Empresário desabafa sobre “recuo” do secretário de Saúde: “Aumento de coronavírus está ligado às nossas lojas?”

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR | 6 de Abril de 2020 às 11:34

Filas em supermercado de Paulo Afonso: Foto: Redes sociais/Chico da RM



 

O empresário Francisco Rodrigues, popular Chico da Rio Malhas, ex-presidente da CDL, divulgou em redes sociais, na manhã desta segunda-feira (6), um áudio explicando a polêmica envolvendo a prefeitura de Paulo Afonso, mais precisamente o secretário de Saúde Ghiarone Garibaldi.

 

No sábado, 4, o primeiro áudio de Chico informava que durante reunião com o secretário ficou acertado que o setor lojista seria parcialmente aberto a partir de hoje: “Ele vai nos conceder uma abertura das 12 às 18h, cada loja aberta com uma porta somente e com uma placa de estamos apenas recebendo, e atendendo até duas pessoas por vez. Todo mundo aqui ficou sabendo que a partir de segunda, 06, o comércio passa a funcionar de forma restrita, vamos dizer assim […] ainda assim é um alento, o cliente pode ir pagar seus débitos e de repente comprar algum item.” disse o lojista em áudio.

 

Porém, no domingo (5), a prefeitura divulgou uma nota explicando que manteve o Decreto 5.771/2020 que dispõe sobre o fechamento do comércio por mais 15 dias, apenas com outras determinações de estabelecimentos que poderão funcionar em condições restritos está em plena validade, não incluídas, portanto, as lojas.

 

Ainda de acordo com a nota, a prefeitura disse que “desconhece toda e qualquer outra medida divulgada ou incitada, passível de pena caso haja descumprimento por qualquer estabelecimento que estiver fora do rol do decreto.”

 

Hoje, além do novo áudio de Chico, ele mostrou uma imagem de um supermercado localizado no centro de Paulo Afonso com intensa aglomeração, e desabafou:  “Essa imagem nos dá uma dimensão do que acontece nas filas dos bancos, no interior dos bancos, nas feiras livres, ônibus coletivos que de vez em quando estão super lotados, então a mensagem que eu deixo, a interpretação que eu tenho de tudo isso é que o aumento dos casos de coronavírus em nossa cidade está diretamente ligado a nós, às nossas lojas, então segundo o entendimento do município, se abrir o nosso comércio haverá um aumento significativo de pessoas infectadas, então se as pessoas vêm aqui no comércio de duas em duas pessoas pagar ou comprar alguma coisa , conforme era o acordo que nós tínhamos, conforme foi o motivo do meu áudio, 100% verdadeiro, 100% verdadeiro, não tinha nada de diferente do que foi conversado com o secretário da Saúde, por sinal estive ontem reunido com ele ontem pela manhã, e perguntei se ele tinha escutado meu áudio, ele disse que sim, e eu disse tinha alguma coisa no meu áudio que nós não havíamos conversado aqui,  não era tudo aquilo, então perguntei a ele o motivo do recuo, segundo ele é porque houve um aumento de um dia para o outro de casos de pessoas notificadas. […] Eu entendi, compreendi, mas deixei para ele a seguinte mensagem, que o aumento dos casos de coronavírus está diretamente ligado em nós, as pessoas não pegam coronavíorus nas filas de supermercados, nas filas quilométricas de bancos, nas filas quilométricas do Restaurante Popular, nos ônibus lotados.”

 

Ainda na nota emitida no final de semana, a prefeitura explicou o motivo argumento que:, “em razão da ACELERAÇÃO DESCONTROLADA do COVID-19 no país”, as medidas anteriores estão mantidas.




 



46 pensamentos em “Empresário desabafa sobre “recuo” do secretário de Saúde: “Aumento de coronavírus está ligado às nossas lojas?””

