O Luau na Praça, que aconteceria neste sábado (14), foi cancelado e as outras edições seguem suspensas; o Moto Paulo Afonso e a 1ª Feira do Leite foram adiados.
A pandemia do novo coronavírus (Covid -19) tem levado ao cancelamento e suspensão de diversos eventos em todo o mundo De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a aglomeração de pessoas no mesmo ponto pode acelerar a dispersão da doença.
Tendo em vista a recomendação dos órgãos de saúde, a Prefeitura de Paulo Afonso cancela, suspende e adia alguns dos seus eventos que ocorreriam até maio, seguindo o protocolo mundial. O Luau na Praça, que aconteceria neste sábado (14), foi cancelado e as outras edições seguem suspensas. A 1ª Feira do Leite, que ocorreria no dia 5 de abril, e o Moto Paulo Afonso, que seria realizado de 30 de abril a 2 de maio, foram adiados.
“Estamos seguindo as orientações da OMS sobre a aglomeração de pessoas e, diante dessa posição, resolvemos adiar o Moto Paulo Afonso. Ainda não temos nova data porque vai depender do panorama mundial, de como serão as orientações daqui pra frente”, explica o secretário de Cultura e Esporte, Jânio Soares.
Para enfrentar o surto e preparar os profissionais para os procedimentos necessários, a Secretaria de Saúde criou o plano de contingência para enfrentamento do Coronavírus (COVID-19), onde foram traçadas estratégias preliminares de ações em saúde para o combate à doença.
O plano prevê medidas para os fluxos de notificação, monitoramento de casos suspeitos, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os possíveis encaminhamentos para os hospitais de referência.
“A meta é continuar mobilizando os recursos humanos e logísticos para fazermos frente a essa problemática mundial. O governo municipal segue realizando medidas preventivas e educativas em toda cidade. Na primeira reunião realizada no início do mês de março, solicitamos junto à Chesf uma ala que está desativada no Hospital Nair Alves de Souza para servir de enfermaria e isolamento nos casos de recomendações de internamento de pacientes com suspeita da doença. Os técnicos dos hospitais da cidade e do Laboratório Central (LACEN) estão sendo capacitados para realizarem a coleta da secreção, utilizada para o exame de detecção “, explica o secretário de Saúde Ghiarone Garibalde.
Ele ressalta que a participação de todos é imprescindível para a proteção da comunidade contra a enfermidade. “Nós estamos empenhados nesta causa, atualizando diariamente as informações e orientações que são repassadas pelo Ministério da Saúde, via Secretaria Estadual da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)”, ressaltou.
Nesta segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação reúne servidores para debater com a equipe de Vigilância Epidemiológica as estratégias a serem realizadas nas unidades escolares, uma vez que algumas das escolas concentram mais de mil alunos.






É melhor adiar tbm as eleições deste ano
Vão cancelar os eventos privados e aglomerações também? Porque cancelar os eventos da prefeitura e permitir outras aglomerações , como festas, missas etc é mesmo que nada. Tendo em vista que por exemplo haverá festas no hangar, onde o povo está aglomerado, em ambiente fechado e beijando ate dizer chega, prato cheio para a disseminação da doença. As missas, cultos e aulas do mesmo jeito… se é pra seguir as orientações da OMS vamos seguir de fato.
Parabéns, isso e necessário mesmo.
Parabéns pela atitude
Era pra ter cancelado a porcaria do carnaval tbm
Parabéns pela atitude 👏🏼👏🏼😂
Tem que fazer toque de recolher no municipio, ate ladrao ta proibido de sair a rua para roubar…………ordem do Bozo e seus militantes que cagam um dia e outro nao.
É um imbecil corruPTo!
MELHOR COISA PARA SER FEITA ! PEGAR O DINHEIRO E INVESTIR NA SAÚDE!
O Concurso Público Municipal provavelmente será adiado
Nada . Só alarde.
Investir o dinheiro na saúde boa.
A festa q mais aglomera pessoas e a CopaVela, povo de fora e daqui, é um prato cheio pro CoronaVírus! Tem q ser cancelada essa CopaVela também!
Concordo plenamente !!!
Enfim uma atitude de respeito..parabéns
E em relação ao concurso público da prefeitura daqui de Paulo Afonso. Vai ser cancelado ou adiado tbm?
E o concurso pra prefeitura,vai ser cancelado também?