Por

[email protected] (www.pa4.com.br)

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

Texto enviado para a Redação do portal PA4 por Thiago dos Anjos (Engenharia Elétrica do IFBA Paulo Afonso)

 

(Crédito: Thiago Brandão dos Anjos)
(Crédito: Thiago Brandão dos Anjos)

 

Caros amigos e amigas,

 

Sou estudante de Engenharia Elétrica do Instituto federal da Bahia, sempre estudei em escola pública, não sou a favor do suposto corte no orçamento da educação e estou impedido de entrar na minha instituição de ensino, mais precisamente no Campus Paulo Afonso.

 

Um movimento que já começou incoerente em sua deflagração, no dia de ontem, 14 de novembro, distorceu todo conceito de democracia e de respeito à própria educação brasileira. Ora, como pode um movimento como esse ser deflagrado sem que houvesse a maioria dos alunos do IFBA presentes na assembleia? Que representatividade há nessa deflagração? A maioria da modalidade de ensino subsequente e integrado pode representar os alunos de Engenharia? Acredito que não. Pior que isso foi ouvir a seguinte frase da mesma boca que grita aos quatro ventos exigindo democracia: quem não estava na reunião perdeu o direito de opinar. Que palhaçada é essa? Isso foi a criação de uma nova modalidade de democracia para atender interesses de quem não tinha certeza que ganharia a votação que favoreceria a ocupação. Situação lamentável para a comunidade do IFBA!

 

(Crédito: Thiago Brandão dos Anjos)
(Crédito: Thiago Brandão dos Anjos)

 

Nós, do curso de engenharia, estamos na semana de provas e trabalhos para a conclusão do semestre e em assembleia ficou decidido que os manifestantes permitiriam que concluíssemos nossas atividades acadêmicas. Porém, de forma totalitária impediram a entrada dos alunos para que pudessem realizar suas provas e trabalhos ainda durante a vigência do acordo. Mais um grande exemplo de democracia, não?

 

Para mim, o ponto de maior constrangimento ocorreu no dia de ontem. Compareci junto com minha turma para apresentar um seminário e recebi a seguinte informação: somente poderia entrar no instituto junto com o professor da matéria e escoltado por dois manifestantes. Acreditem, entrei no campus em fila indiana escoltado por dois manifestantes. Eu não posso transitar livremente na escola em que estou regularmente matriculado e pior, tenho que ser acompanhado por pessoas que sequer conheço. Minha entrada no IFBA para apresentar um trabalho é motivo de segurança?

 

Colegas, sou plenamente a favor das manifestações estudantis, mas que elas não interfiram no direito dos outros de poder estudar e circular por suas escolas. Parar a educação em um país necessitado de educação é piorar o problema. Temos alguns exemplos de manifestações de rua que deram certo, a exemplo, os caras pintadas e a revolta dos 20 centavos. Vão para as ruas então, mostrem para a população o que vocês querem saindo dos muros do Instituto e deixem de brigar para utilizar o ar-condicionado da biblioteca do campus.

 

Imaginem se os brasileiros protestassem por um SUS melhor ocupando os hospitais públicos impedindo os médicos de realizarem atendimento. Alguém teria essa coragem? Acho que não, pois, nesse caso, a consequência seria imediata e contra a população! Mas no caso da educação o raciocínio deveria ser semelhante, mas como o resultado dessas ocupações só serão sentidas no futuro, não precisamos nos preocupar, né?

 

(Crédito: Thiago Brandão dos Anjos)
(Crédito: Thiago Brandão dos Anjos)

 

Só quero o direito de poder estudar e entrar na minha escola a hora que eu bem entender. Nada mais do que a constituição me oferece quero que meu direito de ir e vir seja respeitado. Aos ocupantes do nosso IFBA digo que vocês têm o meu total apoio para protestar por uma educação descente no país, mas sem parar o que mais nos faz falta nesse momento, a educação.

 

Sorte a todos!