  1. Na realidade quem tem que se conscientizar é a População, pois o que vejo é que estão formando filas antes mesmo de chegar o horário do estabelecimento abrir, não só Supermercados… mas Bancos e outros também. A culpa não é dos estabelecimentos que estão somente cumprindo com o seu papel de Serviços Essenciais, as informações de prevenção estão sendo anunciadas todo os instantes nos meios de comunicação mas boa parte da População está ignorando, então temos que pensar em outra forma de fazer com que esses entendam o que é uma forma de isolamento, vejo que não tem como somente os estabelecimentos cumprirem com suas obrigações e o poder Público só ficar emitindo decretos contra o COMÉRCIO, a População tem que fazer a parte dela também…

    1. AS LOJAS DEVEM COLOCAR UM TELEFONE EM SUAS PORTAS PARA OS BONS CLIENTES ENTRAREM EM CONTATO PARA SEREM ORIENTADOS DE COMO PAGAR SUAS DIVIDAS, EU MESMO QUERO FAZER UM PAGAMENTO E NAO ESTOU CONSEGUINDO ENTRAR EM CONTATO COMA LOJA POIS QUANDO LGO NINGUEM ATENDE PORQUE A LOJA ESTA FECHADA.

  2. A gerência da crise em PA está perdida. As filas e aglomerações ocorrem, como mostra o empresário, mas de acordo com o decreto essas pessoas só serão infectadas se forem a uma loja…. a fila do restaurante popular, então…

    1. Não tem condições dos bancos nem supermercados organizarem as filas na rua porque não é de sua competência como também o povo não coopera a responsabilidade dos bancos e supermercado fica restritas dentro do estabelecimento. SE A POPULAÇÃO NÃO COOPERAR O VIRUS VAI CHEGAR EM GRANDE VOLUME DE PESSOAS CONTAMINADAS ONDE VAI ESTAGNAR OS HOSPITAIS E MUITAS MORTES OCORRERÃO PORQUE O MUNICIPIO NÃO TEM EQUIPAMENTOS PARA ATENDER ESSA DEMANDA.

  3. Quantos menos pessoas circularem melhor… Estudos apontam que 1 pessoa contaminada na rua ela contamina 5/6 pessoas e estando em casa ela pode contaminar 1/2… Realmente as pessoas não tem educação e é necessário pessoas para organizar filas…. Sei que o momento é difícil mas se faz necessário.

    1. Paulo Afonso, não tem condições de de receber um infarto, imagine uma vc praga dessas, nem cemitério tem pra eterrar, só Jesus misericórdia, da quantidade de gente que vai morrer, estão brincando com uma gravidade dessas.

      1. Concordo com você só falam que vão estaguinar os hospitais esquecem que os cemiterios não vai ter lugar para enterrar toda essa gente…………ou cooperam com a prefeitura ou vão apodrecer nas casa porque nem o SAFI vai da conta.

  4. Temos q entender q estamos em um guerra. Que países q aderiram ao isolamento teve um resultado significativo.
    Todos estão perdendo. Calma tudo isso vai passar.
    O quê estão funcionando são serviços essenciais.
    Um bom gestor prioriza a saúde.

  5. Prefeito acabe com essa palhaçada.Comerciantes e desempregadores quando acabar essa safadeza entrem na justiça e peçam para o governador e o prefeito pagar todos os prejuizos causados por esses comunistas que querem derrubar o presidente.

    1. Palhaçada ? Vc vive em qual país em ?? Agora realmente vc vê ess bagunça e sua loja fechada e de doer o coração , se o país tivesse um presidente decretava era pra fechar tudo

  6. mas supermercado é essencial apesar de estarem com preços abusivo,antes as mercadorias era um valor depois aumentaram tudo que terror…

  7. preços abusivos! nao vamos tirar de esperto e fazer abusos principalmente aos mais pobres que sofre com tudo isso.
    Os ricos estam de boa.

  8. Muita gente de fora em Paulo Afonso, pessoas de Jeremoabo, Santa Brígida e até de Adustina que teve caso confirmado vem para a nossa cidade atrás de serviços, principalmente bancario.
    Pessoas de Delmiro, Agua Branca e Mata Grande entre outras cidades estão circulando em Paulo Afonso .

  9. QUEREM VER ESSA FILA ACABAR NESTE SUPERMERCADO? FECHA O CAIXA DO BRADESDO QUE TEM LÁ E ABRA SÓ O MERCADO E MANDEM A IMPRENSA IR LÁ CONTAR QUANTAS PESSOAS TEM.
    GENTE, VCS NÃO ESTÃO VENDO PELA TV A QUANTIDADE DE PESSOAS MORRENDO NO MUNDO INTEIRO?

    1. O que estou vendo é pouca gente que não estão no grupo de risco se protegendo e um monte de idosos que não estão nem ai, acho que querem dar sua contribuição ao governo desafogando o INSS.

