26 de abril de 2024

Governo da Bahia e prefeitura de Paulo Afonso negam aplicação de vacinas com validade vencida

Por

Redação / Informações PMPA

A nurse fills a syringe with a dose of the AstraZeneca Plc Covid-19 vaccine at the Nowon District public health center in Seoul, South Korea, on Wednesday, April, 14. 2021. South Korea has resumed inoculations with the AstraZeneca shot this week after a suspension, but will limit use to those between 30 and 60 years old. Photographer: SeongJoon Cho/Bloomberg

O Governo da Bahia, através da Secretaria da Saúde do Estado esclarece que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios.

Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registro no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina.

A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde.

Prefeitura tanmbém tranquiliza população de Paulo Afonso: “As vacinas da Astrazeneca foram aplicadas dentro do prazo de validade”

A Secretaria de Saúde de Paulo Afonso esclarece sobre a reportagem da Folha de São Paulo que denuncia suposta vacinação vencida contra a covid-19. As vacinas da Astrazeneca/ Fiocruz/ Oxford, do lote 4120Z005 que chegaram ao município, foram aplicadas até o dia 4 de fevereiro, estando dentro do prazo de validade, que seria até 14 de abril.

A equipe ressalta que foram 750 doses recebidas desse lote, sendo aplicadas nos profissionais de saúde, até 4 de fevereiro, como explicado. A Secretaria de Saúde reforça o seu compromisso com a população em prestar os esclarecimentos necessários e ofertar o melhor serviço por meio dos seus profissionais.

“Estamos seguros com relação a aplicação dessas doses e nenhuma foi aplicada fora da validade. Temos as listas e todos os dados necessários, então a população fique tranquila que os profissionais da Secretaria de Saúde tomam todos os cuidados necessários para que isso não ocorra”, frisa o secretário Adonel Júnior.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!