 

THIAGO BRANDÃO DOS ANJOS

Graduando em Eng. Elétrica

 

 

Leia Também: 

Instituto Federal de Paulo Afonso é ocupado por estudantes por tempo indeterminado

Aristóteles Lima Santana: ‘A Ocupação Estudantil do IFBA em Paulo Afonso

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

32 respostas

  1. Sou estudante do IFBA Campus Paulo Afonso e nunca fui impedida de entrar na instituição, mesmo em período de greves. Mas dia 12/11 minha turma, junto de outras turmas que também precisavam fazer prova, não puderam entrar no instituto porque alguns poucos alunos fecharam as portas da instituição e nos impediram de cumprir com nossas atividades acadêmicas. Em nenhum momento estou expondo minha opinião política, partidária, ou sendo contra ou a favor da PEC ou de qualquer outra coisa. Estou apenas lutando pelo meu direito de entrar e sair da minha instituição de ensino, já que pra isso eu prestei um vestibular e fui aprovada, além de ser cidadã brasileira e ter o direito de usufruir dos serviços e instituições públicas!

    Não sou baderneira e nunca pensei em sequer fazer mal a algum dos ocupantes. Tenho minhas opiniões, mas, sobretudo, respeito todas as pessoas e acredito que cada um tem o direito de acreditar no que bem entender. E além de não ser baderneira, não faço parte de nenhuma elite socioeconômica, ou me encaixo no grupo dos “playboys”: venho de uma família simples, onde aprendi que só através dos estudos, e com muita dedicação e esforço, é que se conquista as coisas. Assim como eu, muitos alunos se esforçam pra continuar estudando… Seja porque trabalham o dia todo e ainda arrumam tempo pra ficar no IFBA até às 22h, de segunda a sábado, pra garantir um futuro, ou porque são pais e mães de família e estão batalhando pra viver tempos melhores. Nós só queremos que nossos direitos sejam respeitados. Sei que todos tem o direito de protestar e isso é garantido a todos, não estou questionando isso. Questiono e sou contra o TIPO de protesto que estão fazendo: reclamam da educação brasileira, dizem que estão lutando pra que tenhamos uma educação de qualidade, mas lutam por isso impedindo que muitos alunos continuem suas atividades acadêmicas e consigam o tão sonhado diploma.

    No campus do IFBA há a presença de pessoas que NÃO são alunas do instituto; há a realização de “festinhas”, que dizem ser em prol da educação, mas eu não vejo nada de educativo em uma festa de halloween; e o que mais me indignou foi ver que tantas pessoas foram atrapalhadas por não poderem fazer a prova do ENEM no IFBA, mas os ocupantes saíram dos seus postos e foram lutar por uma vaga no ensino superior de forma muito tranquila, ao irem fazer suas provas do ENEM. Isso não faz sentido!! Vamos fazer barulho nos ouvidos dos líderes políticos, nas ruas, mostrando pra população o que queremos, lutando pelos nossos direitos! Interferir no andamento de uma instituição de ensino não é protestar! Fazer festinhas não é sinônimo de indignação! Querer que sua opinião seja aceita a todo custo não é respeito!

    Vale salientar que as reinvindicações não vem por parte de uma minoria, composta somente pelos alunos que estão se formando. Alunos de todos os semestres estão unidos!!

    Por fim, quero apenas esclarecer mais uma coisa. Ontem, na conversa que tivemos com ocupantes, uma senhora (não sei quem ela é, acho que não é aluna, apesar de estar na manifestação) afirmou que a partir do momento que alguém não participa de determinada assembleia ou reunião, ela perde o direito a expor sua opinião e lutar pelos seus direitos, mesmo fazendo parte do grupo que se reuniu, ou da instituição responsável. Eu confesso que sei que errei por não ter estado presente na última reunião. Mas enquanto tal assembleia acontecia, eu não estava em casa, não estava passeando, não estava fazendo qualquer besteira. Eu estava na sala de aula estudando!!! Querem usar isso pra culpar ou diminuir os alunos que não puderam ir pois estavam ocupados com suas atividades acadêmicas, mas isso não é justificativa! Concluir os meus estudos é uma prioridade pra mim e pros meus colegas de curso, e ninguém pode nos tirar esse direito.

    1. Se reunam e expulsem esses …, em várias cidades do país, alunos que não aceitam essa ocupação, estão entrando e desocupando na marra, os que não querem são em número muito maior.

    2. Rebeca, você acha mesmo que com este governo que está aí você vai ter um IFBA pra acessar num futuro bem próximo?
      É isso mesmo que o Governo Temer quer. Que os estudantes briguem entre si e enfraqueçam qualquer possibilidade de um movimento maior no país na reivindicação de direitos. Já ouviu falar em “A Arte da Guerra”… a ideia é dividir para conquistar. É o mesmo lema desse governo.
      Não apoiar o movimento é tolice… todos vão acabar saindo perdendo.