  10. Prefeito , parabéns continue com o pensamento no bem estar e na saúde da população empresário ,alguns deles só pensa no benefício próprio.

  11. Alguns só vão entender a situação quando os mortos começarem a ter o rosto de seus parentes ( Pai, Filho, Mãe…) todos precisamos trabalhar ninguém quer perder o emprego, mas duvido que alguém também queira morrer ou ver um ente querido seu morto. Então em vez de criticar mostrem soluções, como comentando anteriormente a própria população não ajuda e fica se aglomerando como se os mercados fossem abrir apenas naquele dia e depois nunca mais. Quero ver a opinião de alguns aqui depois que seus familiares começarem a morrer por falta de leitos de UTI, como todos sabem aqui não tem nenhum.

  12. Tem quê se manter fechado Paulo Afonso Bahia n e melhor quê as grandes capital para abrir FECHADO SIMMMMMMMMMMM
    FECHADO SIMMMMMMMMMMM
    O COMÉRCIO MUDE A FORMA DE RECEBER DINHEIRO VENDA SO NO CARTÃO DE CRÉDITO PROMISSÓRIA ISSO E NOVO QUEM GARANTE QUE VENDA EM PROMISSORA VAI RECEBER SE ATUALIZEM …

  13. O povo só vai cair a ficha quando estiverem noticiando as mortes por conta do corona vírus no HNAS aí vão começar a ter medo enquanto isso vai acontecendo essa palhaçada nos bancos e outros estabelecimento.

  14. Na minha opinião CHICO ESTA CERTO.ERRADO PREFEITURA DE PAULO AFONSO E ESSE PREFEITO. NAO ESTA PENSANDO NA POPULAÇÃO. TUDO FECHADO MAIS OS BANCO ABERTO .AS LOJAS TODA FECHADA QUERIA EU PASSSA O.DIA TODOS COM TANTA GENTE .QUE VIR NA CAIXA ECONOMICA ISSO É UM ABISURDO.TENHO PENA DOS COMECIAMNETES DOS SEUS FUNCIONAŔIOS QUE VAO FICA SEM EMPREGO.

  15. A questão é a falta de educação da população! Gente sem noção com comentários idiotas dizendo que é culpa da prefeitura, deixem a politicagem de lado, a prefeitura está fazendo o correto seus ignorantes. Uma pessoa infectada passa de dez a doze dias para manifestar os sintomas, achando que tá saudável vai para um fila dessa infectando dez pessoas e daí por dia. Quando o número de casos aumentar vão dizer novamente que a culpa da prefeitura. Tenham consciência que é um vírus que tem o pessoal da área científica estudando pra tentar descobrir algo desse vírus e vocês brincando, temos casos fora do Brasil que países que melhores condições na saúde mantendo sua população isolada, só vão aprender quando tiver vendo pessoas morrendo por conta desse vírus na nossa cidade. Tem gente que não tem tem o direito de se despedir do familiar.
    Obs: não trabalho na prefeitura e nem dependendo de ninguém da prefeitura nem de A nem B, sou autônomo e estou sofrendo as consequências, mas primeiro a saude, a gente com saúde tudo se dá um jeito. Estamos num mês crítico para a contaminação desse vírus.
    Parabéns a prefeitura! Vamos deixar de politicagem, vamos ter mais consciência da situação, pois o momento é de união.

  16. Estamos no centro do ápice do COVID 19, nos próximos 10 dias , só saiam de CASA se for extremamente NECESSÁRIO. A VIDA é o único bem que não podemos RECUPERAR.

  17. Um erro não justifica o outro, se está havendo aglomeração nos bancos e supermercados citados é preciso que haja maior cooperaçâo por parte da população ( que pelo jeito só vai haver quando os primeiros casos confirmados começarem a aparecer) e um maior rigor por parte do poder público. Estão brincado com coisa séria e eaquecendo os mais de 85.000 pessos que já morreram ao redor do mundo.

  18. Somos todos responsáveis por todos empresários não vão para os estabelecimentos se não temos casos confinados que fique assim quem é contra

  19. A COELBA CORTOU O FONECECIMENTO DE ENERGIA NA MANHÃ DE SEGUNDA FEIRA DIA 06/04/2020 NO BAIRRO TANCREDO NEVES EM APULO AFONSO-BA
    E CADE O RESPEITO A QUARENTENA DA COIVD-19???

