19 de abril de 2024

ICMBio abre Processo Seletivo para 12 vagas de Brigadista e Chefe de Esquadrão em Paulo Afonso

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Foto: Fernando Tatagiba (ICMBio)



 

 

Como parte da preparação para a temporada de incêndios florestais, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lança 98 editais para a contratação de brigadistas. Ao todo serão 1.169 brigadistas em 88 unidades de conservação em contratos que variam entre 6 meses a dois anos.

 

Entre as unidades que participarão do certame está a Estação Ecológica Raso da Catarina. Os aprovados irão formar brigada temporária para a prevenção e combate a incêndios florestais e apoio operacional nas unidades de conservação da natureza do Raso da Catarina pelo período máximo de seis meses, tendo por base, artigo 12, da Lei Federal nº 7.957/1989.

 

Vagas

 

Serão 2 vagas para Chefe de Esquadrão e 10 de vagas para Brigadistas pelo período máximo de 6 meses a partir de 1º de outubro de 2019.

 

Inscrições

 

As inscrições serão realizadas nos dias 2,3 e 4 de julho de 2019, no Escritório da Estação Ecológica Raso da Catarina, localizado na Av. Maranhão, 79, Fazenda Chesf, Paulo Afonso/BA. CEP 48.606-500.

 

Salários

 

Para a vaga de Chefe de Esquadrão: 1,5 salário mínimo, mais auxílios. Para a vaga de Brigadista; 1 salário mínimo, mais auxílios.

 

Edital AQUI.

 

Seleção

 

Os candidatos serão selecionados em duas etapas: a primeira consiste numa avaliação física e habilidades com o uso de ferramentas agrícolas e terá caráter eliminatório; na segunda, será ministrado um curso de 40h para os pretendentes às vagas de chefe de esquadrão e de brigadistas e determinará a classificação final dos participantes.




 

O Teste de Aptidão Física (TAF) consiste numa caminhada com a bomba costal e tem o objetivo de avaliar a resistência muscular, aeróbica e capacidade cardiorrespiratória do participante. O candidato deve percorrer uma distância de 2,4 km com uma bomba costal cheia d’água pesando aproximadamente 20 quilos em, no máximo, 30 minutos. Tempo superior a este implica em desclassificação automática.

 

Já o teste de uso de ferramentas (THUFA) consta no teste da enxada, para capinar e rastelar uma área de 3×5 metros em, no máximo, 20 minutos, sendo avaliados a qualidade da capina e a obediência aos critérios de lançamento do material.

 

Brigadistas

 

A nova lei, sancionada em 28 de maio de 2018, atualiza dispositivo da Lei nº 7.957/89 que trata da contratação de pessoal para combate a incêndios e emergências pelo ICMBio e Ibama, ampliando o tempo de contratação e diversificando as atividades a serem desenvolvidas. A mudança na lei fortalece as unidades de conservação, além da geração de emprego e renda, já que contrata pessoas da comunidade, que vivem próximas das unidades de conservação.

 

Poderão ser contratados pessoas para atividades de prevenção, controle e combate de incêndios; apoio em ações de conservação, manejo e pesquisa de espécies ameaçadas; apoio a projetos de preservação, uso sustentável, proteção e apoio operacional à gestão de unidades; apoio à identificação à demarcação e consolidação territorial e apoio às ações de uso sustentável.

 

O tempo de contratação de brigadistas passa de 6 meses para 2 anos, prorrogável ainda por mais um ano. Agora, trabalhando por um período mais longo, os brigadistas poderão desenvolver atividades no combate ao fogo por maior período e também poderão reforçar as medidas de prevenção.

 

Os editais dos demais processos seletivos podem ser acessados aqui.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. Poliana says:

    Quero saber mais sobre o concurso de Paulo Afonso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!