  2. Movimento sem sentido, não sabem se quer, o que estão protestando, estão somente por algazarra, quem é de lá sabem bem o que estou falando, além do mais a maioria da meia dúzia que estar lá são menores que os pais não tem qualquer poder patrio sobre eles. Pergunto, kd conselho tutelar? É por fim, acabou a boquinha UNE e PT. O rombo estar aí , e se eles têm ideia do teor da PEC, estar é um mau necessário, decorrente da corrupção do PT.

  3. ficamos de olho nesses supostos grevistas, pois na minha empresa não irão de forma alguma trabalhar… se liguem vcs estudantes, que nenhuma empresa em sã consciencia irá chamar um dia pra trabalhar desse jeito não. na minha jamais irão por os pés…

  4. Atitude madura e sensata dos alunos de engenharia do IFBA, estão de parabéns. Só faltou solicitarem a desocupação do campus, tirar aquela meia dúzia de mimados que pensam que represtam alguma coisa.

  5. Concordo plenamente com o aluno. Essa ocupação não tem nada de movimento estudantil e sim de interesses escusos de partidod esquerdopatas que, repudiados pela maioria da população nas eleições passadas se vingam prejudicando o país. Entretanto, seria bom o aluno cuidar melhor do seu português. Educação “descente”, ou seja, declinante, é tudo o que não queremos para nossos estudantes…

  6. É meu caro colega, parece até que estamos em guerra, virando donos da verdade, esquecendo que nosso direito acaba quando começa o do outro. O art. 5° inciso XV é claro, mas, algumas pessoas podem estar pensando que estamos em guerra.

  7. Eu sou pai de aluna da escola, e desde o início da ocupação fui contra o movimento, pois eu sempre falava que os alunos e os pais seriam os maiores prejudicados. Pois foi um ato sem a aprovação dos pais, já que a maioria dos estudantes são menores de idade e não podem tomarem decisão por si só. exito um grupinho de professores por trás disso com arma unicamente de persuadir os ingênuos alunos . Deveria se fazer protesto é contra os autos salários e os reajuste de vereadores, deputados, juízes, desembargadores etc. e obrigar quem ganhar mais, pagar mais impostos, são esses casos de grande injustiça no país e que ninguém move um dedo se quer para mudar. Quero aproveitar esse momento para convocar os pais de alunos juntamente com todos os que são contra o movimento de ocupação para fazer o nosso movimento consciente, legal e legítimo, para expulsar do colégio todos aqueles que estão impedindo o desenvolvimento escolar dos nossos filhos. Se for de acordo daqueles que pensam como eu, estarei pronto para ainda hoje darmos início a esse movimento. Estou disposto a participar do pelotão de frente de batalha.

  8. Parabéns ao Thiago! Tem toda razão. O pior que essas ocupações não vai resultar em absolutamente NADA!!! Parte dessa geração é… e …, não sabem protestar de verdade. É muito comodo e sem efeito prático ocupar uma escola( universidade etc). Porque ninguém quer ir às ruas, ocupar as câmaras, assembleias legislativas? Repito: com essa ocupação estão perdendo tempo e prejudicando a si próprio. NÃO VAI ADIANTAR NADA!!!

  9. Só gostaria de alertar ao leitor que a turma contrária à ocupação não é maioria dos alunos de engenharia. Hoje são aproximadamente 310 alunos de engenharia, dos quais apenas 100 são contrários ao movimento de paralisação, o restante não se pronunciou ou é a favor do movimento.

    1. Dos 310 alunos, 110 são contrários, 200 não se pronunciaram por que assembleia foi em um feriado e feita nas entocas, e 40 são a favor da ocupação.
      Na verdade esses manifestantes não passam de uns ….
      Massa de manobra politica.
      Pergunte quantos deles leram a PEC que eles dizem q vai cortar gastos da Educação.
      Pregam a Democracia mas usam uma Camisa com estampa de Fidel Castro, kkkkkkkk, …e …em sua maioria.

      1. O que acho apenas é que o movimento contra a ocupação deixou de ser apartidário e apolítico. Se dizem de direita e estão procurando apoio do MBL, que é diretamente ligado ao PSDB e DEM. Acham que a culpa de tudo é da esquerda ou de partidos ligados ao socialismo ou comunismo. Ficam rotulando e julgando os participantes da ocupação, como se tivessem esse direito. Perderam o objetivo e agora faltam com a ética para justificar suas vontades pessoais em detrimento do bem comum.
        A PEC 55 reduzirá sim os gastos em educação e saúde durante 20 anos.

