a atingir diretamente o rosto.

 

Para produzir as máscaras, foram levantados os custos de produção e feita uma vaquinha virtual para arrecadar 2 mil reais, valor necessário para a produção de 450 máscaras. Após abrir a campanha virtual nas redes sociais, em apenas 3 dias a meta foi atingida e superada, arrecadando 2.790 reais. Segundo Miranda, a Gráfica HB, empresa local, foi outra parceira no projeto, entrando com o corte à laser do PLA e a montagem das máscaras, tudo isso com um preço de custo.

 

IFBA produz e doa 450 máscaras para os profissionais de saúde de Paulo Afonso. Foto: Fernando Costa

Após concluído o processo de produção, foram entregues 345 máscaras no Centro de Triagem da Secretaria Municipal de Saúde, localizado no Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães. Paula Siqueira, coordenadora do setor de EPI’s do Centro de Triagem, elogiou o modelo das máscaras: “Muito bom, são máscaras largas, laváveis e tenho certeza que serão muito úteis no nosso dia-a-dia”, frisou. Outras 70 máscaras foram entregues ao Dr. Jarbas Sampaio para que sejam distribuídas diretamente à comunidade médica; 20 máscaras entregues aos profissionais de saúde da Casa de Repouso São Vicente de Paulo e outras 15 ficaram à disposição dos profissionais do próprio IFBA. Miranda ressaltou que o saldo excedente da vaquinha virtual (790 reais) será investido na compra de cerca de 600 máscaras de tecido na comunidade local, tanto na própria gráfica HB como diretamente das costureiras do município que estejam produzindo máscaras artesanais em casa. Estas máscaras de tecido serão também distribuídas – a partir da segunda-feira, 04 de maio – pela Prefeitura no Centro de Triagem, localizado no Ginásio de Esportes.

 

Para o Prof. Sílvio Mauricio, Diretor Geral do IFBA Paulo Afonso, o projeto foi um sucesso: “Muito feliz em poder contribuir com o combate à pandemia em nosso município. Espero que esse projeto possa crescer. Com a produção dessas máscaras, conseguimos atender a demanda necessária do município para os centros de triagem e hospitais pelos próximos 6 meses. Caso seja necessário, podemos pensar na produção de um segundo lote para atender outras necessidades que venham a surgir, porém, teria que ser feito um levantamento para avaliar a necessidade e calcular a quantidade a ser produzida, bem como os custos de produção”, salientou. Sílvio agradeceu também a todos que colaboraram com a vaquinha virtual: “Muito obrigado a todos. Teve muita gente que queria colaborar, mas quando foi fazer a operação, já tínhamos atingido a meta. Mesmo assim, agradecemos de coração todos os que abraçaram este projeto”, finalizou.

 

IFBA produz e doa 450 máscaras para os profissionais de saúde de Paulo Afonso. Foto: Fernando Costa

Sobre A PRUSA

A PRUSA é uma empresa multinacional que fabrica impressoras 3D e iniciou uma campanha de produção de máscaras para doação. Até a metade do mês de março; já tinha produzido cerca de 65 mil máscaras e pretendem produzir mais 80 mil. A empresa disponibilizou em seu site o arquivo com o modelo 3D de produção das máscaras, inclusive em arquivo editável, a fim de que o mesmo possa ser modificado para adaptação a outras realidades.

 

Sobre o Projeto Faceshield For Life 3D

O projeto é conduzido por pesquisadores do IFBA, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e conta com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti). O trabalho é realizado em conjunto, com a fabricação de partes do equipamento por instituições diferentes e a coleta, montagem e higienização, pela Bahiana.




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. Socorro says:

    Parabéns aos profissionais do IFBA Paulo Afonso! Muito importante a ajuda de todos para frear a contaminacão desse vírus cruel.
    Que Deus os abençoe!

  2. ivy márcia says:

    O interessante que os Agentes de saúde n receberam….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!