    1. Deve estar acontecendo algo que não sabemos, pois esse supermercado anda superlotado desde o início, o povo vai pros bancos cheios, e só agora o prefeito vem se manifestar? quer dizer, a carta tem o nome dele, não sei se ele estava presente quando foi feita. Por que não tomaram providências desde o início? coloca o secretário de saúde e o povo da família dele pra dar satisfação pra população, ele tem que colocar o vice prefeito pra ir contribuir e ocupar o lugar dele, pois este tem muito a colaborar e é jovem. Além do mais, na falta do prefeito, o vice assume. Aqui é tudo diferente, a prefeitura é comandada virtualmente? Vamos cobrar isso do prefeito, a hora é de esquecer o lado político e pensar o lado da saúde pública.

  20. QUE O USO DE MÁSCARA SEJA OBRIGATÓRIO POR ALGUM TEMPO.

    QUE AS LOJAS ESTABELEÇAM COMO REGRA O USO DE MÁSCARA DENTRO DO ESPAÇO, SEJAM OS PROPRIETÁRIOS, FUNCIONÁRIOS OU CLIENTES.

  21. boa noite,tenho certeza que a pandemia existe,temos que obedecer as regras mas,
    primeiro não vejo o tratamento com os comerciantes da cidade por igualdade ,independente do seguimento de cada empresa for , o que tem que ser fiscalizado, são fluxos de pessoas ,filas enormes em bancos,redes de supermercados ,feira livres etc…
    segundo ,vejo uma falta de respeito com o comerciante logistas da cidade ,porque temos os mesmos direitos dos outros ,pagamos impostos ,aluguéis,temos folhas de pagamentos para honrar nossos compromissos , e um local que entra somente 2 pessoas por vês e nem e toda hora ,isso era somente para recebimento.a fiscalização passando nas portas informando o motivo da visita e pedindo para abaixar a porta porque o seguimento logista não foi selecionado para abrir.
    Minha opinião deixariam os estabelecimentos logistas somente para receberem os títulos de clientes durante o período, ou então fecharia todos os estabelecimentos comércios da cidade , independente do seguimento, onde não iriam mais ter transito de pessoas. Ai sim ,tratavam todos por igualdades e fazia a quarentena correta .

  22. n adianta muitos bla bla bla… Policia juntamente com os orgaos competentes tem q atuar… entrar no circuito pois ser humano por natureza n pensa ! Tai o exemplo !!! aqui em Feira a fiscalização pega pesado e os estabelecimentos obedecendo … se n obedecer o policial tira da fila e manda pra casa !!

  23. Ontem dia 06/04 tinham carros lotados nas vans vindo de Santa Brígida, Rodelas, Macururé, Inhapi sem fiscalização nenhuma. Enquanto não houver FISCALIZAÇÃO EFETIVA ficará dessa forma.

  24. … Quem tem que criar alternativas pra resolver os problemas econômicos causados pelo covid19 são os governantes! A gente tem que se preocupar com o vírus que está por aí! Esse povo n ler as notícias? Cidades na Europa, que n fizeram isolamento social no início da epidemia, hoje sofrem sem ter lugar para enterrar o seu povo! Bora lembrar pra esses empresário que se o povo morrer do covid19 o comércio acabará do mesmo jeito! Em primeiro lugar estão as vidas das pessoas, se alguém morre n tem como trazer de volta, e quanto a economia, isso é possível de solução, afinal, foi pra resolver todo tipo de situação no país, que elegemos nossos políticos! Países desenvolvidos n estão dando conta de atender seu povo, imagina como será, se de fato, o vírus se propagar ainda mais no Brasil. Daí fica a pergunta quem da sua família você está disposto a perder para salvar a economia???

  25. … sem alimentos não dá para sobreviver, mas sem roupa ou calçado, da sim. Afinal, roupas novas e calçados para que ? Pra ficar em casa?
    Não apoio o supermercado, acho que deveria ter uma pia na suprave, e disponibilizar álcool em gel, tal como vem fazendo outros supermercados.

  26. A população só vão aprender que a situação é séria quando começar os os hospitais lotarem começar a morrer gente que não possão nem levar pra suas casas pra ter um enterro aí sim vai ser tarde demais pra muitos.que deus nos ajude que nenhuma família passe por isso pra poder acordar pra realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Telefone: 75 3281.9421
  • E-Mail: comercial@pa4.com.br
© 2015-2016. Todos os direitos reservados.