        1. Depende bastante das prioridades dos governantes na hora de fazer o orçamento. HORA VÁ CHUPA UMA MANGA E LER O TEXTO DA PEC DIREITO CAMARADA. Não fica aí servindo de boneco manipulado de partidinhos de esquerda. Protestar é nas ruas ou nas redes sociais e não atrapalhando o bom andamento de instituições públicas tão necessárias à nossa já sofrida sociedade. Não prejudique as pessoas. Isso é covardia.

    2. Legal sua dedução, se não se pronunciou é porque é a favor da invasão? Com certeza é o contrário, os que não se pronunciaram, a maioria é contra essa baderna, esses que são a favor são os alienados da era PT, que deu PT no Brasil. Acabou a boquinha, agora vão ter que estudar e trabalhar de verdade. Como estudante sou contra e muitos dos meu colegas que não se pronunciaram são conta também. Vamos fazer uma votação de verdade? vamos divulgar um dia e hora para uma votação? Conseguir um quórum representativo e ver se ganha a baderna ou a ordem?

  10. Estão preocupados em terminar o período, mas ninguém ficou incomodado com os professores que aderiram à greve faltando apenas a realização de algumas provas. Estão culpando apenas a ocupação. O que está em jogo não é apenas um período, o que está em jogo são 20 (VINTE ANOS) de retrocesso, de sucateamento da educação. Não só da educação.

  11. Grande texto. Parabéns garoto consciênte. Primeiro lugar as escolas e instituições de ensino não estão desocupadas para serem “ocupadas”. Isso é distorção do conceito de instituição pública, pertence a todos os brasileiros que estão em dia com seus impostos. Aí meia dúzia de pessoas que ninguém elegeu como seus representantes ocuparem uma instituição a força, sem debates de ideias, sem nada. Isso é facismo. Não deixar alunos que deram duro para estar ali entrar para estudar. Que democracia é essa? Que protesto ridículo é esse onde se prejudica tanta gente? Sabemos que há um certo grupelho de partidinhos de esquerda por trás desse movimento que na verdade o propósito é outro e sabemos bem qual é. O orgulho ferido dos “Esquerdinhas do Leblon” só quer atingir o presidente Temer, custe o que custar. E para isso estão usando alguns estudantes de soldadinhos de chumbo de sua causa sem noção.

  12. Protestar atrapalhando e prejudicando outros é extremamente equivocado. No dia em que esse país começar a valorizar as instituições públicas e criminalizar quem prejudica e atrapalha os seus trabalhas, como acontece em países sérios a gente para de discutir essa forma de protestar tão ridícula e covarde.

  13. Kd o MPF? Para garantir o cumprimento da lei. Estudantes contrário a essa baderna dessa massa de manobra políticas, vcs tem direito de ir no MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL e solicitar que eles requeram a desocupação do instituto. Aí quero ver se a massa de manobra política fica.

  14. Crianças voltem pra casa. Mamãe e papai estão morrendo de preocupação. Não foi isso que ensinamos pra vocês. Prejudicar os outros é errado crianças. Eu disse que não andasse com más companhias. Aquele barbudão mão encarado de esquerda não serve para ser amigo de vocês meus queridos. Ele está a serviço de outros “Esquerdinhas Caviar” ou “Esquerdas do Leblon” que ficam só comandando tudo do alto de uma bela cobertura de luxo ou um Triplex no Guarujá. Eles só querem voltar ao poder a qualquer custo, filhinhos de mamãe. Eu avisei pra vocês estudarem no lugar de ficarem lendo revistinha em quadrinho dos Irmãos PeTralhas. Pois de castigo vocês vão ficar sem celular e Ler todo o texto da PEC pra mim viu. Eu vou perguntar no final viu.

  15. Os estudantes são apenas massa de manobra, usados por estes petista e sindicatos que não se conformam com a perda das mordomias, acostumados a ganhar sem trabalhar. O que foi que o PT fez para o país, Partido dos Trabalhadores que deixou um saldo de 12 milhões de desempregados, as empresas quebradas, a educação básica acabou, a saúde nem se fala e o nível de corrupção que é uma vergonha perante o mundo. O que foi que os sindicatos fizeram pelos desempregados. Câncer social de difícil cura.

