18 de abril de 2024

A equipe de remo Carranca boat de Paulo Afonso é referência na América Latina para tratamento

Por

Ivone Lima- PortalPA4.com.br

Mulheres que vencem o câncer de mama do município de Paulo Afonso e três que vieram de Brasília, voluntários e a equipe de remo do Carranca boat, começaram nesta segunda-feira (13), na Casa de Cultura – Centro-, um ciclo de palestras sobre os benefícios do esporte, especialmente para mulheres com câncer de mama, mas não somente a elas.

 

Palestras acontecem esta semana com aulas teóricas e práticas, na Casa de Cultura de Paulo Afonso.

″É importante dizer que o remo produz o mesmo benefício em homens que tiveram câncer de próstata e em outras partes do corpo″, disse Gorette, umas das mulheres que fazem parte do Instituto Vencendo o Câncer (IVECAN).

 

Gorette: ‘O eu venço o câncer’.

São histórias que se cruzam na dor, desesperança, depressão e medo da morte, mas vencidas as primeiras etapas, se unem em sentimentos que recuperam a autoestima, e vão se renovando à medida que descobre à vida após o câncer.

 

Muitas mulheres pacientes são jovens. Voluntária que veio de Brasília.

″Nós tivemos câncer de mama e lutamos todos os dias pela vida. O que nos mata é a não reação, por isso o remo não me devolveu apenas a saúde, eu era sedentária e fui forçada a mudar hábitos e hoje sou outra, transformada″, disse uma das mulheres. Note-se que é surpreendente o tanto de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama.

 

O empresário Cesare Decarli há três anos pratica o esporte em Paulo Afonso, inclusive tem um projeto social que atende crianças carentes do município, no momento infelizmente está parado, por falta de estrutura, como, por exemplo, de um banheiro.

 

As mulheres criam alternativas para sobreviver com saúde à doença.

Cesare a convite de Dr. Don McKenzie – médico PHD, professor no Departamento de Medicina Esportiva da Universidade de British na Columbia – participou ano passado do evento Ka Ora Brasil, na praia de São Vicente-SP, na primeira regata da América do Sul voltada para mulheres com câncer de mama. Por esse fato, está em Paulo Afonso a referência.

 

Conta do Instituto para ajudar.

″Estou muito feliz com a vinda de vocês aqui e tenho certeza que vocês vão aprender para ensinar depois a outras pessoas″.

As aulas acontecem durante esta semana, na Casa de Cultura, localizada no centro de Paulo Afonso, na Av. Getúlio Vargas.

 

Presidente do Instituto.

Instituto Vencendo o Câncer (IVECAN)

 

Felizmente existe esta iniciativa para esse grupo de mulheres que visitam, cuidam, instruem e se apoiam. Fundado ano passado, só contam com ajuda de voluntários e precisa muito da ajuda da sociedade, só quem tem um paciente diagnosticado com câncer na família sabe o que elas passaram e passam. Então toda ajuda é bem-vinda.

 

 

 

 

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. Maria Célia says:

    Porque as notícias são dadas após o evento e nunca é feito o anúncio prévio para que a população possa participar? Só depois de acontecido o fato (palestras) pouco vai adiantar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!