28 de março de 2024

Bebê nasce com dois dentes e surpreende pais em SP

Por

Ana Beatriz Serafim, G1 Sorocaba e Jundiaí

Bebê nasceu com dois dentes em Sorocaba — Foto: Ana Carolina Soares/Arquivo pessoal



 

 

Foi só o recém-nascido Cristiano Felipe abrir a boca para chorar ou sorrir que dois dentes foram percebidos na gengiva e despertaram surpresa em uma família do bairro Árvore Grande, em Sorocaba (SP).

 

Mãe pela segunda vez, Ana Carolina Soares conversou com o G1 e disse que o bebê nasceu no dia 15 de julho, mas ela não foi a primeira pessoa a perceber os dentes “apressados”.

 

“Eu estava no centro cirúrgico e foi a minha cunhada que viu. Eu fiquei surpresa. Na minha família não tem casos assim”, conta.

 

Os primeiros dias de vida de um recém-nascido geralmente são de adaptação tanto para a mãe quanto para o bebê. E o caso do pequeno Cristiano foi ainda mais complicado, porque os dentes machucavam o seio de Ana Carolina e também feriram a parte inferior da língua da criança.

 

“Eu estava com dificuldade para amamentar, estava machucando. Ele também não estava ganhando peso, então avaliaram para retirar os dentinhos.”




 

Procedimento
O procedimento para extrair os dentes foi realizado na quinta-feira (25) pela dentista Isabel Critis, sob acompanhamento da pediatra Maria Fernanda Haro e com auxílio da técnica de enfermagem Salete Vieira, do centro de saúde da Vila Haro.

 

Ao G1, a dentista disse que nunca viu um caso parecido em 20 anos de atuação. Segundo estudos, a prevalência de dentes natais, que são presentes no nascimento, é de um caso para cada 3.500 nascimentos, sendo mais comuns no sexo feminino.

 

Bebê de Sorocaba passou por procedimento de retirada dos dentes aos 10 dias de vida — Foto: Ana Carolina Soares/Arquivo pessoal

Segundo a especialista, as causas são variadas, mas podem ser hereditárias, hormonais, distúrbios de formação dos dentes, entre outras. Existem também dentes que nascem até o primeiro mês de vida do bebê.

 

Antes da extração, houve avaliação da saúde do bebê para retirar os dentes.




 

“É um caso raro. Os dentinhos estavam grandinhos e ‘molinhos’. Tinha risco de soltar e ele engolir ou até mesmo aspirar. Por isso, a opção foi a extração. Além disso, estava causando uma ferida na língua do bebê e a mãe estava com dificuldades para amamentá-lo”, explica.

 

“Pode ser que venham outros ou pode ser que só venham os permanentes. O risco dele ficar sem dentes era melhor que o risco dele morrer por aspirar eles.”

 

Segundo a dentista, a cirurgia para as extrações foi bem rápida, com o uso de anestesia local. “Logo após o procedimento, o bebê mamou sem dificuldades. Foi um momento emocionante para a equipe”, diz.

 

Segundo a mãe, o pequeno Cristiano foi forte e não chorou durante o procedimento ou depois, mesmo sendo tão novo.

 

“Eu fiquei nervosa, não tive coragem de entrar na sala, mas ele não chorou ou ficou manhoso”, conta Ana Carolina.

 

O pós-operatório da criança segue bem, segundo a mãe e a dentista. Cristiano está mais calmo, ganhando peso e mamando melhor. Agora, o bebê precisará de acompanhamento odontológico periódico para verificar o desenvolvimento da dentição.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. Sheila says:

    Quanta ignorância! Eu nasci com dois dentinhos que só cairam normalmente aos 6 anos. Este procedimento vai prejudicar a futura dentição e mastigação do bebe. Se não interferir na fala…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!