    1. E o que foi/é que o governo atual está fazendo pelo país?

      1º As empresas não quebraram pelo PT, quebraram por sua própria corrupção. (E não, a corrupção não foi institucionalizada pelo PT, assim como a Globo e a grande mídia quer mostrar. A corrupção existiu durante todos os governos… é só pesquisar um pouco mais).
      2º Foi no governo do PT que o Plano Nacional de Educação foi aprovado, o piso salarial dos professores e os 10% do pré-sal seria destinado a educação básica (Com certeza com a PEC 241/55 a educação nunca irá melhorá, na verdade, agora sim acabou a educação básica).
      3º Você utiliza o SUS? se acha ruim agora, imagine sem nenhum investimento por 20 anos. (Deixo para reflexão).

      Ah, e outra coisa, lembrete: Hoje só existe UNEB, UNIVASF, IFBA e agora a UFAL em Delmiro por conta da expansão das universidades, criada e incentivada no governo PT.

      E câncer social são pessoas alienadas que vêem a globo como única fonte de informação e verídica. A globo e essa grande mídia apoiaram a ditadura. Pense nisso.
      Informe-se.

      1. Não dá para ele se informar disso não! O nível de analfabetismo funcional é grande! Consciência político-econômica, Zero!! No máximo uma consegue entender uma transformada de Fourier usando as receitas bolo dos professores

      2. NINGUÉM TA FALANDO DE GOVERNO!!! PELO AMOR DE DEUS

        ESTAMOS FALANDO DO DIREITO DE IR E VIR DE QUALQUER CIDADÃO QUE ESTÁ SENDO IMPEDIDO!!!

      3. É ré ré, minha querida, a Sra. me desculpe, mas de “professora consciente” a senhora não tem nada.

        1º vc diz:”As empresas não quebraram pelo PT, quebraram por sua própria corrupção”.. não existe essa de própria corrupção, a tá ok! blz! vou montar minha loja de roupa e vou fazer corrupção nela, vou assalta-la! ahh poupe-me viu, a corrupção dessas empresas q a Sra. se refere são causadas pela ideia que a Sra. defende de ser contra a privatização e a favor da centralização das empresas no Gov. e a Sra. defende isso, o PT defende isso, como todos os partidos de esquerda e extrema-esquerda, a corrupção não é de bandeira partidária, e sim de toda classe politica que não quer ver o livre-mercado, a Sra. fala que os Governos Petistas não institucionalizaram a corrupção mas a Sra. tapa os olhos para ver que nos Governos Lula e Dilma eles se uniram com o PMDB, PP, PRB, PCdoB e com vários partidos até que não se denominam de esquerda, cujo todos juntos roubaram as Estatais inclusive a Petrobras e é bom deixar claro que o PSDB e PSB não está fora dessa roubalheira não! quando vc para pra analisar que o nos Gov. Lula e Dilma tiveram mais de 130 suspeitas de desvio de dinheiro publico (q é apenas a ponta do icebergue) vc vê eles se coligando com o DEM e PSDB em mais de 200 cidades, vc vê o escândalo da Petrobras se tornar o seg. maior esquema de desviu de dinheiro publico do mundo, quando vc vê isso tudo e tapa os ouvidos então com td respeito a alienada é a Sra.

        2º A Sra. fala q foi no Gov. do PT fala 10% dos royalties do pre-sal.. em eim acredita em promessa de politico.. coitada acredita em papai noel é? Olha querida a Sra. defende o poder do Estado pq a Sra. é sustentada através dele aí vê os socialistas a mil maravilhas, a Sra. preciso perceber q nos últimos anos desde FHC foram criados novos programas sociais (ou seja, houve aumento de impostos e mudanças na economia, por isso foi tão criticado) e nos Governos Petistas eles foram reformulados, aprimorados e expandidos para todo o território nacional, ou seja, o efeito é o seguinte o Estado aumenta os impostos causa quebra em empresas, q causa demissões pq as empresas não aguentam 50% de impostos, e esses demitidos ficam sem empregos e aí dependem de assistência social, e tome assistencialismo no rabo, aí o Gov. fica gastando mais do q recebe aí quebra e o país fica em uma crise (foi isso q aconteceu com Dilma), por causa dessa economia burra de vcs da esquerda, se a Sra. gosta de dar em suas aulas a influência do Marxismo Cultural para alienar seus alunos na igualdade q é impossível, (se esse for o caso) então a Sra. precisa urgentemente ir da aula em cuba ou na Venezuela para q 80% do seu salário vá de volta para o Estado por causa da crise loca assistencial q cria o q a Sra. defende, isso no minimo seria um passo a frente pra a Sra. aprender como é em tds os paises q tentaram implantar oq a Sra. defende

