28 de março de 2024

Estudantes da Educação Profissional são beneficiados com o Primeiro Emprego

Por

redacao@ozildoalves.com.br (www.pa4.com.br)

foto1

 

Os estudantes formados pela Rede Estadual de Educação Profissional são os principais beneficiados com o programa Primeiro Emprego, lançado, nesta quarta-feira (30), pelo Governo da Bahia, no hotel Deville, bairro de Itapuã, em Salvador. Ao todo 9 mil jovens da capital e do interior serão contratados pelo Estado até 2018, conquistando a primeira oportunidade de trabalho.

 

No setor público, neste primeiro momento, as vagas serão destinadas às áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública. O governador Rui Costa avalia que “o programa é um estímulo para melhorar a qualidade das nossas escolas e para a juventude que busca uma oportunidade, para que ela possa se destacar pelo seu talento, pela sua dedicação, não por favores ou indicações de políticos. Será pelo esforço pessoal de cada jovem que eles vão entrar e permanecer no mercado de trabalho, a partir deste primeiro contato, desta primeira experiência”.

 

Durante a solenidade de lançamento, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destacou a formação técnica e cidadã que os estudantes recebem na rede estadual e disse que o Primeiro Emprego reconhece esta formação ao oportunizar a inserção destes jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.  “Este programa objetiva romper a barreira de que só é possível entrar no mundo do trabalho quem tem experiência e permite que nossa juventude ganhe condições de trabalho, experiência profissional e possa trilhar uma passagem de sucesso para a vida adulta”, afirma.

 

foto2

 

Roberta Paixão, 31, é uma das técnicas em Administração formadas pela rede estadual que serão beneficiadas com o Primeiro Emprego. Ela concluiu o curso no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano (CEEP), localizado em Feira de Santana (116 km de Salvador) e comemora este momento. “Estou muito feliz com esta conquista porque vou começar o ano de 2017 já trabalhando na minha área de formação após ter me dedicado bastante aos estudos”, comenta.

 

Quem também não esconde a ansiedade em começar a trabalhar é Mônica de Jesus, 28, que se formou como técnica em Informática, no CEEP em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, localizado em Catu (93,3 km da capital). Durante o evento ela concluiu o processo de admissão para o Primeiro Emprego junto aos técnicos do SineBahia. “A única experiência que tenho foi obtida no estágio durante o curso. Agora que estou formada vou poder colocar em prática tudo o que aprendi”, comemora.

 

Daniele Rosas dos Santos, 21, concluiu o curso técnico em Contabilidade, no Colégio Estadual Governador Roberto Santos, em Salvador, e também vai começar a trabalhar. “Conseguir um emprego hoje em dia está muito difícil e graças a esse programa eu vou poder trabalhar na minha área que eu gosto muito. Além disso, vou me aprimorar ainda mais futuramente porque quero fazer faculdade da Administração”, revela.

 

foto3

 

Diretamente de Jaguaquara (337 km de Salvador), o recém-formado técnico em Administração pelo CEEP em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, Geisival Uhl Andrade, 19, trouxe todos os documentos para concluir seu cadastro no SineBahia. “Estou honrado por ter sido contemplado através do programa porque vou ter minha carteira assinada e todos os direitos reservados e isso é muito importante”, comenta.

 

Mais sobre o Primeiro Emprego – O Programa Primeiro Emprego é uma ação social de combate ao desemprego dos jovens, promovido pelo Governo do Estado para inserir egressos e estudantes da Educação Profissional no mercado de trabalho, além de estimular uma maior dedicação na sala de aula, justamente por contemplar aqueles com melhores resultados.

 

Além dos estudantes da Educação Profissional Estadual que já fizeram 40% do curso ou que concluíram há no máximo um ano, o programa também beneficia adolescentes qualificados por programas governamentais executados pelo Estado da Bahia. Os estudantes devem manter os dados atualizados no SGE (Sistema de Gestão Escolar), principalmente telefone, e-mail e endereço, para que sejam encontrados.

 

Acesse mais informações sobre o Programa Primeiro Emprego: educacao.ba.gov.br/primeiroemprego

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!