Por Natália Flach/CNN Brasil | 18 de fevereiro de 2021 às 15:56
A Petrobras anunciou um novo aumento no preço dos combustíveis na manhã desta quinta-feira (18). O preço do litro da gasolina nas refinarias sobe 10,2% (R$ 2,48); o diesel vai a 15,2% (R$ 2,58). As medidas valem a partir de meia-noite de sexta-feira (19).
Em comunicado à imprensa, a companhia explica que os reajustes fazem parte, assim como os outros aumentos recentes, do alinhamento de preços com o mercado internacional e com a oscilação do dólar.
Segundo a Petrobras, os preços praticados e suas variações “têm influência limitada sobre os preços percebidos pelos consumidores finais”. “Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis.”
Levantamento apresentado pela Petrobras, feito pela Globalpetrolprices.com, abrangendo 167 países, aponta que o preço médio da gasolina ao consumidor final no Brasil é 17% inferior à média global de preços. Já no caso do diesel, em uma amostragem de 166 países, o preço final no Brasil está 28% inferior à média global.
“Em ambos os casos, os preços médios no Brasil estão abaixo dos preços registrados no Chile,
Argentina, Peru, Canadá, Alemanha, França e Itália”, de acordo com o levantamento apresentado pela Petrobras.
Pra quem votou no capitão cloroquina achando que ia andar pra cima e pra baixo com uma pistola na cintura e não tá conseguindo nem encher o tanque da shyneray é só fazer arminha que o preço do combustível, do botijão, dos alimentos baixam! SQN!!!
Também acho que está barato demais os combustíveis. Também não tenho carro. Estou achando caro é o milho para o meu burrinho. Kkkkk
Bora bater panela, não adianta chorar… ou fazer Arminha.
Outro aumento!!!!
Como certa pessoa divulgou um vídeo que esses aumentos são para custear as despesas dos 3 poderes!!! A Petrobras ainda exibe que o preço aqui está abaixo do praticado em outros países como justificativa!!! Então até o próximo aumento na sexta que vem!!!!
O Brasil é uma verdadeira piada a justificativa é o preço internacional, mas quando baixa a gasolina no mercado internacional o preço continua o mesmo. Precisamos repensar se Vale a pena manter um carro nesse país pois tudo é caro, somo lesionados em tudo.