        3º PELO AMOR DE DEUS! entenda q essas invasões q estão fazendo nas instituições de ensino estão apenas prejudicando, invada o SUS como protesto q vc verá o quando de pacientes vão morrer a mais, invada as escolas e vc vai ver o tanto de estudantes q vão ficar sem estudar.. estão auto se prejudicando por causa da alienação q vcs (alguns professores) estão fazendo na cabeça desses adolescente q nada sabem de economia!

        4º antes de falar um absurdo q o SUS ou a educação vai ficar sem investimentos por 20 anos, isso é um absurdo! a Sra. leu o Doc. Oficial da PEC? NÃO, tenho certeza q não pq lá não fala q será cortado tudo e vai ficar sem investimento, ou q vai ter apenas o teto, não, terá o teto, porém terá um aumento de acordo com o aumento inflacionário, como por exemplo ano q vem entra mais de 100 bilhões a mais, vcs da esquerda veem q o Gov. está gastando mais do q recebe e ainda por cima querem q continuem os gastos? o q vós tínheis feito de melhor ao invés de ser contra a PEC241/55 seria vcs criarem através do portal do senado uma PEC para limitar os salarias dos políticos nesse país.

        5º A Sra. fala q a grande mídia apoiou a ditadura, q num sei quem apoiou a ditadura, SIM até a IGREJA católica apoiou a intervenção militar, isso pq VCS comunistas/socialistas queriam implantar uma ditadura do proletariado, isso a Sra. faz questão e faz de conta q é mentira e q nãoé verdade. Apoia-la-ei se a Sra. no minimo ler e estudar sobre a escola austríaca, sobre mises e sobre outros filósofos q defendem o Liberalismo ( a Sra. tem q perceber q o próprio Deus deixa claro q o mundo seria difícil e q não haveria igualdade, temos q fazer a nossa parte para acabar com a pobreza, haja visto que através do Estado não funciona, e sim voluntariamente, se defende Justiça Social doe parte do seu salário para ONG’s de ajuda humanitária, para os médicos sem fronteiras q ai SIM a Sra. vai está lutando pela justiça social e não por um sistema q deixa td mundo pobre e só o estado rico.

        Reveja suas posições de doutrinas ideológicas para poder

        Me poupar
        Se poupar
        Nos poupar

        Abrçs

      4. Professora,:

        1) esqueceu de falar da redução de 11 BILHÕES que Dilma cortou do MCMV, Pronatec e FIES.
        2) esqueceu de falar que, nunca antes neste país, houve um assalto sistemático e comprovado ao Brasil.
        3) esqueceu de falar que nunca a globo e o bancos, receberam tanto dinheiro do governo federal.
        4) há, só não esqueceu de falar do assunto dinheiro destinado a educação ( mas ta é falando é de salário mesmo), pois professor só fala nisto mesmo: salário, educação que se dane.

      5. Professora Consciênte???? Kkkkkkkk. Professora alienada por uma esquerda doidivanasde que financiava blogs sujos para fazer propaganda do governo e fazendo você servir como massa de manobra para um projeto criminoso de poder que Graças a Deus demos um chute na bunda com o apoio da maior manifestação da história no dia 13 de maio em favor do impeachment. Aquela sim foi uma aula de manifestação sem precedentes na história do Brasil.

      6. Professora, parabéns!!! Sábias palavras.
        Esses alunos estão mais parecendo filhinhos de papai que só utilizam como fonte de informação a revista Veja, a IstoÉ, a Rede Globo e o restante da mídia golpista.
        Se toquem, o Governo anterior ao PT iria acabar com as escolas técnicas e sucatear as universidades federais. O Governo do PT quando assumiu, fortaleceu as escolas técnicas criando os Institutos Federais, criou mais Universidades Federais, etc. Esses benefícios que vocês tem no IFBA são tudo criação dos Programas Sociais do Governo do PT. E agora o governo atual quer acabar com isso tudo, inclusive quer que as faculdades federais deixem de ser gratuitas. É isso que vocês querem?

