29 de março de 2024

Francisco Nery Júnior: “A guerra da cloroquina. A intrigante defesa de Jair Bolsonaro”

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Foto: Divulgação.



 

 

O nome é imponente. Está na mídia a todo momento. A cloroquina é moda e está se tornando chique pronunciá-la. Todas as áreas de conhecimento têm o seu jargão peculiar e podemos observar que os postulantes a competentes se apressam em adquiri-lo e a empregá-lo. Carece impressionar o tolo ou o desavisado. Então cloroquina está na moda.

 

E existe uma guerra da cloroquina; os que a condenam e os que a defendem. Para esses últimos, pode ser a bala de prata para aniquilar o Covid-19. Para os primeiros, pode ser a morte inesperada do mocinho do filme de faroeste.

 

A droga já é usada para certas doenças. Cremos mesmo que já deve ter se tornado nome de bebês nascidos nos últimos meses Brasil afora. O termo soa bem e o significante induz esperança. Alguns recuperados da Covid-19 lhe atribuem a volta à normalidade da saúde. E a cloroquina tem no presidente da República o seu maior defensor.

 

O presidente Bolsonaro defende ardorosamente o uso da cloroquina em todas as fases da infecção. Esperneia – o que é do seu feitio – e lança todas as cartas do jogo.

 

Toda cruzada apaixonada desperta algum grau de desconfiança nos que têm estrada. “Maldito o homem que confia no homem”, está escrito. Este era exatamente o meu caso até que ouvi, perplexo, do ex-deputado e jornalista Fernando Gabeira na Globo News, às 18h20min do dia 20 de maio que o fabricante da cloroquina no Brasil foi um contribuinte de peso na campanha de Jair Bolsonaro.

 

Custa crer que o senhor presidente, ignorando o entendimento da quase totalidade dos membros da área médica, defenda o uso de uma droga com intenções, por assim dizer, não republicanas. O agravante é que a eficácia da dita droga não está cientificamente comprovada e os efeitos colaterais deletérios são ressaltados pelos cientistas da saúde.

 

A luta dos mansos e humildes de coração é não perder a esperança. Sem esperança, não é possível levar a vida. E é nesse imenso esforço, em meio a uma pandemia avassaladora, que se nos apresenta uma afirmação muito difícil de acreditar por ser absurda.

 

Francisco Nery Júnior




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 23

  1. Rômulo says:

    Cado os gados para dever o bolzo? Toca o berrante! Mu mu

    • Observando says:

      Os gados estão dando muitas marradas kkkk. A esquerda pira
      A hashtag de Bolsonaro só aumenta a cada dia.
      #FechadoComBolsonaro. Reeleito em 2022.

      • Dióstenes says:

        Aumenta a Hashtag impulsionada por robôs, você quis dizer. Rs

        • Adri says:

          Aumenta a hashtag impulsionada pela maioria dos brasileiros e principalmente por aqueles que começaram a abrir os olhos.
          E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará — Jo 8:32

          • Maria says:

            É pecado citar a bíblia para justificar a corrupção de LIXONAURO. Melhore!

        • Rita says:

          Boa Dióstenes ! Kkkkkkk

          • Adri says:

            Para Maria: Quem disse que é pecado citar a Biblia ? E quem disse que foi para “justificar” corrupção? Leia direito e não inverta. A citação bíblica alerta para “libertação”.
            No dia que o atual presidente se corromper, for condenado e preso, pode ter certeza que o povo não vai adora-lo como político de estimação.
            E podem chamar de robô, gado ou o que quiser. Podem chamar de taxista, eletricista, e etc. O choro continua livre!

  2. Elio says:

    Caro professor, a formula da clororoquina tem a patente aberta e qualquer laboratório pode produzir.
    Então, não se sustenta a alegação de Fernando Gabeira, pois não existe um fabricante, existe milhares de fabricantes e isso explica o custo tão baixo do medicamento, não chegando a 6 reais.

  3. Túlio says:

    Bolsonaro nem consegue ser presidente, agora quer ser médico. Kkkkkk

  4. Agda says:

    Quero ver Bolsonaro tomando o vidro todo de Cloroquina, ele defende tanto, precisar tomar.

  5. Douglas says:

    Sou a favor dos Bolsonaristas usarem a Cloroquina, assim morrem logo.

  6. Fernando says:

    Quem não quizer não usa..morra de corona,igualmente ao 600 reais,muitos criticavam porem esses mesmos correram pra sacar o auxilio

  7. Márcia says:

    É um medicamento que tem mais de 50 anos, comprovadamente usado em vários tipos de doenças!Está sendo usado agora com sucesso! Cada um tem td direito de tomar ou não tomar. Simples assim!

  8. Francisco says:

    Você espalhando uma fake news, a patente da HCQ está vencida e qualquer laboratório pode fábrica, os laboratórios do exército inclusive.
    Países como França, Itália, Suiça estão usando a HCQ.
    Não seja parcial…
    Boa parte dos jornalistas paulafosinos são de esquerda.

  9. O fisico says:

    FICAE falando mal de nosso presidente???? OVELHA DESGARRADA..
    Bolsonaro…

  10. Rita says:

    Enquanto essa laia de milicianos estiverem aí, só haverá vexame.

  11. Verdade says:

    Francisco nery. Fernado gabeira e… vc ta fazendo uma materia politica com muito poder d devastaçao colocando medo na população. Pensen um pouco amanha pode ser alguem d sua familia e vc nao vaidar a hidroxcloroquina ou a ivemectina. Pessoal vcs acham q o exercito americano vai da hidrocloroquina aos seus soldados. Inclusive a marinha em q a mao d obra e altamente especializada . materia lixo e outra o pessoal tem q salva essa materia e depois cobrar

    • Douglas says:

      Maior devastação é compactuar com um crime de ordem sanitária como faz o presidente, nesse momento, informar a população é a melhor medida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!