      7. Seu discurso é igual a de todas a pessoas realmente alienadas e influenciadas.

        Em primeiro lugar eu não assisto a rede Globo e muito menos qualquer tipo de mídia manipuladora de opiniões, eu apenas procuro ler me informar para não servir de massa de manobra e qualquer movimento que fere a democracia e o direito de ir e vir assegurado na constituição.

        Eu sei que o PT não institucionalizou a corrupção e também sei que ela é apartidária, assim como também sei que Temer é farinha do mesmo saco da Dilma e de Lula, pois todos foram eleitos pelos mesmos cidadãos, e não é por saber que a corrupção esta enraizada na nossa cultura que vou defender corruptos e deixar para lá colocando-os sempre no comando da Nação, eu apenas tenho vontade de que tudo isto mude, mas sei que é quase impossível, pois estamos vendo tudo que se passa em nosso país, baseados em provas e evidências e continuamos a votar nas mesmas raposas velhas de sempre.

        Quanto ao SUS, você como um cidadão tão bem informado, já foi a algum hospital fazer uma visita e ver o quanto é repassado pelo SUS a estas instituições e o quanto estes repasse caiu nos últimos anos. Vá no hospital de sua cidade veja o quanto é gasto nestas unidades e o quanto o SUS repassa a cada uma delas. Pelo contrario do que disse, eu já precisei muito do SUS, já passei por situações que talvez você nem imagine, pois tudo que sabe talvez tenha sido dito por alguém que lhe contou uma história.

        O PT não quebrou as empresas, as pessoas perderam o poder aquisitivo de compra e como consequência deste cenário de desemprego e abandono social elas quebraram. Quebraram por falta de investimentos em portos, em estradas, em infra instrutura, alias investiram sim em portos só que em Cuba.

        Eu poderia ficar um dia inteiro escrevendo, mas, sei que não vai adiantar, e tem mais pode escrever sua resposta
        que não vou mais me manifestar, penso que não vale a pena, só quero que saiba que não sou a favor de nada que vá atingir o futuro de meu país, que seja a PEC, que seja qualquer medida que atinja a educação a saúde e o bem estar social, quero apenas poder viver dignamente, tendo o direito de ir de vir e de poder manifestar minhas opiniões sem ser odiado, agredido ou impedido de fazer qualquer coisa de que necessito para levar uma vida relativamente normal. Que estes meus direitos venham proporcionados pelo PT, DEM, PP e qualquer partido deste país, mas que eu tenha o DIREITO.

  16. ISSO MESMO! NÃO É INTERDITANDO UM HOSPITAL QUE SE CONSEGUE SAÚDE DE QUALIDADE, NÃO É INTERDITANDO INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE SE CONSEGUE EDUCAÇÃO! APRENDAM E DEIXEM DE SER MASSA DE MANOBRA DOS COMUNISTAS! VÃO LÁ PERGUNTAR MAIS DE 50% NÃO SABE NEM OQ É PEC, NEM PRA Q ELA VAI SERVIR, VÃO LÁ E PERGUNTEM QUEM LEU O DOC. OFICIAL QUE ESTÁ NO SITE DO SENADO E VÃO FALAR Q LERAM, MAS 97% NÃO LERAM, SABE PQ? PQ NESSE PAÍS NÃO ESTÃO OCUPANDO AS ESCOLAS POR CAUSA DE PEC NÃO É POR CONTA DO NOVO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL E MAIS DE 70% DESSES Q ESTÃO OCUPANDO NÃO QUEREM ESTUDAR DAS 8HRS DA MANHÃ ATÉ AS 3HRS DA TARDE, COMO FAZEM NO EXTERIOR

    VÃO ESTUDAR SEUS…

  17. o que mais impressiona é ver os ESTUDANTES desse País serem manipulados por sindicalistas e o pessoal da CUT ,sem saber nem o que estão reivindicando!
    O barulho todo , não é por causa da Saúde e nem Educação !
    O barulho se dá por cortar financiamentos de desocupados e vandalistas como tais grupos que o PT derramou dinheiro todo esse tempo!!!
    Exemplo: REFORMA AGRARIA?
    Se o PT era tão a favor, porque não fez em 13 anos de poder?
    A resposta é muito simples: poque o governo derramava dinheiro nos movimentos para que não houvesse protestos!!!
    Então estudantes de nosso País , comecem a raciocinar e ver que estão sendo manipulados !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.